sábado, novembro 24, 2012

























ESTE MAR É MEU

AMENIDADES
Dois bêbados, numa mesa de bar, iniciam uma discussão.
— Ah, eu já dormi com a sua mãe.
As atenções no bar se voltam para o outro bêbado que não reage. o primeiro repete
— É isso mesmo, eu dormi com a sua mãe!
O bar inteiro se prepara para o quebra-pau, quando o outro bêbado se levanta e diz:
— Pô, pai, vai pra casa que eu acho que você já está bêbado.

PENSAMENTO DO DIA
“Estudos comprovam que o homem caminha 1450 km por ano, e consome 87 litros de cerveja no mesmo período. Isso significa que fazemos 16,6 Km por litros.”(autor desconhecido)

HOMEM ACUSADO DE COMETER DOIS ESTUPROS NA ZONA SUL CONFESSA OS CRIMES E SE DIZ ARREPENDIDO
RIO - O homem que agrediu duas estudantes de direito e estuprou uma delas no Hotel San Marco, em Ipanema, no fim da madrugada desta sexta-feira, e violentou uma moradora da Rua Joaquim Nabuco, em Copacabana, na última segunda-feira confessou na tarde deste sábado, que foi o autor dos dos crimes. João Iuri Ramos Campos, de 20 anos, foi apresentado na tarde deste sábado na 13ª DP (Ipanema). Ele foi preso por policiais rodoviários federais na Via Dutra, por volta das 10h. De acordo com a polícia, Iuri roubou no início da manhã mais três jovens em Ipanema e fugiu com o carro de uma delas. Ainda segundo a polícia, Iuri era garoto de programa e costumava frequentar a boate Le Boy, em Copacabana. O acusado é morador de Seropédica, na Baixada Fluminense.
— Não tenho família, saí cedo de casa e estou arrependido do que fiz. Agora vou pagar pelo que fiz. Peço desculpas a todos — disse Iuri na delegacia.
...
- É a mesma lengalenga destas escórias, como “não tem família” estupra membros das famílias dos outros. Agora, vai dormir com o xerifão da cadeia pra saber como é que a banda toca. Eles adoram carne fresca!

CONHEÇA OS HÁBITOS DE PASSAGEIROS QUE MAIS IRRITAM OS COMISSÁRIOS
Pesquisa ouviu 700 membros de tripulação de voos internacionais.
Falar durante instruções de segurança e levar malas demais são exemplos.
Estalar os dedos pedindo atenção. Levantar-se da cadeira assim que o avião pousa, antes que as luzes de atar os cintos se apaguem. Colocar malas demais no bagageiro de mão – ou reclamar da falta de espaço dentro dele. Falar durante as instruções de segurança.
Atitudes como essas, comuns durante viagens de avião, estão entre os hábitos dos passageiros que mais incomodam os comissários de bordo.
É o que mostra uma pesquisa realizada pelo site de viagens Skyscanner com 700 comissários de bordo de voos internacionais de 85 países.
Com base nas respostas dos entrevistados, o levantamento chegou a um perfil “ideal” de passageiro: ele é homem, tem em torno de 30 anos, viaja sozinho a lazer, e não a negócios, e ocupa um assento da classe econômica.
É a primeira vez que o site faz um estudo com comissários de voos internacionais. “O resultado nos deu uma noção real sobre o que eles pensam dos passageiros. É interessante constatar que, para eles, o passageiro ideal é homem e que, enquanto a maioria de nós adoraria viajar de classe executiva ou primeira classe, eles preferem trabalhar na econômica”, afirmou Sam Poullain, porta-voz do Skyscanner.

Os hábitos dos passageiros que mais irritam os comissários de bordo
%      
Estalar os dedos para pedir a atenção
26%  
Sair da cadeira no fim do voo antes que as luzes de atar cintos se apaguem
13%
Colocar malas demais no bagageiro de mão
11%
Reclamar que não há espaço para a sua mala no bagageiro de mão
10%
Falar durante as instruções de segurança
9%
Pedir mais cobertores ou travesseiros
8%
Colocar lixo dentro do bolso do assento
7%
Pedir uma refeição diferente da que é servida
6%
Chamar o comissário pela campainha para reclamar da temperatura do ar condicionado
6%
Pedir uma marca específica de bebida
4%
- Não acredito que não tenham coisas mais insuportáveis, por exemplo achar que comissário é seu lacaio e tratá-lo com grosserias ou bêbado dando alteração durante o vôo ou ainda “celebridade” se achando mais importante do que o comandante!

'PROGRAMA DO GUGU' PREOCUPA A RECORD
O "Programa do Gugu" parece não estar correspondendo às expectativas da Record. Um dos agravantes é o fato de que a atração vem registrando algumas perdas na briga pela audiência para o "Eliana", do SBT. No último domingo, no confronto direto entre os dois, das 16h14 às 18h57, Eliana bateu Gugu por 7,5 pontos contra 5,2. Em outubro, a diferença foi de cerca de 1 ponto.
...
- Esquenta não, basta inventar uma nova farsa com entrevista exclusiva com um suposto vagabundo membro do PCC.
EM BAIXA, XUXA E LUCIANO HUCK TERÃO PROGRAMAS REFORMULADOS EM 2013
Além da grade diária vespertina, a direção da Globo planeja para 2013 mudanças na programação da emissora aos sábados, cujos programas vêm perdendo audiência mês a mês.
O programa da Xuxa poderá mudar de horário e formato novamente e o "Caldeirão do Huck" ganhará mais investimento por parte do canal.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha deste sábado (17).
- As TVs abertas ainda não se convenceram que a mediocridade também tem seu limite de saturação!



FÃ VAI AO DELÍRIO AO LER EM JORNAL QUE LUAN SANTANA AINDA É VIRGEM
Uma adolescente de 19 anos foi comprar peixe no mercado e no jornal que utilizaram para embalar a mercadoria trazia uma notícia sobre o seu ídolo, Luan Santana.
A notícia dizia que Luan Santana ainda é virgem, que não tem tempo porque a agenda é lotada, mas que, está preocupado e quer que aconteça antes do fim do mundo. A fã do cantor foi ao delírio ao saber que ele ainda está intacto.
Procurada pela nossa reportagem, a assessoria do cantor não quis comentar o assunto, mas confirmou que continua tudo do mesmo jeito. "Até agora nada, ele continua como antes", disse uma assessora.

ATÉ TU, BOND?
Uma cena de “007 — Operação Skyfall” tem levado gays ao delírio. É quando o vilão (Javier Bardem) amarra James Bond (Daniel Craig) e... começa a alisar a coxa do espião na direção do, digamos, 008 dele, dizendo: “Sr. Bond, o que diz o protocolo sobre situações como esta?”
Bond reage, fofo: “E quem garante que é a primeira vez?” O vilão dá um pulinho para trás: “O que é isso, sr. Bond?” A turma alegre no cinema grita e aplaude. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 18.11.2012)
- Ui, grita, aplaude e inveja!

CABRAL EM DAVOS
Sérgio Cabral será o orador da recepção que a Coca-Cola vai oferecer, em janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Falará dos preparativos para a Copa de 14 e os Jogos de 16.
O convite partiu de Muhtar Kent, o número 1 da empresa. (coluna ancelmo Góis – O Globo – 19.11.2012)
- Olha o decoro, hein, depois não me apareça em fotos com bandana de guardanapo!

FUTURO NO PALMEIRAS NÃO PERTENCE A MIM, DIZ GILSON KLEINA
O técnico Gilson Kleina voltou a afirmar que vai continuar no Palmeiras no que depender da vontade dele e deixou claro que gostaria de poder participar diretamente do projeto de 2013.
O clube paulista teve sua queda para a Série B do Brasileiro confirmada no domingo depois de empatar com o Flamengo e ver a Portuguesa empatar com o Grêmio. Restam ainda duas rodadas para o final do campeonato.
...
- Fazer o quê, tem gente que gosta de apanhar de bandido travestido de torcedor!
ELENCO DO PALMEIRAS CHEGA AO CT E É HOSTILIZADO POR QUATRO TORCEDORES

sexta-feira, novembro 23, 2012
























CHARGES.COM.B R

DURMA-SE COM UMA POLÍCIA DESTAS
- E olha que os boçais covardes são da “tropa de elite”, imagine os demais gorilas!
- Adivinha se vai acontecer alguma coisa com estes brutamontes covardes!

AMENIDADES
O filho de um grande empresário foi sequestrado por um bandido chamado “o meliante de Portugal”. Logo no primeiro dia, chega na casa uma encomenda grande com uma orelha junto de um bilhete:
“Esta orelha que estou a mandar é minha, ó pá. A próxima pode ser do a seu filho!”

PÉROLA
“É plausível que o ex-presidente Lula e o ex-governador Eduardo Azeredo não soubessem. Os líderes delegam o financiamento de suas campanhas”(Marcus Pestana, deputado federal e presidente do PSDB-MG, sobre o mensalão, coluna Panorama Político – O Globo – 10.11.2012)
- Então fica combinado assim, os dois são ingênuos e inocentes como uma criança de três anos, o que não dá pra aceitar é que um seja um anjo e outro um demônio ou vice-versa como querem fazer crer muitos idiotas sectários, de um lado e de outro!

ADVOGADO DE DIRCEU VAI OUVIR JURISTA ALEMÃO PARA RECURSO
SÃO PAULO e BRASÍLIA — O advogado do ex-ministro José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, confirmou ontem que viajará à Alemanha para um encontro com o jurista Claus Roxin, para que ele “dê um parecer” sobre o caso envolvendo seu cliente. Roxin é um dos autores da Teoria do Domínio do Fato, a que mais gerou polêmica entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento de Dirceu, condenado esta semana a dez anos e dez meses pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Lima acredita que pode reverter o resultado do julgamento do mensalão.
...
— Dependendo do que Roxin disser na Alemanha, avaliaremos as possibilidades de ele trabalhar conosco.
ROXIN FAZ ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO SOBRE MENSALÃO
É de conhecimento geral que o professor Claus Roxin esteve no Rio de Janeiro para receber um título de doutor honoris causa da Universidade Gama Filho e para participar do Seminário Internacional de Direito Penal e Criminologia ocorrido na Escola da Magistratura entre os dias 30 de outubro e 1o de novembro, em convite formulado por intermédio do professor Juarez Tavares. Por ocasião dessa visita, alguns meios de comunicação pediram a concessão de entrevistas, o que foi feito de bom grado. Em nome do professor Roxin e a pedido dele, na condição de seus alunos, gostaríamos de repassar ao público brasileiro os esclarecimentos feitos pelo professor em relação a alguns fatos divulgados nos últimos dias:
O professor manifesta, em primeiro lugar, o seu desgosto ao observar que a entrevista dada ao jornal Folha de São Paulo, concedida em 29 de outubro de 2012 e publicada em 11 de novembro de 2012,[1] ocasionou grande repercussão, mas em sentido errôneo. As palavras do professor, que se referiam apenas a aspectos gerais da teoria por ele formulada, foram, segundo ele, transformadas, por conta exclusiva do referido veículo, em uma manifestação concreta sobre a aplicação da teoria ao caso conhecido como “mensalão”. O professor declara, ademais, sua mais absoluta surpresa ao ler, no dia 18 de novembro de 2012, notícia do mesmo jornal, em que consta que ele teria manifestado “interesse em assessorar defesa de Dirceu”.[2] O professor afirma tratar-se de uma inverdade.
A redação final dada pela Folha de S.Paulo à referida entrevista publicada em 11 de novembro de 2012 é imprecisa, segundo o professor, as respostas não seriam mais do que repetições das opiniões gerais que ele já defende desde 1963, data em que publicou a monografia sobre “Autoria e domínio do fato” (Täterschaft und Tatherrschaft). A imprecisão deve-se ao título ambíguo conferido à matéria, que faz supor que houvesse uma manifestação sobre o caso ora em curso no Supremo Tribunal Federal brasileiro: “Participação no comando do mensalão tem de ser provada, diz jurista”. O professor não disse a seguinte frase a ele atribuída: “Roxin diz que essa decisão precisa ser provada, não basta que haja indícios de que ela possa ter ocorrido”, que é inclusive juridicamente duvidosa. A entrevista foi concluída com uma declaração posta fora de contexto, a respeito da necessária independência do juiz em face da opinião pública. Essa pergunta foi a ele dirigida não pela Folha de S.Paulo, e sim pelo magistrado aposentado Luiz Gustavo Grandinetti, na presença do professor Juarez Tavares, de Luís Greco e de Alaor Leite, estes dois últimos seus alunos. A Folha já havia terminado suas perguntas quando Grandinetti, em razão de uma palestra em uma escola para juízes (a EMERJ) que Roxin proferiria, indagou se havia alguma mensagem para futuros juízes, que, muitas vezes, sofrem sob a pressão da opinião pública. O professor respondeu a obviedade de que o dever do juiz é com a lei e o direito, não com a opinião pública.
A Folha, contudo, ao retirar essa declaração de seu contexto, criou, segundo o professor, a aparência de que ele estaria colocando em dúvida a própria isenção e integridade do Supremo Tribunal Federal brasileiro no julgamento do referido caso. A notícia do dia 18 de novembro vai além, afirmando: “O jurista alemão disse à Folha que os magistrados que julgam o mensalão ‘não tem (sic) que ficar ao lado da opinião pública, mesmo que haja o clamor da opinião pública por condenações severas’”. O professor recorda que nenhuma dessas ambiguidades existe na entrevista publicada pela Tribuna do Advogado do mês de novembro, entrevista essa concedida, inclusive, na mesma ocasião, à mesma mesa redonda, que a entrevista concedida à Folha.[3]
O professor declara tampouco ter interesse em participar na defesa de qualquer dos réus. Segundo ele, não só não houve, até o presente momento, nenhum contato de nenhum dos réus ou de qualquer pessoa a eles próxima; ainda que houvesse, o professor comunica que se recusaria a emitir parecer sobre o caso. Em primeiro lugar, o professor desconhece o caso quase por completo. Em segundo lugar, afirma que, pelo pouco que ouviu, o caso não desperta o seu interesse científico. O professor recorda que interesses políticos ou financeiros lhe são alheios, e que não foi sobre tais alicerces que ele construiu sua vida, sua obra e sua reputação. Por fim, o professor declara que não se manifestou sobre o resultado da decisão e que não tem a intenção de fazê-lo. Além disso, não está em condições de afirmar se os fundamentos da decisão são ou não corretos, sendo esta uma tarefa que incumbe, primariamente, à ciência do Direito Penal brasileira.
Estes são os esclarecimentos que o professor Claus Roxin gostaria de fazer ao público brasileiro, na esperança de que, com a presente nota, possa pôr um fim a essas desagradáveis especulações.
Munique, Alemanha, 18/11/2012.
- Pelo jeito, a viagem deve ser cancelada.
- Pior é que os nobres “jornalistas imparciais”, vassalos do rei de plantão, correram aos seus blogs patrocinados com generosas verbas públicas para, mais uma vez, fazer ataques e desqualificar a decisão do Supremo Tribunal Federal!
- Bem feito, quem manda fundamentar suas críticas em informações dos jornalões que tanto criticam!
MAGISTRADOS REPUDIAM EM NOTA OFENSAS DO PT CONTRA O SUPREMO TRIBUNAL
A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais - Anamages, vem a público repudiar as ofensas direcionadas por segmento do Partido dos Trabalhadores (PT) e algumas lideranças sindicais contra o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
A lei se destina a todos os membros da sociedade e não excetua nenhum dirigente partidário ou governante.
Quem dela se desvia bem sabe os riscos assumidos, sujeitando-se à punição prevista no ordenamento jurídico.
A Justiça brasileira, através do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL vem, apenas e tão só, cumprindo como seu dever: julgar a Ação penal 470, popularmente conhecida como processo do mensalão, com isenção, independência e obsevando estritamente o devido processo legal.
Não há que se falar em julgamento político. Ao revés, oito Ministros foram nomeados na era PT e estão se conduzindo com independência e respeito a seus cargos, dignificando a JUSTIÇA.
Divergências doutrinárias são normais em qualquer julgamento colegiado e o debate, as vezes acirrado, apenas serve para demonstrar a seriedade dos trabalhos, as longas horas de estudos para sustentação de teses.
Estivesse o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL julgando o caso com sentimento político não seriam necessárias tantas sessões, nem debates.
O PT, ou melhor, sua parcela incomodada pelo julgamento, e algumas centrais sindicais precisam aprender que a sociedade brasileira amadureceu e repudia condutas contrárias à lei.
Julgamento político seria deixar passar em branco o bilionário assalto aos cofres públicos, enquanto milhões de brasileiros sofrem com a seca, a falta de atendimento na saúde, ausência de saneamento, deficiência de ensino, falta de emprego e tantas outras mazelas, apesar dos esforços do próprio governo, que, por justiça, devem ser reconhecidos.
Tapar o sol com peneira e admitir que os condenados não praticaram nenhum crime seria indecoroso e crime maior agora praticado pelo próprio Poder Judiciário, a última porta de esperança do povo brasileiro.
A Anamages se solidariza com os Exmos. Srs. Ministros e enaltece o relevante trabalho realizado em defesa da Nação Brasileira.
Ao Ministro JOAQUIM BARBOSA registramos especial desagravo pelos ataques dirigidos contra si ao longo de todo o julgamento, conduzindo-o com elevada técnica, sobriedade e primando pela observância dos princípios basilares do Direito e do respeito à dignidade da pessoa humana.
S.Exa. bem representa o sentimento do povo brasileiro em “dar a Cesar o que é de Cesar”, desmistificando a imagem de que o juiz brasileiro é um riquinho, apadrinhado e que ocupa um cargo por favor político. É sim, um homem do povo, de raízes humilde, que com esforço, sacrifícios e muita dedicação alcançou o mais elevado posto do Poder Judiciário: o de Ministro da Corte Suprema, assumindo no próximo dia 22, sua presidência, substituindo o Ministro Carlos Ayres de Brito que ao se aposentar nos deixa como legado a exemplar presidência do mais rumoroso caso julgado pelo STF.
Brasília, 19 de novembro de 2.012 – Dia da Bandeira
Antonio Sbano,


VARAS DE LAVAGEM DEVERÃO SER EXTINTAS
Medida pode enfraquecer combate à corrupção depois do julgamento do mensalão
O Conselho da Justiça Federal deverá aprovar, na próxima sessão do colegiado, a extinção das varas especializadas em julgar crimes de lavagem de dinheiro. A medida é defendida por presidentes de tribunais federais que alegam enfrentar problemas na manutenção dessas varas.
A extinção representará um retrocesso no combate a crimes sofisticados, que passariam a ser julgados em varas criminais não especializadas. A decisão ocorre no momento em que alguns dos mecanismos da lavagem vieram à tona, de forma ampla, no julgamento do mensalão, cuja investigação na fase do inquérito foi conduzida por um magistrado com especialização em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Também tramitaram em varas especializadas investigações de porte, como o caso Banestado, a Operação Farol da Colina, a Operação Castelo de Areia e a Operação Satiagraha, entre outras. Teme-se que a extinção das varas especializadas represente um recuo no combate aos crimes de colarinho branco e comprometa o esforço que vinha sendo desenvolvido a partir de acordos internacionais que o país firmou para combater o crime organizado.
...
- Na republiqueta paraíso da impunidade, feita pra bandidagem, é assim, nada é tão ruim que não possa piorar, e, não faz um mês que, no maior cinismo, foi sede a Conferência Mundial Anticorrução, só de sacanagem, em Brasília, com direito a discursos eloqüentes cívico-patrióticos!
- Me poupem!
- A propósito:
FIM DE VARAS ESPECIALIZADAS SÓ INTERESSA A CRIMINOSOS
Em 28 de outubro passado, o Jornal Estadão divulgou notícia no sentido de que a cúpula do Poder Judiciário Federal estaria discutindo mudanças nas 24 varas federais especializadas em lavagem de dinheiro, dentre elas a sua extinção em razão da supressão do rol de crimes antecedentes pela Lei 12.683/2012.
Para se ter uma ideia do que se analisa nessas varas federais, basta considerar que, se o processo do mensalão não permanecesse no Supremo Tribunal Federal, seria julgado por uma das varas federais criadas a partir da Resolução 314, de 12 de maio de 2003, do Conselho da Justiça Federal, possivelmente a 4ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte (MG). Logo, esse o padrão de processos penais que tramitam nesses juízos especializados.
Segundo as estatísticas disponibilizadas pela Procuradoria Geral da República, até o ano de 2005, só havia registros de procedimentos investigatórios instaurados no âmbito do Ministério Publico Federal — 235 em 2004 e 195 no ano de 2005. Contudo, em 2006, foram registradas 462 ações penais. Embora tenha havido uma estabilização das demandas na Justiça Federal desde então, com 187 ações penais em 2007 e 131 no ano de 2008, apesar de existir registros de 1289 inquéritos policiais em tramitação, não há dúvida de que tais processos, a exemplo da conhecidíssima AP 470-MG em julgamento no Pretório Excelso, são de extrema complexidade, envolvendo múltiplos fatos, réus e, principalmente, provas que demandam uma capacidade analítica acentuada, pois, invariavelmente, são constituídas por documentos bancários e dados obtidos mediante cooperação internacional.
Portanto, além de essas ações penais envolverem, muitas vezes, pessoas politicamente expostas e de englobarem apreensões patrimoniais estimadas em um bilhão de reais, conforme o Sistema Nacional de Bens Apreendidos, há uma resposta coordenada do Poder Judiciário contra o crime organizado e a criminalidade financeira, evidenciado em recentes episódios, como o caso do furto ao Banco Central de Fortaleza, e os rombos nos bancos Santos e Panamericano.
Devido à publicidade dos julgamentos televisionados do STF pela TV JUSTIÇA, a sociedade brasileira pode perceber o nível de complexidade das discussões em torno dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro, comprovando, uma vez mais, o acerto daquela histórica decisão do Conselho da Justiça Federal em designar determinados órgãos judiciários para o exame exclusivo dessa macrocriminalidade, o que, aliás, foi motivo de avaliação positiva do país pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI).
Conquanto o mero funcionamento de tais unidades jurisdicionais não seja suficiente para dar uma resposta jurisdicional em um prazo razoável, como exige o artigo 5º, LXXVIII, da Constituição da República, não se pode olvidar que até hoje o Tribunal Regional Federal da 4ª Região é o único dos TRFs do país que dispõe de turmas especializadas exclusivamente em matéria criminal, possibilitando um julgamento célere de todas as ações penais, inclusive as de lavagem de dinheiro e crimes contra o SFN, que, antes dessa reorganização, ficavam à espera de apreciação ao concorrerem com processos cíveis de baixíssima complexidade (modelões), resultando em reprovável prescrição de crimes gravíssimos.
Por outro lado, a supressão do rol de crimes antecedentes da lavagem de dinheiro efetuada pela Lei 12.683, de 09 de julho de 2012, também não autoriza a abolição desses juízos especializados, seja porque tal possibilidade ainda não ensejou um aumento real da demanda, seja porque a complexa apuração desses crimes possivelmente irá recair sobre delitos precedentes graves, isto é, aqueles que, segundo a Convenção de Palermo, possuem pena privativa de liberdade, cujo máximo não seja inferior a quatro anos ou com pena superior (Decreto 5015, de 12 de março de 2004), uma vez que os órgãos de repressão criminal, ao que tudo indica, não dispõem de estrutura para apurar toda e qualquer ocultação/dissimulação de capitais. Acredito que, ao contrário, a novel disciplina dos crimes de Lavagem de Dinheiro conspira favoravelmente à manutenção da especialização, incluso para equilibrar a distribuição de processos.
Se a jurisdição penal já é em si um grande desafio a qualquer magistrado, o que se dirá da instrução dessas complexas ações penais pelos juízes federais que atuam nessas varas especializadas? Embora a estatística de processos movimentados nas varas do sul do país ateste a eficiência dos juízos especializados instalados na Justiça Federal da 4ª Região (RS: 420, SC: 474 e PR: 2690), segundo informações, é forçoso reconhecer que tais dados são insuficientes para demonstrar, com precisão, a dificuldade dessas ações penais, cuja quantidade de documentos, volumes e apensos, invariavelmente, desestimuladores de quem não esteja devidamente especializado e disponha de mais tempo para a acurada análise que demandam tais processos.
Nesse contexto, em que o STF dá um exemplo histórico de que um Tribunal pode julgar ações penais originárias complexas, caberia um estímulo à especialização dos demais Regionais em matéria penal, e não um verdadeiro retrocesso como este que se cogita em relação às varas de crimes contra o SFN e lavagem de dinheiro.
É provável que cada um dos TRFs tenha demandas diferenciadas. Realmente, não há como comparar a avalanche de processos oriundos de um Estado como São Paulo, centro financeiro do país, com as demais unidades de Federação. Possivelmente, a Administração poderia, ao invés de cogitar da extinção de tais juízos especializados, deixar que cada um dos tribunais readequasse a capacidade das respectivas varas às suas necessidades locais, podendo, eventualmente, haver um juízo para mais de uma Seção Judiciária ou restringir, para fins de distribuição de processos, às ações penais cujos delitos antecedentes sejam graves, de acordo com a definição dada pela Convenção de Palermo, a fim de evitar a alegada sobrecarga. Bem, alternativas é que não faltam para se evitar o contra-senso retrocessivo do fim da especialização.
A pergunta que não quer calar: a quem interessaria a consumação da proposta cogitada? Somente aproveitaria aos grupos criminosos organizados, àqueles que se dedicam aos crimes do colarinho branco ou àqueles que querem ver o país mal avaliado pelos diversos organismos internacionais de combate à corrupção, à criminalidade financeira e à lavagem de dinheiro, ou, definitivamente, não acreditam na eficiência do Poder Judiciário Federal.
Paulo Afonso Brum Vaz é desembargador federal, presidente da 8ª Turma Criminal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Revista Consultor Jurídico, 11 de novembro de 2012
http://www.conjur.com.br/2012-nov-11/paulo-vazo-fim-varas-sfn-interessa-aos-criminosos

TROCO
O Ministério Público considera retaliação à atuação de Gurgel a retomada da discussão, pela Câmara, da Proposta de Emenda Constitucional sobre o poder de investigação da instituição. (coluna Painel – Folha – 14.11.2012)
- Só é, aliás, muito próprio de bandidos, tal iniciativa não guarda diferença nenhuma das retaliações que traficantes e outros bandidos fazem com quem ousa denunciá-los!

‘LAMENTO, FIZ O QUE PUDE’, DIZ ADVOGADO A RÉU CONDENADO
Na fase final do mensalão, defensores são portadores de notícias desagradáveis para clientes
- Bons tempos aqueles em que a maioria do colegiado acreditava no monstro do Lago Ness e olha que ainda teve u’a mãozinha de alguns guardiões, hein!

A TERRA TREME
Está em curso um conflito entre o TJ-RJ e a Justiça Federal. Alguns juízes federais vêm concedendo progressão para regime semiaberto a presos perigosos recolhidos em penitenciárias fora do Rio.
A Justiça fluminense decidiu não recebê-los enquanto não for decidido o conflito de competência. Entende que esses presos devem ficar fora do estado. Se chegarem aqui, ficarão no aeroporto, sem escolta e autorização. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 16.11.2012)
- Pois é, isto é o resultado de uma repúbliqueta desorganizada, enquanto o crime cada vez mais organizado. E por acaso, os juízes federais estão errados? Claro que não, se considerarmos que a mais alta Corte de Justiça do país igualou os criminosos perigosos a um ladrão de galinha, não satisfeita ainda assegura ser uma “crueldade e desumanidade o cumprimento da pena integral, em regime fechado”!

CID GOMES ATRAPALHA DOIS AVIÕES PARA DESEMBARCAR NA PISTA DO AEROPORTO
BRASÍLIA - O governador do Ceará, Cid Gomes, obrigou um avião da Avianca (procedente de Guarulhos) a arremeter e um outro da Gol (que vinha de Recife) a abortar procedimento de pouso no aeroporto de Salvador, na última sexta-feira.
Por volta das 13h17m, a aeronave que trazia Cid Gomes, um Cessna (prefixo PR-JAP), pousou no aeroporto de Salvador com o governador e um outro ocupante. Os passageiros não esperaram o taxiamento, abriram a porta e atravessaram a pista a pé, em direção à Base Aérea - onde estavam a presidente Dilma Rousseff e o governador da Bahia, Jaques Wagner.
O ocorrido levou a interdição da pista entre 13h35m e 13h40m por questões de segurança. O ato inconsequente foi notificado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que abriu processo de investigação.
- Não é mole não, estes homens públicas da republiqueta são de uma prepotência, de uma arrogância e de falta de educação que extrapola qualquer limite!
ANAC VAI INVESTIGAR SE PILOTO AUTORIZOU CID GOMES A DESEMBARCAR NA PISTA
- Como sempre, vai sobrar pro mequetrefe!

PP, PARTIDO DE PAULO MALUF, TERÁ SECRETARIA EM SÃO PAULO, DIZ PT
Haddad deve ceder Habitação ou Transportes para a sigla; PMDB quer Saúde e Planejamento
- Mas todos, claro, com a melhor das boas intenções e, como diria aquele jogador de futebol, imbuídos de defender os mais altos interesses dos munícipes paulistanos!



DESAGRAVO
No convescote previsto para a sequência da cerimônia de posse de Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski receberá manifestação de apoio referendada por 15 mil internautas pela atuação no julgamento. (coluna Painel – Folha – 22.11.2012)
- É uma questão de identificação de princípios e valores, cada um com seu cada um, felizmente, os mesmo guardam relação com os do ministro Joaquim Barbosa!

DEU NO DO I
A cota de patrocínio da prefeitura carioca no show que Stevie Wonder vai fazer na Praia de Copacabana, no Natal, será de R$ 7 milhões.
Deu no DO II
A prefeitura do Rio vai desembolsar R$ 750 mil na contratação de Dudu Nobre para o projeto “Os mais belos sambas-enredos de todos os tempos”. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 07.11.0212
- Enquanto isso...
PREFEITO DO RIO QUER IPTU ATÉ 30% MAIS CARO
Pelas novas regras, mais de um milhão de pessoas que hoje são isentas terão que pagar o imposto. Projeto irá à Câmara em 2013
- Muito justo, afinal, já conseguiu o que desejava, a reeleição, agora, atocha!

quinta-feira, novembro 22, 2012
























NOIVA EM LIMUSINE EXIBE CALCINHA FIO-DENTAL PARA MOTORISTAS NA RÚSSIA
Mulher estava a caminho do casamento e bebendo com amigas no veículo.
Motoristas que passavam buzinaram enquanto russa se exibia.
- Que beleza, hein!
- E o noivo na igreja todo feliz aguardando a chegada da sua alma gêmea!

CHARGES.COM.BR

E SE FOSSE NAQUELA REPUBLIQUETA CONSTITUCIONALÍSSIMA...
- Ah, passatas, Comissões e ONGs de “Direitos Humanos, “juristas e constitucionalistas” sairiam em defesa dela com discursos eloqüentes acusando o Estado “opressor” de constrangimento ilegal e violação dos “direitos e garantias individuais” consagrados na Constituição “Cidadã, “especialistas em trânsito, psicólogos, sociólogos e tudo quanto é ‘ólogos’” dariam entrevistas dizendo que a medida não é educativa.


AMENIDADES
Uma mulher conversando com uma amiga:
— Você sabia que fui eu que fiz o meu marido milionário?
— É mesmo? E o que seu marido era antes?
— Bilionário.


BOLSA DE ATÉ R$ 900 PARA SALVAR VICIADOS EM CRACK
Vice-prefeito eleito, Adilson Pires aposta na medida, mas especialista defende tratamento
Rio -  Até o final do mês, o vice-prefeito eleito e futuro secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, vai apresentar o projeto que prevê bolsa de R$ 350 a R$ 900 para famílias de menores viciados em crack, conforme antecipou a coluna Informe do Dia nesta quinta-feira.
Apesar do programa está em fase de estudo, especialista acredita que a verba pode ser aplicada de maneira errada pelos parentes.
 “A bolsa pode combater a pobreza das famílias que possuem menores viciados, mas não é incisiva no controle pela dependência química. O foco deve ser na saúde pública, pois dar dinheiro a parentes não significa que os menores deixem o crack”, observa Paulo Jorge Ribeiro, antropólogo e professor da PUC-RJ.
...
- Conta pra um alemão que o poder público vai instituir Bolsa-Cachimbo, depois sai correndo pra não levar umas porradas.

ADVOGADOS ANUNCIAM RECURSOS JURÍDICOS PARA TENTAR ADIAR O CUMPRIMENTO DAS PENAS ENTRE OS 15 réus que esperam se beneficiar das manobras estão Dirceu, Genoino e Delúbio
Entre os 25 réus condenados por envolvimento no esquema do mensalão, 15 poderão adiar por mais tempo o cumprimento dos temidos mandados de prisão. Eles foram considerados culpados pela maioria dos ministros, mas receberam o voto de absolvição de pelo menos quatro magistrados, o que abre brecha para apresentação dos recursos chamados embargos infringentes. Como o regimento permite que os advogados desses condenados apresentem primeiro os recursos conhecidos como embargos de declaração, na prática eles terão mais opções para tentar reverter a decisão do Supremo e, principalmente, para protelar o encarceramento.
...
- Está aberta a temporada de chicanas no país do “amplo, geral, irrestrito, universal, interplanetário e intergaláctico direito de defesa”!

JUIZ É AUTOCANDIDATO À VAGA DE AYRES BRITTO
O juiz de direito Pedro Luiz Pozza, do Rio Grande do Sul, lançou sua própria candidatura à vaga do ministro Ayres Britto. “Posso parecer pretensioso, mas não penso desse modo”, afirma em seu blog (*).
“Como magistrado estadual, conto com vinte e cinco anos de carreira, possuindo do mesmo modo reputação ilibada. Assim, entendo preencher os requisitos do art. 101, caput, da Constituição Federal”, afirma.
“Na condição de ex-servidor da justiça e também ex-advogado, posso dizer que já estive dos ‘três lados’ do balcão do Foro, cuja realidade conheço muito bem”, diz Pozza.
Pozza pretende postular o aumento do número de ministros do STF e o fim do julgamento de autoridades com foro privilegiado no Supremo. Entende que a Alta Corte, a exemplo de tribunais que são submetidos ao CNJ, também deveria ter metas a cumprir para reduzir a morosidade no julgamento dos processos.
Se dependesse do apoio dos que já estão no Supremo, dificilmente Pozza teria aprovação unânime em sua pretensão. Ele defende a extrema dedicação de todos os ministros ao trabalho, “inclusive, se for o caso, limitando suas atividades acadêmicas, se elas vierem em prejuízo da prestação jurisdicional”.
Recentemente, ao comentar notícia de que os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski usariam jatinhos privados para dar aulas na Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, Pozza defendeu em seu blog a necessidade de discussão sobre “a verdadeira remuneração dos ministros do STF”.
Na ocasião, o magistrado gaúcho fez referência ao Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual Gilmar Mendes é membro fundador.
“Será que realmente um Ministro do STF pode viver em Brasília com cerca de dezesseis mil reais líquidos? Por certo que não. Talvez um ou outro deles, se viver modestamente, consiga. Mas ao que parece nem todos levam vidas modestas”, comentou Pozza em seu site.
“Não se está aqui a dizer que os juízes da Suprema Corte teriam rendas de origem duvidosa, mas que essas rendas seriam tão expressivas a ponto de tornar os subsídios apenas um complemento de uma renda muito maior”, ressalvou.
Dificilmente o juiz gaúcho teria o apoio de Luiz Fux, pois recentemente pediu esclarecimentos sobre a remuneração recebida pelo ministro carioca, cujo gabinete publicou manifestação da Diretoria Geral do STF atestando que Fux “percebe a sua remuneração nos estritos termos legais”.
Possivelmente não receberia manifestações de boas vindas de Lewandowski, a quem criticou pelos votos extensos no julgamento do mensalão: “Será que ele está querendo empurrar o julgamento com a barriga?”
“Se tiver a honra de ser escolhido, desde já assumo o compromisso de lutar por um STF mais ágil, livre da burocracia e das amarras que hoje assolam a Suprema Corte, que não dá conta do volume de processos a que submetida anualmente”, promete Pozza, ao se apresentar como candidato.
...
- Concordo plenamente com a pretensão de Sua Excelência e, com este currículo, experiência acumulada e a postura (esta é prejudicial, por aqui entra como demérito), teria tudo pra ser um dos melhores ministros que a mais alta Corte de Justiça poderia ter, entretanto, falta-lhe um quesito fundamental no país do compadrio, ser amigo do rei de plantão ou ter um amigo que seja, sem o qual os demais quesitos caem por terra como estamos constatando!

NA BERLINDA
Denunciado pelo Ministério Público no caso do uso de pátios particulares, sem licitação, para guardar veículos e máquinas caça-níqueis apreendidas, o chefe da Polícia Civil, Marcos Carneiro, vem sendo aconselhado no governo a se afastar até o fim da investigação. (coluna Painel – Folha – 17.1.2012)
- “Aconselhado” é ótimo! Conta pra um sueco que tem uma administração governamental de estado da federação de um país em que um gestor público suspeitíssimo de prevaricação foi “aconselhado” pelas autoridades superiores a se afastar do cargo até o término das investigações, depois, sai correndo pra não levar umas porradas.

CNJ APROVA CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS SOBRE PUNIÇÕES A JORNALISTAS
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou uma proposta que oficializa a criação de um Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa. A ideia é criar um banco de dados para avaliar em quais casos jornalistas são punidos pela Justiça.
A medida é de iniciativa do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto e foi anunciada no início de sua gestão na presidência do CNJ.
O texto, no entanto, só foi aprovado pelo plenário na última sessão de Ayres Britto na corte, na última terça-feira.
O agora ex-ministro disse que a medida ajudaria a acompanhar o cumprimento da decisão do Supremo que julgou inconstitucional a Lei de Imprensa, criada na ditadura.
O órgão terá pelo menos um encontro nacional por ano e contará membros de diversas entidades e magistrados.
- vai ter que ter uma grande capacidade em terabytes, porque o que se torce e distorce em termos de informação não está no gibi ou melhor não dá em gigas, sejam os da grande mídia e seus jornalistas amestrados, sejam os “jornalistas imparciais” com suas empresas com publicidade governamental!


JERSEY CONDENA MALUF E DETERMINA DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO DESVIADO
Defesa de Maluf diz que ex-prefeito não é réu na ação. Cabe recurso.
Prefeitura de SP movia ação desde 2005 na Justiça de paraíso fiscal.
A Justiça de Jersey, paraíso fiscal europeu, determinou a devolução de dinheiro desviado de obras públicas em São Paulo durante a gestão do então prefeito Paulo Maluf. A sentença diz que os recursos foram transferidos para conta em nome de duas empresas, a Durant International Corporation e a Kildare Finance Limited. A Prefeitura de São Paulo afirma que elas pertencem ao ex-prefeito, e a Justiça diz que o dinheiro foi movimentado pela família Maluf.
...
NOTA OFICIAL
5 - A ação não tem embasamento legal pois qualquer obra realizada em território brasileiro, si feita de forma irregular, o que não é o caso dessa, terá de ser julgada pela Justiça brasileira.
...
- Como ousam condenar um respeitável e ilibado deputado federal membro da Comissão de Constituição e Justiça da idônea Câmara de Deputados Federais da República Federativa do Brasil.
- Não se surpreendam se a veneranda AGU interpor recurso alegando que a competência para o julgamento da ação é do mavioso Poder Judiciário do pais com as “leis mais avançadas do mundo”!
- A propósito
NA PREFEITURA DE SÃO PAULO, PP DE MALUF DEVERÁ GERIR R$ 1,2 BILHÃO
Mesmo após condenação, partido do deputado federal assumirá Secretaria de Habitação
...
http://oglobo.globo.com/pais/na-prefeitura-de-sao-paulo-pp-de-maluf-devera-gerir-12-bilhao-6755616
- Conta isto pra um sueco, depois sai correndo pra não levar umas porradas!
TODOS FOMOS ALIADOS DE MALUF, AFIRMA LEMBO
O secretário municipal de Negócios Jurídicos, Claudio Lembo (PSD), reagiu com bom humor ao fato de que uma administração petista aliada a Paulo Maluf (PP) vai repatriar US$ 22 milhões desviados para empresas do ex-prefeito de São Paulo.
...
"O PT moveu a ação e o PT vai cobrar, com o PSD no meio. Todos já foram aliados do Maluf e todos foram cobrá-lo, então ninguém pode criticar ninguém", afirmou.
...
- No popular, é tudo farinha do mesmo saco!

SECRETARIA RESSALTA O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SEQÜESTROS
A certeza da impunidade pode estar por trás da maioria dos casos de sequestros relâmpagos praticados no Distrito Federal. É cada vez maior a participação de adolescentes envolvidos em crimes dessa natureza. Em agosto deste ano, ocorreu um fenômeno nunca presenciado antes pelas autoridades de segurança pública: o número de jovens com menos de 18 anos autores de roubos com restrição de liberdade superou o de adultos.
Em julho, 16 adolescentes infratores acabaram apreendidos por envolvimento no crime. No mês seguinte, pulou para 25 e, em setembro, para 38. No acumulado do ano, até setembro, houve 554 casos, 100 a mais do que no mesmo período de 2011. A mais recente vítima, uma mulher de 30 anos, passou mais de duas horas em poder de dois bandidos, na última quinta-feira. Apanhou e chegou a ter as costas cortadas por um facão. "Eu senti o cheiro do meu sangue", contou.
- É impunidade pra todos os lados e os nenéns não poderiam ficar de fora!
- E viva o ECA, “uma das leis das avançadas do mundo”!

O PAPEL DE LULA
A presidente Dilma chega ao final da metade de seu mandato sem oposição, segundo um experiente político, que integrou a base aliada dos governos Fernando Henrique e Lula. Este quadro diz que “o ex-presidente Lula fica entretendo os adversários, quem brigam com ele, enquanto a presidente Dilma governa sem oposição”. Os aecistas acham um “erro tático” a guerra contra Lula. (coluna Panorama Político – O Globo – 17.11.2012)
- O pusilânime que serve a dois senhores tem toda a razão, a oposição é uma piada pronta!

MENINA DE 13 ANOS TERIA SIDO FORÇADA A FAZER SEXO ORAL EM DOIS COLEGAS DE TURMA
A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) e a Secretaria municipal de Educação investigam a denúncia de que uma estudante de 13 anos foi forçada por cinco colegas do 7 ano do ensino fundamental — todos também menores de idade — a praticar sexo oral em dois deles, dentro da sala de aula, numa escola municipal na Tijuca. O caso foi registrado na polícia como estupro.
...
- Sinceramente, não sei onde vamos parar nesta republiqueta leniente e permissiva que a tudo assiste em berço esplêndido!

POKER FACE
Causou espanto no Planalto o inusual privilégio concedido à cantora Lady Gaga, que desembarcou nas bases aéreas do Galeão (RJ), Cumbica (SP) e Canoas (RS) para seus shows no Brasil. A gentileza, segundo averiguações, foi do governador Sérgio Cabral (PMDB). (coluna Painel – Folha – 11.11.2012)
- Liga não, coisas de colonizado de republiqueta de bananas!


UFA! O REMÉDIO CUSTOU A FAZER EFEITO
Mas, enfim, o fanfarrão e bavateiro secretário de Segurança de São Paulo resolveu pedir o boné.
Já vai tarde, vamos ver se o que chega tem mais compromisso com o interesse da população que vive aterrorizada.


NO PAÍS DOS BACHARÉIS E DO AMPLO, GERAL, IRRESTRITO, UNIVERSAL E INTERGALÁCTICO DIREITO DE DEFESA
Em Vespasiano está acontecendo de tudo, chicanas, desrespeito as instituições republicanas, aos jurados, à sociedade, agressões à magistrada e, por fim, falta de ética de um nobre advogado, estranho aos autos, sem a menor cerimônia, em pleno julgamento, entra no Facebook e começa a desmerecer a defesa do colega, dando pitacos intempestivamente, posteriormente, surge como o novo defensor do Réu.
Conta isto pra um francês, depois sai correndo pra não levar umas porradas deles, pensando que está sendo gozado!


MENSALEIROS CRITICAM ADVOGADOS DIZENDO QUE SÓ CONTARAM COM A DEFESA DO MINISTRO LEWANDOWSKI
Os mensaleiros do PT estão desapontados com seus advogados. Nenhum conseguiu a impossível missão de inocentar os réus acusados de corrupção. Mas o que desapontou, ainda mais, os petistas, foi o fato deles contarem somente com a defesa do ministro Ricardo Lewandowski.
O petista José Dirceu -- que será substituto de Dilma à Presidência da República -- disse que está chateado com a condenação, pois terá que fazer campanha política de dentro da cadeia. Mas ele acredita que o povo vai martelar a justiça final e ele será eleito Presidente da República.
Procurado pela nossa reportagem, Lula disse que o mensalão não existiu e que esta condenação é uma bobagem. "É só um papel assinado, que não tem valor algum. Papel a gente rasga", disse.