sábado, dezembro 08, 2012




















AMENIDADES
HOJE O PARAÍSO DA IMPUNIDADE TEM A CORAGEM DE COMEMORAR O DIA DA JUSTIÇA.
É A MENOR PIADA DO ANO

Promotor Marcelo Cunha

Promotor Fernando Martins Zaupa


PENSAMENTO DO DIA
A Justiça do Brasil é rizível. (manchete do NYT sobre a Justiça do Brasil citada pelo ministro Joaquim Barbosa por ocasião da dosimetria de penas de alguns quadrilheiros do mensalão).
- Gargalháveis são “as penas duríssimas” em regime semiaberto aplicadas aos nobres deputados que venderam seu voto e a alma, numa republiqueta que não tem competência nem de fiscalizar os que estão em regime fechado e de dentro da cadeia comandam suas quadrilhas.
- A propósito:
ADVOGADO DE PEDRO HENRY DIZ QUE SEMIABERTO É ‘MAIS AGRADÁVEL’
BRASÍLIA - O advogado José Antonio Álvares, que atua na defesa do deputado Pedro Henry (PP-MT), afirmou no início da noite desta segunda-feira que a pena imposta pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - de 7 anos e dois meses de prisão - poderia ter sido pior. Mesmo assim, o advogado afirmou que entrará com embargos no próprio Supremo para tentar reverter a decisão ou reduzir a condenação estipulada pelos ministros.
— Todas as penas neste julgamento estão sendo altas. Não tinha expectativa que seria diferente com meu cliente. Ainda temos embargos a apresentar, as contradições existem. Agora, poderia ter sido pior. Poderia ser (condenado a) regime fechado (condenação acima de 8 anos). E o regime semiaberto é mais agradável que o fechado — disse José Álvares.
...
http://oglobo.globo.com/pais/advogado-de-pedro-henry-diz-que-semiaberto-mais-agradavel-6837545
- ô, se é, principalmente no paraíso da impunidade em que vídeos aparecerão de alguns deles em reuniões sociais no horário em que deveriam estar recolhidos, diga-se de passagem, penas duras na republiqueta com magistrados da mais alta Corte de Justiça do país “liberais contemporâneos”,  porque num país sério, parlamentar flagrado vendendo seu voto e alma pegaria uma pena de verdade, isto quando não se suicidasse de vergonha.
- É provável que ele pretenda uma absolvição com pedidos de desculpas!

PF CUMPRE MANDADOS E PRENDE TRÊS EX-PREFEITOS ACUSADOS DE CORRUPÇÃO NOS ANOS 80 E 90 NO MARANHÃO
Polícia Federal do Maranhão cumpriu três mandados de prisão de ex-prefeitos, nos últimos 10 dias, e deteve gestores que praticaram supostos atos de corrupção no poder entre os anos 80 e 90 no interior maranhense.
A última prisão aconteceu nesta quinta-feira (22). A ex-prefeita de Santo Antônio dos Lopes (a 297 km de São Luís) entre 1989 e 1992, Alzira Barros de Melo, 70, foi detida por policiais federais em Teresina, onde está detida e ficará à disposição da Justiça.
Segundo a PF, na 1ª Vara Criminal ela foi condenada a uma pena de oito anos e quatro meses de prisão pelo crime de responsabilidade por apropriação/desvio de recursos públicos durante seu mandato. O desvio teria ocorrido em convênios firmados com o extinto Ministério do Interior para a construção de um terminal rodoviário no município, e com o Ministério da Educação para a construção de uma escola.
Já na 2ª Vara Criminal a ex-prefeita não foi localizada para responder a processo movido pelo MPF (Ministério Público Federal), que pediu sua prisão preventiva no processo.
Na quarta-feira (21), a PF prendeu o ex-prefeito do município de Cândido Mendes (a 596 km de São Luís), 56, Edson Costa, que governou o município entre 1993 e 1996. Ele foi detido no centro de São Luís em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, em São Luís.
Costa foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por desvio de recursos públicos do SUS (Sistema Único de Saúde) durante seu mandato. Ele foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA).
No último dia 12, foi a vez do ex-prefeito do município de Bom Jardim (a 183 km de São Luís), Antônio Soares Pedrosa, 58, ser detido na cidade de Pirapemas (MA). Ele tinha mandado de prisão em aberto na 1ª Vara Criminal da Justiça Federal.
O ex-prefeito da cidade de Bom Jardim foi condenado a quatro anos de prisão pelo crime de responsabilidade durante sua gestão, entre os anos de 1989 a 1992. Segundo as investigações, ele teria desviado parte de recursos de convênio firmado entre o município e o Ministério da Educação para a reforma de escolas.
Pedrosa também foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde está à disposição da Justiça Federal.
- Dá pra comemorar o Dia da Justiça num país que leva vinte anos pra condenar em primeira instância corruptos ladrões do dinheiro público?

CASO BRUNO: MACARRÃO É CONDENADO POR HOMICÍDIO DE ELIZA SAMUDIO, E EX-NAMORADA DO GOLEIRO, POR SEQUESTRO
CONTAGEM E RIO — Após cinco dias, a primeira fase do julgamento envolvendo o goleiro Bruno Fernandes, ex-capitão do Flamengo, terminou na noite desta sexta-feira com a condenação dos réus Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-amante do jogador, pelo Tribunal do Júri de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte. O conselho de sentença, formado por seis mulheres e um homem, acolheu parcialmente a denúncia do Ministério Público (MP) de Minas Gerais e condenou os dois por cinco crimes. Apontado como protagonista da trama, Macarrão foi condenado por sequestro, cárcere privado e homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio. Mas foi poupado da acusação de ocultação de cadáver. Ele pegou 15 anos de prisão. Fernanda foi sentenciada por cárcere privado e sequestro da modelo e de Bruninho, filho de Eliza com o jogador Bruno. Ela foi condenada a cinco anos em regime aberto. No fim da leitura da sentença, o advogado de Macarrão, Leonardo Diniz, disse que vai recorrer da decisão.
Em demonstração de frieza, Macarrão sorriu várias vezes durante o julgamento e não reagiu ao ouvir a sentença estipulada pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. A pena base de Macarrão foi de 20 anos, mas a condenação foi reduzida para 12 anos, devido às circunstâncias atenuantes, por ter confessado parcialmente sua participação no crime. Com a pena de sequestro, foram acrescidos outros três anos. A pena de Macarrão será cumprida na Penitenciária Nelson Hungria, onde o réu já está preso. Com uma bíblia no colo, Fernanda Gomes, que estava respondendo o proceso em liberdade, chorou. Os jurados demoraram três horas para decidir o destino dos dois réus. Reunidos em uma sala reservada, eles responderam a um questionário com 19 quesitos.
— Infelizmente todos os réus ainda não foram julgados como queríamos. Não há vitória, porque uma pessoa morreu, mas o resultado foi conforme o esperado — disse o promotor Henry Wagner Vasconcelos, encarregado da acusação.
Munido de provas técnicas e depoimentos de testemunhas, o MP conseguiu provar a participação direta deles no desaparecimento e morte de Eliza, ocorrido em 10 de junho de 2010, mesmo sem ter encontrado vestígios do cadáver. Sentada na primeira fila, Sônia Fátima de Moura, mãe da vítima, assistiu ao julgamento ao lado de familiares. Segundo o MP, Bruno desembolsou R$ 5 mil para bancar a morte de Eliza. Durante debate entre defesa e acusação, o promotor afirmou ainda que o valor supostamente pago pelo crime demorou a ser quitado devido a um atraso no pagamento do salário de Bruno pelo Flamengo.
Devido a uma série de manobras jurídicas, os réus Bruno Fernandes; Marcos Aparecido dos Santos, o Bola; Dayanne Rodrigues, mãe de duas filhas do jogador; Elenilson Vítor da Silva, administrador do sítio de Esmeraldas; e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, serão julgados em 4 de março de 2013.
...
- E não é pra rir, o vagabundo se envolve em dois seqüestros, inclusive, de uma criança, mantém em cárcere privado, é co-autor de homicídio barbado, em cinco aninhos vai estar na rua, como disse seu nobre advogado, pronto para comparecer a alguma missa pela alma da vítima, é pra rolar de rir no chão!
- A outra, então, que, acusada de participação dos mesmos crimes e pegou cinco aninhos no semiaberto e saiu livre, leve, solta e toda serelepe deve ter tido uma crise de gargalhada!

O Tribunal Superior do Trabalho indeferiu pedido de indenização feito por um pedreiro contra a empresa baiana Padrão Engenharia Ltda. Em fevereiro de 2003, dez dias depois de ter sido contratado, o trabalhador caiu de um andaime de dois metros de altura. O acidente resultou numa avaria na coluna cervical. Socorrido com imperícia, o acidentado ficou paraplégico.
A coisa aconteceu na cidade de Vitória da Conquista. Após a queda, o pedreiro foi levado ao Hospital de Base, uma casa de saúde pública. Sentia fortes dores. Acomodaram-no numa maca. Teve de esperar para ser atendido. O médico que assistiu o paciente receitou-lhe uma injeção do remédio Voltarem. E mandou-o para casa. A alta hospitalar revelou-se desastrosa.
Como as dores persistiram, o pedreiro retornou ao hospital. Dessa vez, foi internado. Mas já era tarde. Ficou paraplégico. A suspeita de erro médico levou o acidentado a acionar na Justiça o doutor e o hospital. Condenado à cadeira de rodas, o trabalhador decidiu mover também uma ação contra seu empregador na Justiça do Trabalho. Prevaleceu na primeira instância. Porém…
O TRT da Bahia revogou a decisão que condenara a Padrão Engenharia a indenizar o pedreiro. Alegou-se que o reclamante fora vítima de uma fatalidade e não havia provas que apontassem para a culpa da empresa. A sentença do TRT anotou:
O empregado “não sabe a quem responsabilizar pela sequela a que foi acometido, se ao seu empregador, para quem prestou serviços em obra de acabamento no interior do imóvel e que teria motivado a queda dez dias após a sua admissão, ou se ao médico e ao hospital, que lhe prestaram os primeiros socorros e negligenciaram o tratamento emergencial que deveria ter tido, cometendo erro médico crasso.”
Inconformado, o pedreiro foi bater às portas do TST, em Brasília. Coube ao ministro Caputo Bastos relatar a encrenca. Ele manteve o indeferimento do pedido de indenização moral e material formulado contra a empresa. Caputo escreveu:
“A partir da leitura da petição inicial, constata-se que o autor limita-se a trazer as razões do seu inconformismo, deixando de indicar qual seria o fato inexistente que teria sido admitido pelo egrégio Tribunal Regional [da Bahia] ou qual seria o fato, efetivamente ocorrido, tido por inexistente, razão pela qual a sua pretensão rescisória mostra-se totalmente infundada”.
Em português das ruas: para o ministro, os advogados do pedreiro não conseguiram apontar erro na sentença baiana. O voto de Caputo foi referendado pela Subseção II Especializada em Dissídios Individuais do TST. Ficou no ar uma dúvida: será que o operário escalou o andaime munido de equipamentos de segurança?


A PENA DE CACHOEIRA
Não é muito fácil entender a lógica do sistema penal brasileiro no que se refere ao regime definido como semiaberto.
Um cidadão ingênuo pode até mesmo declarar-se perplexo: ele entende que algo possa estar ou aberto ou fechado.
Uma porta ou uma garrafa, por exemplo, podem estar abertas ou fechadas. Mas como imaginá-las um pouco abertas ou um tanto fechadas?
É tão estranho, por exemplo, como considerar que uma pessoa seja, digamos, semivirgem. Sei que, em certas sociedades, em continentes distantes, a semivirgindade é vista como um status inteiramente natural - coisa de países estrangeiros com costumes e normas que não precisamos entender ou aceitar.
Mas o que está aqui em questão é o nosso sistema penal semiaberto. Principalmente porque ele não funciona como deveria: o Ministério da Justiça confessa que existem mais de 70 mil cidadãos condenados nesse regime - mas só existem vagas nas penitenciárias para menos de 50 mil.
Os semicondenados são cidadãos que receberam penas de menos de oito anos de detenção. Ou seja, não são considerados perigosos. E, no sistema semiaberto, poderiam aprender profissões honestas que os afastariam da vida criminosa.
Em tese, é certamente uma boa ideia. Mas parte do princípio de que os condenados beneficiados pelo sistema estarão treinados em profissões honestas que os afastarão definitivamente da vida criminosa.
Para a grande maioria, isso certamente pode acontecer. Mas, falando sério: alguém acredita que o bicheiro milionário Carlinhos Cachoeira, condenado a cinco anos de prisão por formação de quadrilha e tráfico de influência, aproveitará o regime semiaberto para aprender uma profissão decente?
Não é falta de confiança na estrutura penal imaginar que, em algum tempo, Cachoeira encontrará meios de driblar o sistema - que, é preciso reconhecer, não foi criado para condenados cheios de dinheiro como ele. (Luiz Garcia – O Globo – 23.11.2012)
- O mais duro é engolir que o Poder Judiciário da Pátria Mãe Gentil entende que o mafioso que comprou metade da República e deixou a outra metade na fila não é perigoso e aplicar-lhe uma pena destas!
- Haja motivos porá comemorar este glorioso Dia da Justiça.

TJ EXTINGUE AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA PALOCCI E UM EX-SECRETÁRIO
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a decisão de primeira instância que extinguiu uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) Antonio Palocci Filho e o então secretário de Administração Aparecido de Alencar Moreira.
Ambos foram alvo de uma ação da Promotoria pelo pagamento de R$ 165 mil ao escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, em 2002, para a elaboração do anteprojeto de um centro de convenções que não chegou a sair do papel.
O processo havia sido extinto em primeira instância, mas o Ministério Público recorreu ao TJ e, em decisão do último dia 30 de outubro, a Corte rejeitou o recurso.
Para a Justiça, não houve irregularidade no pagamento ao escritório de arquitetura, já que houve a prestação do serviço combinado.
Sobre a contratação sem que houvesse um processo de licitação, a Justiça entendeu que havia fundamento para a dispensa do certame.
Procurado por meio da assessoria de imprensa da empresa Projeto Consultoria Financeira, de sua propriedade, Palocci não falou. A assessoria disse que ninguém se manifestaria, porque os argumentos já estão na decisão da Justiça.
Moreira, ex-secretário da Administração no governo do petista, não foi localizado nesta sexta-feira (23) pela reportagem para falar sobre o caso.
- Deve ser algum bom patuá, for isso, não entendo como o nobre ex-ministro dá tanta sorte na nossa maviosa Justiça, o MP não consegue emplacar uma pra cima do Dom Teflon. Nem a teoria do domínio do fato vingou no caso da violação criminosa do sigilo bancário do caseiro, acabou sobrando pro bucha de canhão presidente da CEF que foi condenado.

TJ CASSOU 13 LIMINARES ORDENANDO OBRAS EM ÁREAS DE RISCO NO RIO
Objetivo de ações é evitar que 12 mil pessoas fiquem expostas a perigo de deslizamentos
RIO — A suspensão de liminares que obrigavam governo estadual e prefeitura a tomar providências para garantir a segurança de pessoas que vivem em áreas de risco de deslizamento não aconteceu somente em Nova Friburgo, conforme O GLOBO publicou na última quinta-feira. De acordo com o Ministério Público (MP) estadual, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ), Manoel Alberto Rebêlo, suspendeu pelo menos outras 13 liminares que determinavam que a prefeitura do Rio interviesse em comunidades como o Morro do Fallet, em Santa Teresa; o Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho; e o Complexo do Turano, no Rio Comprido. Segundo o promotor Carlos Frederico Saturnino, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente, a medida afetou mais de 12 mil pessoas que ainda vivem em 3.815 imóveis em áreas de alto risco na cidade.
O promotor afirma que o MP recorreu contra a suspensão das liminares em 21 de setembro. Mas, segundo ele, até hoje, às vésperas do período das chuvas de verão, o recurso não foi submetido pelo presidente do TJ ao Órgão Especial. Saturnino espera que, agora que um deslizamento destruiu pelo menos 12 casas no loteamento Três Irmãos, em Nova Friburgo, área que também era alvo de ação judicial cuja liminar foi cassada pelo magistrado, o presidente do tribunal reconsidere suas decisões.
— Se admitirmos por absurdo que será preciso ocorrer uma tragédia em cada lugar para que sejam cumpridas as liminares, então a Justiça chegará tarde para muita gente. Na verdade, o estado e a prefeitura já estão bastante atrasados nesse assunto — afirmou Saturnino.
Com a cassação das 13 liminares que beneficiavam comunidades cariocas, já são 23 as ações movidas pelo MP que tiveram decisões suspensas pelo TJ. Em todas elas, os promotores queriam a intervenção imediata do estado para minimizar o risco de desmoronamentos. Nas decisões que suspendem as ações da Região Serrana, proferidas em setembro, o presidente do TJ aceita os argumentos apresentados nos recursos interpostos pelo governo do estado, de que o cumprimento das liminares poderia abalar o orçamento e facilitar a corrupção, uma vez que seria necessário realizar obras e fazer o reassentamento de famílias de forma emergencial.
Sexta-feira, o presidente do TJ afirmou, através de sua assessoria, que “não cabe ao Poder Judiciário dizer em que localidade a verba destinada à ações em áreas de risco deve ser aplicada, mas pedir um atendimento exclusivo e rápido em casos de calamidade”. Rebêlo afirmou que, na Região Serrana, constituiu uma comissão para dar apoio às famílias atingidas pelas chuvas semana passada. Disse ainda que “espera uma resposta do Poder Executivo sobre as providências que vêm sendo tomadas para minimizar o problema e que, caso não tenha uma resposta favorável, poderá rever sua decisão”.
- É ou não é motivo para se comemorar o Dia da Justiça nesta gloriosa data.
- Muito justo, afinal, o que são algumas de dezenas de vidas, de preferência pobres que dão muito trabalho, diante da incompetência do estado de coibir corrupção, fraudes e não prever no orçamento estadual rubrica destinada a despesas emergenciais que sabe-se que serão necessárias, melhor argumento para cassar as liminares, impossível.
- Mas fiquemos tranqüilos, quando a enxurrada começar e as estatísticas dos mortos começarem a aparecer na mídia, os discursos “comoventes” já estão prontos.

MÉDICO QUE PLANTOU MACONHA GANHA LIBERDADE PROVISÓRIA
Autuado em flagrante por tráfico porque cultivava maconha no apartamento que dividia com dois colegas, um médico recém-formado, de 25 anos, foi solto pela juíza Mariella Amorim Nunes Rivau Alvares, da 6ª Vara Criminal de Santos, na última segunda-feira (12/11). Segundo ela, o jovem faz jus à liberdade provisória, porque não há indícios de que possua “vínculo com a criminalidade violenta”, além de ter residência fixa e não registrar antecedentes criminais. 
A decisão veio ao encontro de parecer do promotor de Justiça Rogério Pereira da Luz Ferreira: “O Ministério Público não vislumbra os pressupostos da prisão preventiva. Em razão disso, requer-se a concessão da liberdade provisória”. O representante do MP também destacou a ausência de antecedentes do acusado, acrescentando não haver motivo para suspeitar que ele irá fugir para evitar a aplicação da lei penal e que, em liberdade, praticará qualquer infração penal. 
...
- Aí tá certo, traficante é o negão que trabalha como avião na favela!


DEFERIDA LIMINAR PARCIAL A CONVOCADA PELA CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS
Sexta-feira, 23 de novembro de 2012
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu parcialmente o pedido de medida liminar requerido pela defesa da enfermeira e vereadora Maria Elizabete de Abreu Rosa no Habeas Corpus (HC) 115830. Ela foi convocada a prestar depoimento na próxima terça-feira (27), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas da Câmara dos Deputados.
Em sua decisão, o ministro determinou que a CPI conceda a Maria Elizabete tratamento na condição de acusada ou investigada, o que significa que ela poderá se recusar a assinar termo de compromisso e a responder eventuais perguntas que impliquem autoincriminação. Pela decisão, Maria Elizabete não poderá sofrer medidas restritivas de direito ou privativas de liberdade como consequência do direito de não produzir provas contra si.
O ministro Gilmar Mendes, entretanto, ressalvou que, com relação aos fatos que não impliquem autoincriminação, Maria Elizabete tem a obrigação de prestar informações. A enfermeira e vereadora do município de Encruzilhada (BA) foi denunciada pelo Ministério Público estadual pela suposta prática do delito previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) - parágrafo único do artigo 238 -, sob acusação de se valer de sua condição de enfermeira para cooptar gestantes carentes a “doar” seus filhos a terceiros. A ação penal tramita na Comarca de Encruzilhada. 
“Nas circunstâncias dos autos, afigurar-se-ia inequívoco, pelo menos em sede de juízo cautelar, que o não reconhecimento do direito de a paciente isentar-se de responder às perguntas, cujas respostas possam vir a incriminá-la, pode acarretar graves e irreversíveis prejuízos a direito fundamental da paciente. De outro lado, deve-se ter em mente que não é possível esvaziar o conteúdo constitucional da importante função institucional atribuída às Comissões Parlamentares de Inquérito pelo ordenamento jurídico brasileiro”, disse o ministro em sua decisão.
A defesa de Maria Elizabete afirma que impetrou o presente HC “em razão da gravidade do quadro pintado pela mídia” e porque está “preocupada com a evidente manobra política manejada com o intuito de induzir a erro os zelosos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito”. Acrescentou que, desde o início das investigações até o oferecimento da denúncia, o Ministério Público não pediu a prisão preventiva de Maria Elizabete por considerá-la desnecessária, tendo em vista que é ré primária, tem bons antecedentes e exerce o cargo de vereadora. 
- País estranho este que garante que um direito individual se sobreponha sobre um interesse maior coletivo que é o de apurar o GRAVE CRIME DE TRÁFICO DE CRIANÇAS DE PAIS MISERÁVEIS no interior do país, supostamente, com a cumplicidade de autoridades judiciais!

ANÚNCIO DE PM PARA SECRETARIA DE NITERÓI CAUSA POLÊMICA
RIO — O anúncio de que o tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes assumirá a Secretaria de Segurança de Niterói na gestão do prefeito eleito Rodrigo Neves (PT) causou polêmica entre os parentes da juíza Patricia Acioli, morta na noite de 11 de agosto do ano passado. Quando a juíza foi executada, o oficial era comandante do 12ºBPM (Niterói). Parentes de Patricia acusam o militar de ter negado escolta armada à juíza na época em que comandava o Departamento Geral de Segurança Institucional (DGSEI) do Tribunal de Justiça.
O primo da juíza, Humberto Nascimento, teme que a nomeação possa atrapalhar o julgamento dos 11 PMs acusados de envolvimento no crime. Nascimento explica que, como Secretário de Segurança, Moraes será responsável pela Guarda Municipal de Niterói, que tem membros inscritos no conselho de sentença. A decisão também foi criticada pelo promotor Paulo Roberto Mello Cunha. Segundo ele, é preciso esclarecer, antes da nomeação, quem assinou o documento para a retirada da segurança da Patricia.
...

RAPHAEL SOUZA GANHA O DIREITO DE CUMPRIR PENA EM REGIME SEMIABERTO
No dia 28 de junho deste ano, Raphael Souza foi condenado a nove anos de prisão pelo homicídio de Cleomir Pereira Bernardino, conhecido como 'Caçula', crime que ocorreu em 2007
A partir desta terça-feira (27), Raphael Souza, filho do deputado morto Wallace Souza, recebeu um pedido de progressão do regime fechado para o semiaberto. Na prática, ele poderá passar o dia fora da cadeia e retorna apenas para dormir no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).
Raphael recebeu o benefício após cumprir um sexto da pena e ter bom comportamento enquanto esteve preso.
No dia 28 de junho deste ano, Rapahel Souza foi condenado a nove anos de prisão pelo homicídio de Cleomir Pereira Bernardino, conhecido como 'Caçula', crime que ocorreu em 2007.  Na ocasião, Moacir Jorge Pessoa da Costa, o ‘Moa’, e Mario Rubens Nunes da Silva, o ‘Mario Pequeno’, suspeitos de ter participação no crime, foram absolvidos.
Com informações da repórter Fabíola Gadelha da Rádio Nova Acritica Fm
- Veja bem, homicída, pegou 9 aninhos e não ficou um na cadeia. Haja motivo pra comemorar o Dia da Justiça, mas não convidem os familiares da vítima!



Mais uma do ABSOLUTowski: O FIM PRÁTICO DA PRECLUSÃO EM TODOS OS PROCESSOS DE CONDENAÇÃO CRIMINAL
Para aqueles que pensavam que o Lewandowski já havia gasto tudo no julgamento do mensalão, olhem a decisão mais teratológica do ano. Simples acabou a preclusão!!! O cara mata, é condenado, o Estado lhe garante um advogado pago com recursos públicos, mas nunca há o transito em julgado, porque o Estado errou. Errou mesmo, ao colocá-lo no STF!!! (Texto de autoria de colega que, por não ter pedido autorização para publicar, deixo de citá-lo).
A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, em voto relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski, concedeu o Habeas Corpus em favor de José Ricardo Caetano Pereira, condenado em primeira instância à pena de 12 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Motivo: prática de homicídio duplamente qualificado.
O apelo contra a condenação, apresentado por um defensor público, não foi conhecido porque foi interposto fora do prazo (intempestivo) em razão de dupla falha do Estado, pois o defensor já havia sido intimado pessoalmente da decisão por ocasião do julgamento e também porque o juízo só realizou a remessa dos autos à Defensoria tardiamente. Em seu voto, o ministro Lewandowski afirmou que se trata de “uma situação sui generis em que o paciente ficou indefeso por culpa do Estado”.
O ministro ressaltou que o artigo 5º, inciso LXXIV, da Constituição Federal determina que o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. “Trata-se, portanto de uma obrigação do Estado e aqui eu vejo que houve uma falha no cumprimento do múnus público do defensor, que não pode repercutir em prejuízo do assistido porque, em última instância, trata-se de erro do próprio Estado, que não foi capaz de oferecer uma defesa técnica adequada”, afirmou o ministro Lewandowski.
No HC ao Supremo, a defesa de José Ricardo salientou que ele foi assistido por um defensor público, logo a responsabilidade recai sobre o Estado. Argumentou ainda que o promotor de Justiça, na condição de fiscal da lei, recebeu os autos e apresentou contrarrazões sem perceber que o recurso de apelação estava intempestivo. Da mesma forma, o juiz de primeiro grau recebeu os autos e determinou o seguimento do recurso ao TJ-PE, sem atentar para a intempestividade, que só foi detectada no segundo grau de jurisdição.
O ministro Lewandowski afirmou que, embora a jurisprudência e a doutrina sejam uníssonas no sentido de que a aferição da tempestividade do recurso (que é requisito extrínseco de admissibilidade) pode se dar a qualquer momento e grau de jurisdição, porque é uma matéria de ordem pública, no caso em questão essa “merece um temperamento” porque “não pode, por culpa do Estado, o paciente sem recurso, assistido pela Defensoria Pública, ter prejudicado o seu direito à apreciação do recurso competente”, concluiu.
Lewandowski determinou que o recurso de apelação seja recebido e devidamente apreciado e que José Ricardo aguarde a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco em liberdade, ressalvada a existência de outros motivos que justifiquem a sua prisão. O voto do relator foi seguido pelos demais integrantes da 2ª Turma. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo. HC 112573.
- No popular, de múnus em múnus, pra não dizer outra coisa, assim decidiram os deuses do Olimpo, no país da Constituição “Cidadã”, o cidadão paga a conta do desidioso defensor do homicida e paga a conta de ter um homicida nas ruas!
- Bela justiça pra se comemorar!



UM PÉ FORA
A nova corregedora da Polícia Civil do Rio, delegada Márcia Pitta, já mostrou a que veio. Sugeriu, e a chefe de Polícia, Martha Rocha, aceitou: o delegado Célio Erthal vai responder a processo na Corregedoria Geral Unificada, onde o policial fica com um pé fora da casa.
Erthal foi preso no Paraná, acusado de manter quatro pessoas em cárcere privado.
Aliás...
O delegado já havia sido demitido em 2007, acusado de fazer blitz para extorquir dinheiro. Mas foi reintegrado por força de decisão judicial. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 30.1.2012)
- É ou não é motivo de comemoração?!

sexta-feira, dezembro 07, 2012























PERGUNTA SE VAI ALGUÉM PRA CADEIA

PERGUNTA SE VAI ALGUÉM PORA CADEIA


AMENIDADES
Ele era daquele tipo que se achava "respeitador", mas que as mulheres costumam chamar de "babaca". Careta que nemm uma caixa de Maizena.
Pois bem, depois de três meses de namoro com aquela loira irresistível, e cansado de ficar só nos amassos, o sujeito finalmente resolveu que daquela noite não passaria.
Eles saíram, tomaram um chopinho e já iam voltando a pé. A casa da loira se aproximando, ele doido pra dar meia volta e levá-la a um motel, mas não tinha coragem de abordá-la. Foi quando avistou, no passeio, dois cachorrinhos fazendo sexo. Coçando a garganta ele se arrisca a perguntar:
- Que tal a gente fazer igual esses dois cachorrinhos?
A loira, aliviada e no atraso, responde na hora:
- Por mim, tudo bem. Mas vamos procurar uma outra rua, porque nessa daqui eu sou muito conhecida!

PARA O PT A HISTÓRIA SEMPRE SE REPETE
As denúncias ajudam a entender a lógica do partido: o controle do Estado é um instrumento para se perpetuar no poder
Uma nova operação da Polícia Federal atingiu o Partido dos Trabalhadores. Não é a primeira vez. Mesmo com todo o estardalhaço causado pelo julgamento do mensalão, parece que nada detém a ânsia de saquear o Erário. Agora, uma das acusadas é a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, que teria negociado pareceres técnicos fraudulentos. Os agentes da PF foram ao escritório chefiado por Rosemary para a devida busca e apreensão de documentos. Indignada, a funcionária não fez o que seria considerado plausível: entrar em contato com seu advogado. Não. Buscou algo superior: o sentenciado José Dirceu. Isto mesmo, leitor. E veja como o Brasil continua de ponta-cabeça. A funcionária petista ligou para Dirceu, com quem tinha trabalhado durante 12 anos, em busca de proteção. O amigo, que, como é sabido, está condenado a dez anos e dez meses de prisão, nada pode fazer. Em seguida, ela tentou falar com o ex-presidente Lula, de quem é amiga. Mas o antigo mandatário está fora do país. Restou Gilberto Carvalho, o onipresente para assuntos deste jaez, mas que também não pode ajudá-la. A sequência dos contatos e a naturalidade são indicativas de como os petistas pouco estão se importando com o clamor popular em defesa da moralização. Continuam se considerando acima do bem e do mal. E, principalmente, acima da lei.
Para piorar — e reafirmar o desprezo pela ética na política e na administração pública — o segundo homem na hierarquia da Advocacia Geral da União, José Weber Holanda, está sendo acusado de fazer parte deste grupo (a expressão correta, claro, deveria ser outra). Fica a impressão de que na administração petista tudo pode, que o governo está à venda.
Frente às denúncias, a presidente Dilma Rousseff vai agir da forma já sabida: exonera o acusado da função, diz que não admite malfeitos e nada vai apurar. Foi este o figurino nestes quase dois anos de governo. Isto explica a sucessão de escândalos. Se o procedimento tivesse sido o de apurar uma denúncia de corrupção, os casos não se sucederiam. Mas o governo sabe que conta com o tempo e o esquecimento. O leitor lembra da primeira denúncia de corrupção? Sabe se foi apurada? E o acusado foi processado? Alguém foi preso?
As últimas denúncias só reforçam o entendimento da lógica de poder do PT. O controle do Estado é um instrumento para se perpetuar no poder. Transformaram o exercício de uma função pública em meio de vida. Vimos no processo do mensalão como o sentenciado José Dirceu resolveu o problema de uma das suas ex-mulheres. Ela queria porque queria um apartamento maior (e quem não quer?). O então todo-poderoso ministro da Casa Civil transferiu o clamor para Marcos Valério, que, prontamente, atendeu a ordem do chefe. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, em um dos seus votos, destacou este ponto, de como uma “sofisticada organização criminosa” resolvia também problemas pessoais dos seus membros. A história se repetiu: a senhora Rosemary queria fazer uma cirurgia. Resolveu, de acordo com a denúncia, recebendo um suborno. Queria fazer uma viagem em um cruzeiro. E fez. Como? Da mesma forma como realizou a cirurgia.
Nada indica que os detentores do poder vão mudar sua forma de agir. Farão de tudo para manter este estilo — vamos dizer — despojado de tratar a coisa pública. É como se o Estado brasileiro fosse propriedade partidária. E pobre daquele que se colocar no meio deste caminho nada luminoso. Será atacado, vilipendiado, caluniado.
Porém, não podem controlar tudo, todos os poderes da República. Ainda bem. Hoje, o maior obstáculo para a transformação completa da coisa pública em coisa petista é o Poder Judiciário. É sabido — e eu já escrevi sobre isso — que o Judiciário tem muitos problemas e defeitos. É verdade. Mas na quadra histórica que vivemos é o único poder que não é controlado plenamente pelo petismo. Daí o ódio manifestado diuturnamente pelos seus porta-vozes (e não faltam línguas de aluguel), como ainda é possível observar no julgamento do mensalão. A sucessão de derrotas — com as condenações dos réus petistas — deixou transtornados os petistas. Basta ler declarações racistas contra o ministro Joaquim Barbosa, as pressões para a nomeação de um novo ministro “companheiro” — na vaga aberta pela aposentadoria de Ayres Brito — ou simplesmente ter observado o descaso da presidente Dilma Rousseff quando da posse do novo presidente do STF.
O novo passo para sufocar o Judiciário é o projeto, com apoio do PT, que está tramitando na Câmara dos Deputados que retira do Ministério Público o poder investigativo. É uma evidente retaliação. Há uma relação direta entre o julgamento do mensalão, a brilhante denúncia apresentada pelo procurador Roberto Gurgel e a consequente condenação dos petistas e seus asseclas, e esta nova investida. É como se o Ministério Público tivesse cometido uma traição ao produzir provas que levaram a liderança petista de 2005 à cadeia.
Nada indica que o PT vai aceitar a prisão dos seus líderes, apesar do devido processo legal, do amplo direito de defesa, da transmissão de todas as sessões do julgamento pela televisão. Vai fazer de tudo para “melar o jogo”. Criar situações de desconforto político e até, se necessário, uma crise institucional. Suas principais lideranças nunca admitiram a existência de qualquer obstáculo às suas pretensões de exercer o poder sem qualquer prurido. A máxima petista é a de que o bom poder é aquele que é exercido sem qualquer limitação legal. (historiador Marco Antonio Villa – O Globo – 27.1.2012)
- A propósito:
REVANCHE
O PT lançará campanha pela reforma do Judiciário no encontro do diretório nacional, em dezembro. Petistas empenhados na defesa dos condenados no mensalão pregam a fixação de mandato para ministros de tribunais superiores. (coluna Painel – Folha – 22.11.2012)

GARZÓN: ERRA QUEM ACEITA ‘DOSES DE CORRUPÇÃO’ NUMA DEMOCRACIA
BRASÍLIA - Todo comportamento de corrupção deve ser punido com contundência, ao mesmo tempo em que determinados mecanismos de transparência e limpeza nunca devem ser quebrados. É o que afirmou no sábado o ex-juiz espanhol Baltasar Garzón sobre o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). As declarações foram dadas após o ex-magistrado ter participado da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, encerrada ontem em Brasília.
Baltasar Garzón é um jurista internacional famoso pelas investigações de casos de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e contra os direitos humanos. Ganhou projeção quando, em outubro de 1998, decretou a prisão do ex-ditador do Chile, Augusto Pinochet, em razão das mortes e tortura contra cidadãos espanhóis.
...outros Brics).
- Ih, falou num país errado, gente condescendente com a corrupção é o que não falta no paraíso da impunidade, principalmente nos altos escalões do nosso mavioso Poder Judiciário!
- Têm nobres magistrados da Suprema Corte, se proclamando “liberal contemporâneo”, que até acha que corrupto deve pegar penas alternativas

DILMA SUGERE QUE VAI DESCARTAR INDICAÇÃO PARTIDÁRIA PARA O STF
A presidente Dilma Rousseff tem dado sinais de que não pretende acatar indicações partidárias para ocupar a vaga do ministro Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal (STF).
Com isso, ficariam de fora da lista de cotados dois ministros petistas sempre citados para vagas no STF: José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).
Segundo a Folha apurou, Dilma tende a seguir critérios semelhantes ao de sua escolha mais recente, quando nomeou Teori Zavascki para a vaga de Cezar Peluso.
Por ora, interlocutores apontam a preferência por um perfil mais técnico, sem vinculações políticas e sem atração por "holofotes". A presidente disse a interlocutores ter ficado com impressão ruim dos momentos de bate-boca entre ministros no julgamento do mensalão.
Conforme relato de integrantes de sua equipe, o perfil ideal de um ministro do STF é aquele que mantém serenidade mesmo quando pronuncia votos fortes e até mesmo impopulares. Um interlocutor presidencial interpreta esse conceito: "Que não ceda a pressões da mídia".
...
- Os princípios republicanos agradecem, até porque a impressão ruim teve origem justo por iniciativa de quem pretendeu no julgamento votar por gratidão, embora, a meu juízo, bate-boca entre magistrados cause menos impressão ruim do que certos comportamentos extra-tribunais que não se coadunam com a postura que deve nortear o procedimento de ministro da Supra Corte de Justiça de um país!

GOVERNO FEDERAL REDUZIU EM 21% GASTOS COM SEGURANÇA EM 2011, DIZ ONG
Enquanto a maioria dos Estados brasileiros aumentou seus gastos com segurança, a União reduziu o investimento no setor no ano passado. A informação consta do Anuário de Brasileiro de Segurança Pública divulgado na manhã desta terça-feira (6) em São Paulo.
Elaborado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o documento mostra que entre 2010 e 2011 o governo federal reduziu em 21,26% seus gastos no setor. Nessas despesas estão incluídas as rubricas de policiamento, defesa civil, informação e inteligência.
No ano passado foram gastos R$ 5,7 bilhões, contra R$ 7,2 bilhões de 2010.
A secretária-executiva do Fórum, a socióloga Samira Bueno, diz que a redução pode ter ocorrido por causa da crise econômica.
...
- Não podemos esperar que isto aqui não caminhe celeremente para a mexicanização!

DE VOLTA
Um dos principais acusados de envolvimento na máfia dos sanguessugas, que envolvia fraudes no Orçamento, o deputado Nilton Capixaba (PTB) foi designado coordenador da bancada de Rondônia na definição de emendas para 2013. (coluna Painel – Folha – 01.12.2012)
- Liga não, eles são escolhidos a dedo, depois é só dizer que ficaram decepcionados ou que foram apunhalados pelas costas e ta tudo certo!

EX-NÚMERO DOIS DA AGU É ALVO DE INVESTIGAÇÃO HÁ DEZ ANOS
José Weber teve patrimônio considerado desproporcional pela CGU
RIO E BRASÍLIA - Indiciado pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, sob suspeita de favorecer o ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM) com parecer para legalizar a permanência do político na Ilha das Cabras, em Ilhabela (SP), o ex-advogado-geral adjunto da União José Weber Holanda Alves teve seu patrimônio considerado desproporcional à sua renda em sindicância feita pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2008. Ele foi relacionado em investigações feitas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos últimos dez anos.
A sindicância sobre os bens de Weber, que era o número dois da Advocacia Geral da União (AGU) até a deflagração da operação da PF, ocorreu em março de 2008, e teve de ser arquivada antes de sua conclusão, uma vez que a Justiça não concedeu à CGU autorização para a quebra do sigilo bancário do servidor.
Levantamento identifica muitos imóveis
A sindicância foi feita após o nome de Weber aparecer numa série de suspeitas levantadas dentro do INSS, órgão em que atuava como procurador. Como a CGU não pode punir, foram encaminhadas informações à AGU para que Weber fosse investigado. Só a AGU pode investigar a conduta de procuradores da União. O levantamento identificou, entre os bens, quantidade expressiva de imóveis.
...
- Assim, nobre 01, fica difícil acreditar que Sua Excelência foi pega de surpresa ao saber das maracutaias do 02 e mais difícil ainda de acreditar que os gestores públicos, antes das indicações para cargos de relevância, façam investigações sobre a vida pregressa dos candidatos!

CALIFÓRNIA DECIDE MANTER PENA DE MORTE NO ESTADO
Os eleitores da Califórnia rejeitaram nesta terça-feira uma proposta de proibir a pena de morte e substituí-la pela prisão perpétua sem opção de liberdade condicional, declararam funcionários com a maioria dos votos computados.
O estado americano mais populoso se pronunciou contra a chamada Proposta 34, com 53,6% dos eleitores contra e 46,4% a favor, segundo dados do site da secretaria de Estado da Califórnia, que considera a proposta rejeitada.
Os eleitores do Estado também rejeitaram uma proposta de obrigar as empresas fabricantes de alimentos que contêm organismos geneticamente modificados (OGM) a etiquetá-los como tais.
Segundo o site da secretaria de Estado, os eleitores rejeitaram a chamada Proposta 37 por 54% a 46%.
- Naquele país da Constituição “Cidadã” que se orgulha viver numa “democracia”, os “iluminados” não ousam proporem um plebiscito sobre o tema, ouvindo a voz rouca das ruas. Garanto que o percentual seria muito maior!

Em votação realizada na noite passada, os deputados aprovaram medida provisória que estende à área da saúde o RDC, Regime Diferenciado de Contratações. O texto seguiu para o Senado. Se for referendado pelos senadores, subirá de 71,5% para 83,3% o volume de investimentos federais feitos sem levar em conta os rigores da velha Lei de Licitações (8.666), de 1993.
O Orçamento da União de 2012 reservou para a edecução de obras federais R$ 80,3 bilhões. Já estão submetidos ao modelo flexível de contratações: os empreendimentos da Copa-2014 e das Olimpíadas-2016 (R$ 1,82 bilhão neste ano), os canteiros do PAC (R$ 43,5 bilhões) e as obras de reforma e construção de escolas (R$ 12,1 bilhões). Agora, vão à lista as obras da pasta da Saúde (R$ 9,5 bilhões).
A exemplo do que ocorrera nos casos anteriores, a saúde foi acomodada sob o guarda-chuva do RDC por meio de um “jabuti”. O animal foi injetado numa medida provisória enviada por Dilma Rousseff ao Congresso para autorizar o governo a exigir produtos e serviços nacionais nos contratos de obras do PAC.
Sob inspiração do Planalto, a emenda que empurrou o “jabuti” para dentro da medida provisória foi assinada pelo deputado Pedro Uczai. Relator da MP, o deputado Afonso Florense (PT-BA), ex-ministro da Reforma Agrária de Dilma, cuidou de ajeitar o animal num artigo.
...
- E de RDC em RDC a republiqueta da flexibilização da moral e da ética vai desmoralizando a Lei de Licitações!

À FLOR...
Sucessor de Antonio Ferreira Pinto na Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella entrou em choque com o ex-secretário em janeiro. À ocasião, Ferreira Pinto chamou de "oportunista e pirotécnica" ação do Ministério Público contra a operação na cracolândia.
... da pele
Então procurador-geral de Justiça, Grella reagiu às críticas cobrando "serenidade, seriedade e trabalho conjunto" no combate ao crime. Agora, comandará a ação policial no centro. (coluna Painel – Folha – 23.11.2012)
- Diga-se de passagem, tudo que faltava ao bronco e incompetente ex-secretário!

NOVOS ARES
Blairo Maggi (MT) prepara seu desembarque do PR. Protocolou consulta no TSE para saber as consequências jurídicas sobre seu mandato, e dos suplentes, caso deixe o partido. PMDB e PSB são os destinos mais prováveis do senador. (coluna Painel – Folha – 18.1.2012)
- Aliás, Sua Excelência não poderia de perfil melhor para um socialista brasileiro!

DONA DE LOJA NA ABOLIÇÃO DEMORA PARA ABRIR A PORTA E ACABA BALEADA POR ASSALTANTE
A dona de uma loja na Avenida Dom Hélder Câmara, na Abolição, Zona Norte do Rio, foi ferida por estilhaços de bala durante um assalto, na noite desta quarta-feira. Segundo informações do 3º BPM (Méier), dois homens numa moto, um deles armado, chegaram ao comércio por volta das 20h. Eles mandaram que a porta de vidro fosse aberta. Como houve demora para que isso fosse feito, um dos bandidos atirou. Nanoei Rodrigues acabou atingida. Um dos funcionários da loja teve o cordão, a carteira e uma moto Titan vermelha roubados. Os bandidos fugiram sem levar nada do estabelecimento.
Nanoei foi levada para o Hospital Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte, e passa bem. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade).
- Responda rápido: no país da Constituição “Cidadã” em que a Suprema Corte de Justiça considera “crueldade e desumanidade” o cumprimento da pena integral pela qual o criminoso foi condenado quem é que vive no regime fechado?

REGISTRO
Em 2006, deu-se uma discreta articulação de ministros do Supremo Tribunal e advogados para conjurar a ascensão de Joaquim Barbosa à presidência da corte.
Medida extrema, pois os ministros chegam ao cargo por um critério meramente rotativo de antiguidade, amparava-se num precedente de 1969, quando o ministro Adalício Nogueira foi aconselhado a desistir da posição.
Quem diria. (coluna Elio Gaspari – O Globo – 25.1.2012)
- Bela República esta em que ministros da Suprema Corte e advogados, possivelmente os de grande bancas advocatícias que hoje representam alguns dos quadrilheiros do mensalão, conspiram contra um ministro da Casa.
- Queria ver é quem teria aquilo roxo pra levar adiante a empreitada!


IMPOSTO DE RICO, SERVIÇO DE POBRE
Estudo com 30 países mostra que Brasil dá o pior retorno em bem-estar a contribuintes
SÃO PAULO — Entre os países que mais cobram impostos de seus cidadãos e empresas, o Brasil é o que proporciona o pior retorno em serviços públicos e bem-estar aos contribuintes dos recursos que arrecada. É o que mostra estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que a partir de dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas (ONU) relativos a 2011, compara a carga tributária dos 30 países que mais arrecadam impostos como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
No ranking dos países mais eficientes em converter impostos em bem-estar a seus cidadãos, a Austrália aparece em primeiro lugar, seguida pelos Estados Unidos. O Brasil fica na lanterna, atrás de emergentes do Leste da Europa, como Eslovênia (17º) e República Tcheca (16º), e de vizinhos latino-americanos, como Uruguai (13º) e Argentina (21º).
...
http://oglobo.globo.com/economia/imposto-de-rico-servico-de-pobre-6827373
- Nada como vivermos sob a égide de uma Constituição “Cidadã”!
- E é bom nem falar em Justiça que é uma lástima, praticamente inexistente, principalmente para a turma do andar de cima!

O LEÃO É GATA
O violento líder de uma quadrilha do Rio, em escuta autorizada da Delegacia de Homicídios, foi flagrado de namorico com um... travesti.
Nada contra, que sejam felizes. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 23.11.2012)
- Ah, danada, quer dizer que de dia é tigrão e de noite vira tchutchuca!

FAMÍLIA DE JAMELÃO PROCESSARÁ ESCOLA QUE O HOMENAGEIA
Rio -  Confusão no Carnaval carioca. Parentes de José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, um dos maiores intérpretes que a Mangueira já teve, querem processar a Unidos do Jacarezinho, que decidiu homenageá-lo no ano de seu centenário.
...
A família de Jamelão alega que a escola não negociou o direito pelo uso de imagem do cantor. O enredo "Puxador, não. Intérprete! Por mestre Jamelão", reverencia o artista morto em 2008, aos 95 anos.
Pelos cálculos do cantor e compositor Jamelão Netto, 32 anos, os direitos de imagem renderiam pelo menos R$ 800 mil.
...
- Bons tempos aqueles em que os sambistas e seus familiares se sentiam honrados em serem homenageados por uma escola de samba!
- País estranho este em que o “direito de imagem” virou uma fonte de lucro para herdeiros de celebridades e vultos históricos. Não faz muito tempo, um livro biográfico de um escritor foi proibido de ser editado, porque familiares de um poeta impediram que fossem publicadas fotos do biografado com o poeta!


TRABALHADORES DO ESTALEIRO DA OSX, DE EIKE, SÃO FLAGRADOS EM CONDIÇÕES SUBUMANAS
Após denúncias de trabalhadores que atuam na construção do estaleiro da OSX, empresa do grupo EBX do empresário Eike Batista, no Porto de Açu, na região Norte do Rio, fiscais do Ministério do Trabalho constataram na quarta-feira (28) que cerca de 200 empregados viviam em condições subumanas em um alojamento oferecido pela empresa na praia de Grussaí. As informações são do "RJ TV 2ª edição", da Rede Globo.
...
- São nessas horas preferia ser um mercedinha pra ficar instalado confortavelmente na luxuosa sala  do homem mais rico do Brasil, listado pela Forbes!

MINISTRO CARDOZO ENTRA NA MIRA DO PT
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entrou na mira do comando petista. Integrantes da cúpula do partido não escondem o desconforto com Cardozo e criticam o ministro de não controlar a Polícia Federal. A cúpula do PT tem sido surpreendida com as operações da PF.
“A Polícia Federal não respeita nem mesmo o Palácio do Planalto. Isso ficou claro com a investigação do escritório da Presidência em São Paulo”, disparou um dirigente petista, numa referência a operação Porto Seguro. Entre os indiciados pela operação está Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo. As críticas já foram levadas ao Palácio do Planalto.
- Eles gostam é que tudo seja amordaçado para que as tenebrosas transações não venham a público, fica mais fácil abafar, inclusive, nos altos escalões do nosso mavioso Poder Judiciário!


SE NÃO QUER PRESSÃO, VAI TRABALHAR NO BANCO DO BRASIL, DIZ FELIPÃO
Logo em sua primeira entrevista coletiva no retorno ao cargo de técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari já mostrou que continua com a língua afiada e provocativa.
Ao ser questionado sobre a inexperiência da atual equipe nacional e a pressão que os jovens jogadores podem sentir na Copa-2014, o treinador citou um banco concorrente a um dos principais patrocinadores da CBF, o Itaú.
"Se não quer pressão é melhor não jogar na seleção, vão trabalhar no Banco do Brasil, num escritório", disse Felipão. "Se o jogador entrar sem pressão, pensando que o objetivo seja apenas jogar a Copa... Tu não achas que nossos jogadores não sabem da importância de conquistar o título em casa?", completou o técnico do penta, em 2002.
...
- Língua afiada e provocativa, não, como de hábito, grosseiro, mal educado e desrespeitoso com uma classe de trabalhadores que conquistaram seus cargos através de concurso público e não, por indicação pelo rei de plantão, como é o caso do técnico da seleção.
- Fico imaginando, por exemplo, um caixa do banco que, diariamente, tem que aturar gente grosseira, mal educada, ignorante, boçal do tipo do Felipão e ainda ter que ouvir este destempero e desrespeito a funcionário!
- Para que não me encham o saco, não sou, nunca fui e nem tenho parente bancário!

quinta-feira, dezembro 06, 2012






















“O CUMPRIMENTO DA PENA EM REGIME INTEGRAL, POR SER CRUEL E DESUMANO IMPORTA VIOLAÇÃO A ESSES PRECEITOS CONSTITUCIONAIS”
(brocardo lapidar e emblemático de autoria do nobre ministro “garantista” aposentado do STF EROS GRAU em seu voto vencedor no HC 82959/SP que examinou a “constitucionalidade” do parágrafo 1°. do Art. 2°. Da Lei 8072/90 que determinava o cumprimento da pena em regime fechado para crimes hediondos,


AMENIDADES
O cara chega na delegacia e diz:
- Eu queria comunicar que minha esposa saiu de casa ontem pra caminhar e ainda não voltou, não ligou… algo errado aconteceu.
– Descreva sua mulher quando ela saiu pra saiu caminhar?
- Bem, ela estava com estas calças coladas no corpo, não lembro a cor, e levava meu cão junto…
- Que tipo de cão?
- Fox Terrier, uns 34 centímetros de altura, tem uma mancha preta no olho direito, a pata traseira esquerda é branca, é dócil, atende por Spike e tem um colar de bolinhas pretas penduradas no pescoço! Ah! Ele balança o rabo toda vez que vê alguma coisa de cor vermelha à sua frente, até hoje não sei porque isso!

JUIZ DA SATIAGRAHA DIZ QUE FORO PRIVILEGIADO É UM 'SISTEMA FALIDO'
Folha - Qual a repercussão do julgamento do mensalão no meio jurídico dos EUA?
Fausto Martin De Sanctis - A primeira coisa que surpreende nos EUA é o tempo de julgamento. Eles consideram inaceitável um julgamento demorar sete anos, um julgamento de primeira instância, como seria nos EUA, porque lá não há foro por prerrogativa de função [para casos como os julgados no mensalão]. Sempre achei inaceitável o foro de prerrogativa porque atenta à democracia, é um julgamento privilegiado. E totalmente ineficaz. O mensalão provou que o foro é um sistema falido.

Por que o mensalão é sinal de falência do sistema?
Eles [juízes nos EUA] perguntaram: 'Por que demorou tanto?' Eu falei que o Supremo está sobrecarregado, existem 200 milhões de processos no Brasil. A corte não tem condições, não quero dizer capacidade intelectual, digo que não tem condições de fazer face a essa demanda.

Qual seria o tempo razoável?
Um ano, um ano e meio.

Mas alguns ministros disseram que o mensalão só teve a decisão em tempo recorde para os padrões brasileiros justamente porque tramitou no foro privilegiado.
É que o brasileiro se conforma com a ineficiência. Eu não quero confrontar ministros, mas um julgamento de sete anos para [equivalente a] primeiro grau é lamentável.

O ministro da Justiça disse há poucos dias que a situação das cadeias é péssima. Como se falar em penas duras num sistema como esse?
Um estudo do Banco Mundial revelou que a situação das cadeias no mundo reflete o nível econômico e social mais inferior da população. O que se poderia esperar de um país como o Brasil, em que boa parte da população sobrevive em favelas e à margem da economia formal?

E do ponto de vista do mérito, o julgamento do mensalão é um divisor de águas? Que mensagem ele manda aos corruptos?
É visível a necessidade de experiência na Justiça criminal por parte dos juízes. Deixa claro que quando a corte decide como corte de primeira instância, que é como estão fazendo, o viés muda, e acaba ratificando e compreendendo muitas decisões tomadas pelas varas especializadas.

Em que sentido mudou o viés?
Os ministros agora estão adotando um pragmatismo jurídico. [Antes] eles decidiam levando em consideração a abstração dos valores constitucionais, mas agora, atuando de forma equivalente aos juízes de primeiro grau, levam também em consideração a realidade dos fatos concretos.

Quais são os buracos da nova lei de lavagem de dinheiro?
Incluíram na lei [a previsão de] que nenhuma medida pode ser tomada depois da extinção da punibilidade do crime antecedente. Isso é um erro grave. O dinheiro obtido ilicitamente jamais pode permanecer com o criminoso, ou com os sucessores do criminoso. E a lei agora estabeleceu isso. Lavagem nada mais é do que máquina de realização de mais e mais crimes. Lavagem é a perpetuação do crime organizado.

O que ocorre hoje em São Paulo com a morte dos policiais e suspeitos, do que se trata?
A certeza da impunidade. Acho que hoje o policial brasileiro está totalmente abandonado. O policial não tem nenhuma estrutura de apoio institucional. O policial é massacrado. O policial é malvisto. E o policial não é só um policial, ele representa a sociedade. O que está acontecendo é uma guerra civil.

Por outro lado, não se abre o risco de extermínio de suspeitos? Como lidar com os excessos da polícia nesse quadro de guerra?
Quando se está em guerra, se está em guerra. Então os excessos vão existir. O que acontece no Brasil é que se fecham os olhos à guerra. Agora, não quero referendar excessos, pelo amor de Deus. Acho o seguinte: estamos tratando de guerra, e guerra tem que ter legislação de guerra. E cadê a legislação? O crime organizado está tomando conta de tudo.

O STJ considerou, em votação na turma, que as provas colhidas durante a Operação Satiagraha são ilegais. Qual sua reação, as provas são ilegais? O TRF não havia considerado válidas essas mesmas provas?
De fato, o tribunal considerou válidas. Mas eu não posso falar sobre esse fato concreto, isso ainda deverá ser objeto de apreciação pelo Supremo, em recurso.

NOVA CPI NA CBF
O governo está preocupado com o envolvimento de Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF, nas investigações da Operação Durkheim pela Polícia Federal. Avalia que o fato cria ambiente para o funcionamento de uma nova CPI da CBF. O deputado Romário (PSB-RJ) começa hoje a coletar assinaturas para investigar os contratos da CBF com a TAM e para os jogos amistosos. (coluna Panorama Político – O Globo – 28.11.2012)
- Não com que se preocupar, afinal, a bancada da bola é fortíssima, já derrubou uma e não custa derrubar outra, além do mais, embora afastado pra inglês ver, o Godfather ainda dá as cartas lá de Miami!

SENADOR PROPÕE CRIAÇÃO DE DATA COMEMORATIVA: 'DIA DO MENSALÃO'
BRASÍLIA - O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou em Plenário, nesta sexta-feira, ter apresentado nesta semana projeto de lei com o objetivo de instituir o dia 12 de novembro de 2012 como o "Dia do Mensalão". Para o senador, a data representa um "marco de combate à corrupção no Brasil". Foi nesta data que o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a pena do ex-ministro José Dirceu no julgamento da ação penal 470.
Na justificação do projeto (PLS 421/2012), o senador diz que, com o julgamento do mensalão pelo Supremo, "o país inaugurou um novo paradigma, um novo Judiciário, um novo conceito de ética, de moral, de consideração e respeito ao povo brasileiro".
...
- Então teremos feriado nacional com sessão solene nas duas respeitabilíssimas Casas do Congresso Nacional!
- Me poupem!

PARA JOSÉ DIRCEU, CASO ROSEMARY É 'OPERAÇÃO MENSALÃO 2'
O ex-ministro José Dirceu chamou de "Operação Mensalão 2" as repercussões da investigação da Polícia Federal que envolvem a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha, que o assessorou por cerca de 12 anos e depois ficou muito próxima do ex-presidente Lula, com quem mantinha relação de intimidade.
...
- Começou a temporada de Cretinice 2, o resto das baboseiras e sandices a gente já conhece de cor e salteado, é tudo invenção da imprensa reacionária, a PF tucana, do Ministério Público e do Judiciário que servem a zelites, como diria João Ubaldo !

GATO MODERNO
Acredite. A Light encontrou ontem um “gato” que era acionado por controle remoto no restaurante Galeto Maneiro, em Jacarepaguá, no Rio.
Foi o primeiro do tipo descoberto pela empresa. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 23.11.2012)
- Conta isso pra um coreano do Sul, depois sai correndo pra não levar um mata leão, porque ele pode pensar que ta sendo sacaneado por você!

GOVERNO DARÁ INCENTIVO FISCAL A CLUBES
Medida vai atender às associações de futebol que profissionalizarem a gestão, garante ministro Aldo Rebelo
24 de novembro de 2012 | 23h 32
BRASÍLIA - O governo finaliza um pacote com medidas de incentivo fiscal para beneficiar os clubes de futebol e entidades esportivas que aderirem a um programa voluntário de profissionalização de gestão. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, parte dessas medidas fará parte do decreto de regulamentação da Lei Pelé que será anunciado brevemente pela presidente Dilma Rousseff. O pacote está na Casa Civil.
Em entrevista ao Estado, o ministro disse que as medidas estão fundamentadas em estudos consistentes indicando que o incentivo tributário gera benefícios de mão dupla, pois o governo pode ganhar com o aumento do que chamou de "PIB do esporte".
...
- Na Pátria Mãe Gentil, nada como ser mal administrador!
- Deixa eu ver se entendi: os caras administram mal os clubes, fazem tenebrosas transações e o meu e o seu dinheirinho entra na dança!
- Enquanto isso...
COM AS AMBULÂNCIAS PARADAS EM NOVA IGUAÇU, VIZINHOS RECORREM À AJUDA DE MECÂNICO
Há cerca de um mês sem atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), moradores de Nova Iguaçu são obrigados a recorrer aos vizinhos. Mas, há bem mais tempo, o mecânico Adriano de Almeida Alexandrino, de 31 anos, funciona como uma espécie de socorrista 24 horas, na Rua Dona Júlia. É o Sama da Posse. Na manhã de quinta-feira, o mecânico chegou à UPA do bairro Botafogo com Nadir Araújo nos braços. A senhora de 81 anos, que sofreu uma fratura no fêmur há um ano, teve sua saúde desestruturada desde o acidente.
— Minha mãe estava trêmula e passou mal em casa. Chamei o Adriano e ele a trouxe na mesma hora. É a segunda vez que ele a socorre. Esse menino é um anjo — disse a filha de Dona Nadir, Sônia, de 51 anos.
A menos de um quilômetro da UPA, fica o depósito público da Prefeitura de Nova Iguaçu. No local estão abandonadas sete ambulâncias, totalmente sucateadas. Parte da verba do Samu é enviada pelo Ministério da Saúde, que, desde janeiro, repassou R$ 1,74 milhão para a Prefeitura de Nova Iguaçu. O órgão informou que a partir das denúncias abrirá uma sindicância, sem data definida para apurar o caso. Já o Ministério Público Federal disse que já possui um inquérito civil público, que apura o abandono de ambulâncias do Samu pela prefeitura.
...
http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/com-as-ambulancias-paradas-em-nova-iguacu-vizinhos-recorrem-ajuda-de-mecanico-6805937.html#axzz2CyJ2lfz5
- Nada como vivermos sob a égide da Constituição “Cidadã”!
- Pergunta se alguém será responsabilizado por esta desídia! 

CORPORATIVO
A OAB entende que qualquer veto à advocacia de filhos de ministros em tribunais superiores, como Barbosa deseja propor ao CNJ, será um "ataque ao livre exercício da atividade" se não estiver sob a forma de lei. (coluna Painel – Folha – 23.11.2012)
- É muito justo, moral e ético, mesmo não havendo impedimento em lei, que filhos de magistrados atuem em tribunais, cujos pais são magistrados, principalmente, na terra de Macunaíma!
- Nos discursos, todos são ótimos e republicanos, mas na prática...

CRISE NA FÁBRICA
A Bayer ameaça fechar sua fábrica em Belford Roxo, RJ, que gera 700 empregos diretos e 2.000 indiretos.
É que gente do governo propôs suspender a norma antidumping (evita que firmas baixem preços para prejudicar rivais) para o MDI, matéria prima das espumas de isolamento de geladeiras, que a Bayer produz sozinha aqui. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 14.11.2012)
- Bem feito, quem manda os colonizados concederem privilégios do monopólio, agora, agüentem a chantagem!

POLÍCIA PRENDE OITO DE TORCIDA ORGANIZADA
Delegado diz que flamenguistas usavam táticas militares
RIO — Impedida desde agosto de frequentar os estádios do país por seis meses, devido a um termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com o Ministério Público, a Torcida Jovem do Flamengo sofreu um novo baque. Nesta quinta-feira, oito integrantes do grupo — incluindo o presidente — foram presos durante a Operação Fair Play, da Polícia Civil, realizada na capital, na Região Metropolitana e no interior do Rio. Eles são investigados pelo assassinato de Diego Martins Leal, torcedor do Vasco, de 30 anos, morto numa briga com flamenguistas no dia 19 de agosto, em Tomás Coelho. O delegado da Divisão de Homicídios da capital, Rivaldo Barbosa, disse que ficou clara a utilização de ensinamentos militares pelos integrantes da torcida. De acordo com ele, o grupo usava batedores e escolta armada em suas ações criminosas.
O presidente de Finanças do Flamengo, Michel Levy, deverá ser ouvido hoje na DH, como testemunha. Em nota, o clube afirmou que “repudia qualquer tipo de violência”.
A gente pode dizer que isso é uma organização criminosa — disse o delegado Rivaldo Barbosa. — Quem está ligado à milícia, tráfico de drogas e de armas não é integrante de torcida organizada.
...
- Que é isso delegado, na republiqueta paraíso da impunidade, com “as leis mais avançadas do mundo” não se pode falar em organização criminosa, eis que não tem em seu ordenamento jurídico tipificação para tal, no máximo uma quadrilhazinha com aquelas “penas duras” que conhecemos e quanto chegam a ser julgada vem a extinção da pena pela prescrição ou, no máximo, no maxímo, a condenação no semiaberto que ninguém cumpre, e, muito menos fiscaliza!

PILATOS
Na semana em que a CPI discutia a prorrogação do prazo de seus trabalhos, o relator Odair Cunha (PT-MG) tentou ser recebido por Dilma Rousseff para discutir o assunto. A proposta foi rejeitada pela presidente.
Domínio... Chamou a atenção da oposição que, ao indiciar Fernando Cavendish, da Delta, o relatório use argumento parecido com o que setores do PT criticam na condenação do ex-ministro José Dirceu no mensalão.
... do fato
"Não é crível que a sociedade entre Carlos Cachoeira e Cláudio Abreu não tivesse o aval da direção nacional da empresa", escreveu o relator petista. (coluna Painel – Folha – 24.11.2012)
- Ah é, é, ah é, é, então tá!

É VERDADE
O assessor do MEC Marcio Barbosa Lima, um dos investigados pela Operação Porto Seguro, que faz dourorado na UnB, é autor de tese de mestrado na Unicamp que tem como título: “Contribuição ao Estudo da Mentira na Vida Cotidiana”. (coluna Panorama Político – O Globo – 28.11.2012)
- Temático, o distinto, hein!
- Aliás, o cinismo e despudor na republiqueta amoral e aética é tão grande que, segundo matéria do JN (27.11.2012), um cretino ligou para um destes corruptos pedido emprego por tráfico de influência, inclusive, citando os cargos preferidos, dentre eles o de secretário-executivo do Ministério do Turismo, com o seguinte fundamento, seu nome “apareceria como indicação técnica e MORALIZADORA para a pasta!

NOME DO DEPUTADO SANDRO MABEL APARECE NA INVESTIGAÇÃO
SÃO PAULO - Os documentos que indicam a possibilidade de participação dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Sandro Mabel (PMDB-GO) no suposto esquema de corrupção comandado pelo ex-diretor da Anac Paulo Vieira foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF), que pode decidir pela abertura de investigação contra os dois parlamentares.
— Os documentos foram separados da investigação e encaminhados (ao STF). Lá, vão decidir se há elementos para gerar uma investigação — afirmou a procuradora Suzana Fairbanks Oliveira Schnitzlein, responsável pela investigação que resultou na Operação.
...
- Pra variar, injustamente, claro, os nomes de Suas Excelências sempre aparecem nestes casos, digamos, polêmicos!

CAIXA INVESTIU R$ 600 MILHÕES EM 2010 PARA VIRAR SÓCIA DE GRUPO INSOLVENTE
A Caixa Econômica Federal usou R$ 600 milhões do FI-FGTS para investir na Rede Energia, em 2010, e se tornar sócia de uma companhia insolvente que sofreu intervenção da agência reguladora do setor dois anos depois.
O FI-FGTS é um fundo de investimento formado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Dona de oito distribuidoras, a Rede Energia cobre 34% do país, atende 10% da população em seis Estados.
Juntos, BNDES e Caixa adquiriram 41% do capital total do grupo. Têm 16% e 25%, respectivamente. O controlador, Jorge Queiroz de Moraes Jr., tem 29%, e o restante está pulverizado no mercado.
...
- Pergunta que não quer calar: que banqueiro privado faria um “negoção” destes?!

PASTOR QUE FAZIA ‘CURA GAY’ É PRESO POR ABUSO SEXUAL DE DOIS HOMENS
MINESSOTA, EUA — Um pastor de Minessota foi preso na última quinta-feira acusado de abusar sexualmente de dois homens durante sessões de “aconselhamento para se libertar de tendências homossexuais” em uma organização cristã anti-gay. De acordo com o jornal local “Kare 11”, o reverendo Ryan J. Muehlhauser - casado e pai de dois filhos - responde a oito acusações criminais por abuso sexual de rapazes que passavam pela “terapia” indicada pelo pastor. Ele pode pegar até dez anos de prisão por cada um dos crimes.
Os abusos teriam ocorrido em datas diferentes: de outubro de 2010 a outubro de 2012, e entre março e novembro deste ano. Uma das vítimas disse a polícia que continuou as sessões mesmo depois do abuso porque acreditava se tratar de um aconselhamento espiritual. Além de ser consultor na organização cristã anti-gay Outpost, Muehlhauser atuou como pastor na Igreja Cristã Lakeside, em Minnesota, por 22 anos.
- Que injustiça, vai ver que ele estava fazendo a prova final pra ver se eles estavam mesmo “recuperados”!
- Estes caras são muito cínicos!

‘LIVROS’ ERAM APENAS LIVROS, DIZ VICE DOS CORREIOS, INVESTIGADO PELA POLÍCIA
SÃO PAULO - Investigado pela Polícia Federal por supostas ligações com o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, o vice-presidente jurídico dos Correios, Jefferson Carús Guedes, afirma que, quando fala em “livros”, em diálogos com Vieira, está citando de fato livros e não dinheiro, conforme suspeita a PF.
A expressão “livros” marca diversos diálogos entre Paulo Vieira e Guedes, que teria sido acionado para ajudar uma empresa a disputar licitações para franquia dos Correios. Em uma das transcrições, Guedes diz que encheu uma “caixa com perto de cem títulos”. “O vice-presidente realizou doação de mais de 200 livros para a biblioteca da faculdade da família de Vieira, a Facic” e tem uma biblioteca particular de “cerca de 4 mil livros”, informou Guedes por meio de sua assessoria. Guedes confirmou que a empresa ligada a Vieira, a LM Negócios Inteligentes, participou de licitações para franquia de agência dos Correios, mas foi inabilitada em todas.
...
- Com certeza é, até porque o país é pródigo em literatos.
- Livros são livros, da mesma forma que, para traficantes, farinha (cocaína) é farinha e café (maconha) é café. É possível que eruditos dos altos escalões do Poder Judiciário acreditem e ainda chamem os policiais federais de tiras hermeneutas, como habitualmente costumam fazer, desrespeitando os agentes públicos!

DILMA DIZ QUE SELEÇÃO TEM RESPONSABILIDADE EM APRESENTAR FUTEBOL BONITO
A presidente Dilma Roussef disse que o Brasil tem uma "dupla responsabilidade" a partir do ano que vem. Uma delas é dentro de campo.
"A primeira [responsabilidade] é apresentar o futebol bonito, que honre a seleção brasileira pentacampeã mundial", afirmou Dilma, em pronunciamento antes do sorteio que definiu os grupos da Copa das Confederações-2013, que vai de 15 até 30 de junho, no Anhembi, em São Paulo.
...
- Com os retranqueiros e decadentes Flipão e Parreira, nem pensar, presidente, nem pensar!


ROSEMARY NORONHA LEILOA HONESTIDADE NA INTERNET
Acusada de cobrar royalties de empresas que faziam negócios com o governo federal, Rosemary Noronha resolveu leiloar sua honestidade na internet. "Aos desconfiados, tenho exames que comprovam que minha honestidade está intacta. Nunca foi usada", explicou a ex-secretária do escritório da Presidência em São Paulo.
O gesto ganhou adesão de membros do PT. José Dirceu anunciou que leiloará sua maldade e Marta Suplicy iniciou um pregão online de sua soberba. Antonio Palocci convocou empresários para comunicar que abrirá uma empresa de consultoria em leilões eletrônicos. Eduardo Suplicy reuniu populares para explicar seu projeto do Lance Mínimo.
No final da tarde, Rosemary havia recebido 666 propostas. A Polícia Federal iniciou a operação "Quem dá mais" para apurar denúncias de desvio de lances.
Até o fim deste fechamento, o leilão era liderado por um publicitário de Minas Gerais que não quis ser identificado
Animada com a mobilização do partido, a presidenta Dilma Rousseff convocou a imprensa para anunciar que leiloará o Ministério da Pesca. Minutos depois, a Bolsa caiu.
“É a pá de cal no processo de privatizações”, lamentou Fernando Henrique Cardoso, que decidiu adiar o IPO de sua vaidade.