

OPINIÃO“Os casos que são ventilados pela imprensa envergonham o país. São crimes do Estado contra o povo”. (ministro-presidente do STF Celso Peluso sobre o sistema carcerário brasileiro – fonte: O Globo – 17.04.2010)
- Pois é, sério ministro, é como digo sempre aqui, isto sim é que é vingança da sociedade, mas, “iluminados” e “governantes” dos três Poderes da republiqueta acham que vingança seriam leis mais rigorosas pra bandidagem cruel e extinção, em alguns casos, de progressão de pena que, diga-se de passagem, contrariando os anseios da sociedade, o respeitabilíssimo STF ampliou, beneficiando os autores de crimes hediondos, e, pelo jeito, os responsáveis andam satisfeitos com a atual situação dos cárceres (ou masmorras???), veja, por exemplo, o que diz o nobre diretor do Departamento Penitenciário Nacional Dr. Airton Michels, conforme publicação de O Globo (17.04.2010): “Nós vamos sair dessa crise. Não entro nessa política de terra arrasada. Esse discurso eu ouço há 40 anos”, como se o dele também não ouçamos durante os mesmos 40 anos!
- Aliás, não é só o sistema carcerário que envergonha o país não, com certeza, envergonha o país, por exemplo, a educação, a impunidade aos menores estudantes que hoje em dia dão cadeiradas em professores, espancam outros colegas em gangues, traficam drogas, vão à escola armados, depredam o estabelecimento de ensino, a falta de escolas descentes, obrigando os cidadãos soltos, que não cometeram crimes e não sonegaram impostos, a pagar escolas particulares para seus filhos, a péssima Saúde Pública do país, obrigando aos brasileiros terem um plano de saúde pra não morrer na fila do SUS, a roubalheira do dinheiro público impunemente, e, para não me estender muito, o nosso Poder Judiciário, mormente, a segunda instância, a meu juízo cúmplice da impunidade que graça por todo o país e, a título de ilustração, fiquemos nestes dois exemplos, pra não dizer que clamo por justiça de classes, um do andar de cima e outro do andar de baixo.
PRIMEIRO