sábado, agosto 08, 2015






FALA QUE O ARMÁRIO AÍ É FEIO, FALA!

AMENIDADES
Manoel chega em casa muito triste. Sua esposa Maria vai logo lhe perguntando:
-Por que você está tão abalado?
E Manoel, desolado, diz:
-Acho melhor não falar nisso agora.
-Vamos me diga…
-Ah Maria, aconteceu uma tragédia…Estive no médico e ele me disse que eu vou ser castrado!
-Castrado??Por quê???
-Peguei um tal de colesterol. E o doutor me disse com todas as letras que a única solução para mim é cortar os ovos!!!

OPOSIÇÃO INSCREVE DILMA EM VIAGEM INAUGURAL DO TITANIC II; CONHEÇA OUTROS 5 BRASILEIROS
A oposição desistiu de pedir o impeachment da presidente Dilma e resolveu pensar no longo prazo: inscrever o nome dela na lista de passageiros da viagem inaugural da segunda versão do transatlântico Titanic, programada para 2016. “Autorizo a presidente a decolar do aeroporto de Cláudio diretamente para a cidade de Southampton, na Inglaterra, para pegar o Titanic II. Mas a passagem é de terceira classe”, disse o senador Aécio Neves.
O deputado Eduardo Cunha também teve seu nome colocado na lista, mas já preparou uma manobra para que a lista seja refeita. Cunha também pretende se escalar no papel de Leonardo DiCaprio no filme Titanic II, que já está sendo programado para o caso do navio naufragar.
A atriz Luana Piovani é outra que teve seu nome colocado na lista de espera. Alguns de seus seguidores do Twitter se reuniram para se vingar dos xingamentos da atriz. “Depois de ter afogado vários seguidores em lágrimas na redes sociais, chegou a vez dela de se afogar”, disse uma ex-fã da atriz.
O apresentador Gugu Liberato se inscreveu na lista logo após saber das outras pessoas odiadas pelo povo que estavam inscritas. “Dá para entrevistar muita gente polêmica para o programa, nunca mais precisarei entrar em presídio”, disse o apresentador.
O jogador de futebol Herrera também apareceu na lista, depois de ter perdido um gol que causou revolta entre os torcedores do Vasco. “Do jeito que é cego vai ser último a ver o iceberg”, disse um torcedor revoltado.
O cantor Lobão acabou se inscrevendo na lista por vontade própria, achando que o navio iria para Miami. “Me falaram que era um navio para Miami, não sabia que era o Titanic II, mas se não vai para Cuba para mim está tudo bem”, disse o cantor.


CAETANO E GIL PEDEM QUE ROGER WATERS NÃO FAÇA SHOW EM BRASÍLIA
ISRAEL - Caetano Veloso e Gilberto Gil enviaram hoje, via parabolicamará, uma carta aberta a Roger Waters (sem crase). "Caro Roger, the world is spinning round slowly. There's nothing you can show me from behind The Wall. Nasci lá na Bahia de mucama com feitor. O meu pai dormia em cama, minha mãe no pisador", introduziu Caetano Veloso. Gil completou: "Uma lata existe para conter algo. Mas quando o poeta diz lata, pode estar querendo dizer o incontível."
Em seguida, após o preâmbulo, em trecho escrito por Paula Lavigne, a carta pede que Roger Waters boicote Brasília. "Procure saber e não venha a Brasília", diz o trecho, tão eficiente quanto objetivo.
No final da tarde, Barack Obama se ofereceu para intermediar o entendimento entre Caetano, Gil e Roger Waters. "Já derrubei o boicote a Cuba (sem crase), cheguei a um acordo nuclear com o Irã e resolvi o impasse de Guantánamo", ponderou Obama. "Estou preparado para enfrentar questões de maior envergadura", arrematou.

REPRISES DE JOGOS DO VASCO VÃO SUBSTITUIR TOMARA QUE CAIA NA GLOBO: “MUITO MAIS ENGRAÇADO”
Quem disse que uma fase ruim não pode trazer novos negócios? Os engraçadíssimos jogos do Vasco terão uma horário exclusivo na maior emissora do Brasil.
A Rede Globo anunciou que as reprises dos jogos do Vascão vão substituir o programa Tomara que Caia. Segundo diretores da emissora, os jogos do clube carioca são muito mais engraçados do que a nova atração global.
“Muitos defenderam que o Tomara que Caia é inovador, mas inovador mesmo é o Vasco, que tem aquele humor pastelão, quase acidental, que mata o torcedor de rir em casa, e o vascaíno de raiva. O programa vai se chamar “Vai Cair””, disse o diretor Bruno Mezenga.
A diferença é que, no Vasco, o dono na piada é o Eurico Miranda, não você.

APÓS VAZAMENTO DE MENSAGENS CONFUSAS NO CELULAR, MARCELO ODEBRECHT É CONTRATADO PARA ESCREVER DISCURSOS DE DILMA
БРАЗИЛИЯ - A sintaxe precária de Marcelo Odebrecht chamou a atenção da Secretaria de Comunicação Social da Presidenta da República. "Finalmente encontramos um cidadão fluente em frases desconexas, raciocínios inconclusos e referências que ninguém entende", comemorou Edinho Silva. "Encontrei a pessoa ideal para escrever os discursos de Dilma Rousseff", celebrou.
Marcelo Odebrecht se juntará ao time de redatores que inclui homens e mulheres sapiens como a cantora Vanusa, o compositor Carlinhos Brown e o ex-juiz José Roberto Wright. "Feliz RE. Estratégia catatau. Alhures", declarou, emocionado, o presidente da Odebrecht.
O primeiro trabalho de Marcelo Odebrecht com sua nova equipe será traçar a estratégia argumentativa oral da presidenta para defender as pedaladas fiscais. 

SERTANEJO QUE SE ARREPENDEU DE BOTOX NA BOCA ADMITE: QUERIA VIRAR O PATO DONALD HUMANO
O sertanejo universitário Tiago, da dupla Tiago & Hugo, usou as redes sociais para exibir sua nova intervenção estética: uma aplicação de botox na boca.
“Como eu não uso minha boca para nada, resolvi arriscar”, disse ele num vídeo. “Só que o resultado ficou meio estranho, fiquei com bico de pato”, completou.
Tiago sustentou a versão de que teria sido uma “barbeiragem” de seu cirurgião plástico até o próprio vir a público e declarar que o sertanejo havia feito o pedido específico: quero ser o Pato Donald Humano.
“Ele me disse que com a morte do Ken Humano, havia um vácuo no mundo das celebridades, uma lacuna que ele poderia preencher tornando-se outro personagem. Sugeri o botox na boca e o nome ‘Pato Donald Humano’. Ele topou”, disse o cirurgião Yvo Brazil.
“Realmente eu devo admitir que meu médico fez o que eu pedi. Agora só me resta assumir o personagem. Não será difícil para mim, uma vez que já ando por aí com três sobrinhos mesmo não tendo irmãos”, disse.

PARA EQUILIBRAR, CBF ADOTA MEDIDAS EM PARTIDAS DO VASCO
Novidade no Brasileirão. A CBF estudou uma saída para deixar os jogos do Vasco mais equilibrados e a solução encontrada foi obrigar os adversários do Vasco a fazerem dois gols para valer um. O motivo da mudança é a péssima atuação do clube cruz-maltino diante do Palmeiras – e em todo p Brasileirão.
“Você sabia que estatisticamente, a cada nascimento na China, o Vasco leva um gol? Eu, como dirigente da entidade máxima do futebol brasileiro, preciso zelar pelos clubes tradicionais. Vou ajudar a salvar o Vasco”, explicou Atila Drão, um do diretores da CBF.
E o auxílio não deve parar por aí. Segundo a CBF, mais ações serão tomadas e o Olé do Brasil traz essas informações com exclusividade. Confira abaixo:
O adversário só poderá chutar de fora da área
Não vale bomba (chute forte) contra o Vasco
Os adversários poderão dar apenas dois toques por jogada
O goleiro adversário poderá segurar a bola por apenas 2 segundos, não 7
O goleiro adversário jogará de costas
Falta a favor do Vasco perto da área sera pênalti
O treinador vascaíno, Celso Roth, gostou: “Ótima notícia, principalmente porque esta deve ser a única solução para o nosso time”, disse.

TEMOR DE QUE LATINO FAÇA MÚSICAS DE CORNO APÓS TRAIÇÃO PARALISA O PAÍS; SAIBA OS DETALHES
O casamento do cantor Latino e da atriz Rayanne Morais chegou ao fim na tarde de ontem entre muitas especulações. Entre elas, a que mais preocupa o público é a possibilidade de que ele tenha sido traído e que isso sirva de inspiração para novas músicas, desta vez com a tradicional temática “de corno”.
Segundo pesquisa do instituto Datafolha, 90% dos brasileiros vivem a apreensão de que Latino lance músicas lamentando a possível traição. Entre os sertanejos entrevistados, 100% têm medo de que suas músicas de “sofrência” sejam plagiadas.
Em uma longa carta enigmática na qual citou cinco vezes a palavra “galho”, três a palavra “antena”, oito a palavra “berrante” e cinco a palavra “chifre”, Latino abriu o coração. “O cristal que se quebra com uma bimbada fora do casamento não cola se é a mulher que faz e não eu”, desabafou.
Latino tinha uma entrevista coletiva marcada para a manhã de hoje no saguão de um hotel de luxo no Rio, mas não conseguiu passar na porta do hotel.

FACEBOOK PROÍBE POSTAGEM DE SELFIES NO RIO COM A LEGENDA “O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO”
O Facebook mudou sua política de fotos e proibiu hoje a postagem de selfies no Rio com a legenda “O Rio de Janeiro continua lindo”. De acordo com o comunicado, se a cidade continua linda nada mudou. Então não é necessário postar esse tipo legenda. Essa não é a primeira vez que um clichê é proibido na rede.
Um executivo da rede, que pediu para não ser identificado, explicou a medida. “Temos que ir com cuidado porque se eliminarmos todos os clichês pode ser que simplesmente não exista mais conteúdo para ser compartilhado. É aquela história: melhor prevenir do que remediar”

quinta-feira, agosto 06, 2015







PENSAMENTO DO DIA
Não vemos assassinatos neste tipo de escala, com este tipo de frequência, em qualquer outra nação avançada na Terra. Cada país tem pessoas violentas, odiosas ou mentalmente instáveis. O que é diferente é que nem todos os países são inundados com armas de fácil acesso. (presidente dos Estados Unidos Barack Obama em 19.06.2015 depois que um psicopata racista matou oito negros numa igreja da comunidade Negra na Carolina do Sul – fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/tiroteio-na-carolina-do-sul-expoe-praga-do-racismo-nos-eua-diz-obama-16506426)
- Aqui também, presidente, só que aí as penas costumam ser a altura do crime praticado, mas aqui na republiqueta “humanista” acontece a mesma coisa mas, o bizarro ordenamento jurídico e o inacreditável Poder Judiciário colocam os assassinos na rua a rapidez de um raio, sem falarmos que réus confessos vão às delegacias se declaram autores do homicídio, em alguns casos entregam as armas, e saem tranqüilamente pela porta da frente, como se não bastasse, os “iluminados” dos três podres Poderes acham que temos “as leis mais avançadas do mundo” e que primamos pelos “direitos humanos”!

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO APROVA PROJETO QUE PREVÊ VALES-TRANSPORTE PARA PARENTES DE PRESOS E CAUSA POLÊMICA
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, nesta quinta-feira, um projeto de lei do deputado estadual Andre Ceciliano (PT) que prevê vales-transporte - ou auxílio transporte - para os parentes e visitantes de presos comprovadamente necessitados. Para se tornar lei, a inciativa ainda tem que ser sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão.
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, nesta quinta-feira, um projeto de lei do deputado estadual Andre Ceciliano (PT) que prevê vales-transporte - ou auxílio transporte - para os parentes e visitantes de presos comprovadamente necessitados. Para se tornar lei, a inciativa ainda tem que ser sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão.
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, nesta quinta-feira, um projeto de lei do deputado estadual Andre Ceciliano (PT) que prevê vales-transporte - ou auxílio transporte - para os parentes e visitantes de presos comprovadamente necessitados. Para se tornar lei, a inciativa ainda tem que ser sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão.
...
Em sua justificativa, André Ceciliano diz que “cabe ao Estado evitar que as famílias dos custodiados venham a ser penalizadas também ao arcarem com o altíssimo custo das passagens de transportes”.
Segundo a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), atualmente a população carcerária do Rio é de cerca de 43 mil presos. O projeto - chamado de Programa de Humanização no Atendimento aos Familiares e Visitantes de Detentos sob Custódia.” - considera familiares “todos os que tenham parentesco até o 3º grau com os detentos”.
Já os visitantes são aqueles que “por afinidade, dever de ofício, solidariedade ou por outras motivações, façam visitas aos detentos nas instalações prisionais do Estado”. Para ter o benefício, as pessoas terão que comprovar a necessidade dele.
Além do polêmico vale-transporte, o projeto de lei prevê ainda novas regras durante as visitas:
- garantia de ingresso em todos os estabelecimentos prisionais dos visitantes que cumprirem as normas de segurança estabelecidas;
- adoção de medidas para evitar a formação de filas;
- mais rapidez no processo de revista.
- atendimento social e psicológico aos parentes e visitantes dos presos;
- acesso a programas sociais do Estado pelos parentes dos detentos;
- uso de um percentual do que for produzidos pelos presos;
- atendimento médico nos locais de visita.
...
LISTA DE DEPUTADOS QUE APROVARAM VALE-TRANSPORTE PARA VISITANTES DE BANDIDOS PRESOS, PAGO COM O NOSSO DINHEIRO
Votaram “sim” os Srs. Deputados:
- Ana Paula Rechuan,
– André Ceciliano,
– Bebeto,
– Benedito Alves,
– Bruno Dauaire,
– Carlos Minc,
– Daniele Guerreiro,
– Dionísio Lins,
– Dr. Julianelli,
– Dr. Sadinoel,
– Edson Albertassi,
– Eliomar Coelho,
– Enfermeira Rejane,
– Fábio Silva,
– Jânio Mendes,
– Jorge Fellipe Netto,
– Luiz Martins,
– Luiz Paulo,
– Luiz Martins,
– Marcelo Freixo,
– Marcelo Simão,
– Márcia Jeovani,
– Martha Rocha, (ex-delegada)
– Milton Rangel,
– Nelson Gonçalves,
– Paulo Ramos,
– Pedro Augusto,
– Pedro Fernandes,
– Renato Cozzolino,
– Rosenverg Reis,
– Samuel Malafaia,
– Tânia Rodrigues,
– Thiago Pampolha,
– Tia Jú,
– Tio Carlos,
Wagner Montes,
– Wanderson Nogueira,
Zaqueu Teixeira, (ex-delegado)
– Zidan
Total de votos, 41; votos “sim”, 38; votos “não”, 3; abstenção, 0.
O Projeto está aprovado. Vai a Autógrafo.
- É ou não é um país de bandidos feito para bandidos?
- Ao saber destas excrescências, fico imaginando parentes das vítimas de latrocínios que, ao menos, tiveram dinheiro para dar um enterro digno aos seus entes queridos; parentes de mulheres assassinadas pelos companheiros e ex-companheiros; parentes de viciados em drogas que estão na sarjeta ou nas cracolândias republiqueta afora, vivendo como zumbis; parentes e as próprias vítimas de estupros, seqüestros, seqüestros-relâmpagos, roubo à mão armada em que as vítimas ficaram feridas gravemente ficando paraplégicas ou de qualquer forma impossibilitadas de trabalhar, de pedofilia, como devem se sentir sabendo que votaram nesta laia, regiamente remuneradas com o seu dinheiro, para aprovarem uma lei obrigando o Estado, sustentado por eles através de seus impostos, que também vão pagar passagem pra família de bandidos até o 3°. grau, seus algozes, e seus visitantes, além de patrocinar atendimento psicológico, como se não bastasse o Bolsa-Bandido garantido às famílias das escórias pelo “progressista e humanitário” governo federal!
- Ah, já ia me esquecendo, “por afinidade, dever de ofício, solidariedade ou por outras motivações” contido na republiqueta lei aprovada,  leia-se: amantes dos vagabundos ou membros das quadrilhas que vão visitar os vermes pra prestarem contas aos seus chefes!
- Só nesta republiqueta de bandido, mesmo!
- Ah, achou pouco, então lá vai...
PROIBIDA A DIVULGAÇÃO DE FOTOS DE PRESOS SEM CONDENAÇÃO DEFINITIVA
Para a Defensoria, a decisão proíbe a apresentação de presos a jornalistas: uma resolução de 1991 já impedia esta prática
Rio - Decisão tomada pela desembargadora Renata Machado Cotta na última segunda-feira proíbe que a polícia do estado divulgue imagens de presos que não tenham recebido condenação definitiva. Ao não aceitar recurso do governo do Rio, ela restabeleceu a validade de liminar concedida, em 2014, pelo juiz Afonso Henrique Ferreira Barbosa, da 1ª Vara da Fazenda Pública, em ação aberta pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública. Em abril, a desembargadora chegara a suspender os efeitos da decisão da primeira instância.
Sem apresentações
Para a Defensoria, a decisão proíbe a apresentação de presos a jornalistas: uma resolução de 1991 já impedia esta prática.
Com justificativa
O juiz admitiu, porém, a divulgação de imagens de presos quando houver justificativa prévia da polícia.
Menos abusos
Para o defensor Daniel Lozoya, a decisão evita “o pré-julgamento, o abuso de autoridade e também a exibição sensacionalista de uma pessoa presumidamente inocente antes do processo legal”.
- Conta isso num país sério.
- Enquanto isso...
MECÂNICO DA BICICLETA DE MÉDICO MORTO LEMBRA QUE LEVOU 4 FACADAS
jovem foi uma das 2.183 pessoas que, segundo a OAB do Rio de Janeiro, foram atacadas a faca no estado, em 2014.
Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Jorge sabe bem o que é isso. Por coincidência, ele é funcionário da loja onde o doutor Jaime consertava a bicicleta.
Um tipo de crime que está assustando o Brasil provocou mais uma morte esta semana. Um médico foi assassinado a facadas enquanto andava de bicicleta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Acontece sempre da mesma forma: assaltantes empunhando facas e vítimas atacadas covardemente.
Do céu...
“Você anda de bicicleta, você consegue escutar só sua respiração. E você se sente livre”, diz Jorge Felipe Leão, mecânico de bicicleta.
Ao inferno...
Fantástico: O que é andar de bicicleta hoje?
“Medo, medo da liberdade que eu não posso ter”, afirma Jorge.
 Quatro facadas, a morte de perto, e sequelas para a vida inteira.
“Eu perdi a capacidade de ar, eu não posso correr como antes, eu não posso mais pedalar como antes”, revela Jorge.
Imediatamente lembrou do ataque que ele havia sofrido em outubro de 2014. Estava voltando para casa, na bicicleta recém-comprada a prestação, quando foi abordado por um grupo de adolescentes no Aterro do Flamengo. Um deles saltou sobre o rapaz.
“Ele pulou já cravando uma faca nas minhas costas. Aonde eu caí no chão, tomei a segunda facada e, quando eu vi, pude contar cinco menores. Todos estavam armados. Não adianta você reagir, 'perdeu, me dá tudo, me dá o celular, me dá tudo que tá no seu bolso’. E eu tava entregando tudo. E tomei a terceira facada aqui na costela. Eles pegaram as minhas coisas e foram. Quando eu levantei para pedir ajuda, para ver quem estava do meu lado, o que estava na garupa da minha bicicleta, ele olhou pra trás, aí ele gritou: ‘eu não acredito que você levantou, você não aprende né?’ Ele saltou da bicicleta que eu comprei, com a faca na mão e correu na minha direção. Eu só fiquei olhando para minha morte. Ele me agarrou por trás e foi ele que deu a quarta facada, que perfurou meu pulmão. Ele cravou e ficou: ‘você vai aprender, você vai aprender’. E ficou tentando rasgar. Eu sobrevivi, mas e aqueles que não sobreviveram? Aqueles que deixaram filho, deixaram esposa? Aqueles que deixaram toda uma vida pela frente?”, lembra Jorge.
Jorge está entre as 2.183 pessoas que, segundo a OAB do Rio de Janeiro, foram atacadas a faca no estado, em 2014. Desse número, 225 morreram, o que dá 1,23 mortes a cada dois dias. Este ano, do fim de abril para agora, foram ao menos dez ataques.
...
- Pergunta se este “milionário privilegiado” foi procurado pela turminha “humanista” dos “direitos humanos”... da bandidagem, é claro ou saiu em sua defesa com aqueles discursinhos esquerdóides com a mesma cantilena?!
BANDIDOS USAM APLICATIVO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA ESCAPAR DA POLÍCIA
Programa dá acesso à lista de mandados de prisão
RIO - Criado em dezembro de 2013 pelo Ministério da Justiça para dar transparência a dados públicos, o aplicativo Sinesp Cidadão está ganhando fama de vilão. O programa, que faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, permite consultas a mandados de prisão e placas de carros roubados ou furtados por qualquer pessoa em todo o país. Mas o aplicativo virou alvo de delegados, promotores e juízes, que criticam o acesso indevido às informações que estão no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Por meio de escutas e operações, policiais no Rio começaram a perceber que o aplicativo virou febre entre os criminosos, que por meio de um celular com acesso à internet conseguem saber se a Justiça está em busca de algum deles. O aplicativo, que é livre e está disponível para plataformas Android e iOS, já soma mais de cinco milhões de downloads desde sua criação.
Impressionado com o relato de outros delegados e preocupado com as consequências desse acesso fácil dos criminosos às decisões judiciais, o delegado Marcos Cipriano, atualmente lotado no Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), há alguns meses resolveu conversar sobre o assunto com o juiz da 3ª Vara Criminal, Alexandre Abrahão, à época integrante da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Rio.
...
EFETIVO DE POLICIAIS MILITARES CEDIDOS A OUTROS ÓRGÃOS DO ESTADO DO RIO FORMARIA CINCO BATALHÕES
Roubos de bicicletas, celulares, ataques a facas: os moradores do Rio andam amedrontados e criticam a falta de policiamento ostensivo, agravada recentemente pela redução do Regime Adicional de Serviço (RAS) nos batalhões, medida adotada para reduzir custos. Apesar das críticas, a PM do Rio mantém, hoje, 2.098 policiais cedidos para outros órgãos. O número corresponde ao somatório dos efetivos de, pelo menos, cinco batalhões: 3º BPM (Méier), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM (Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador) e 19º BPM (Copacabana).
Dados obtidos pelo jornal mostram que, juntas, as cinco unidades somam 2.103 homens, apenas cinco a mais do que o total de cedidos.
Durante 15 dias, a equipe de reportagem cobrou da Polícia Militar a informação sobre onde estão lotados os agentes, mas os dados não foram passados. Perguntou sobre o paradeiro dos militares às secretarias estaduais da Casa Civil, da Segurança e do Planejamento e recebeu a resposta de que o número seria repassado pela PM, o que não ocorreu.
Presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio, Vanderlei Ribeiro afirma que o número é alto e critica a falta de transparência na apresentação dos dados.
— Essa é uma informação que deveria estar disponível para a sociedade, no site da corporação. A população do estado tem o direito de saber onde estão lotados os 2.098 policiais cedidos pela PM. Estão desempenhando trabalho policial ou desviados de função? Isso é uma caixa preta. O número é muito alto para não se ter qualquer explicação — afirma Vanderlei.
Dos total de cedidos, pelo menos 127 estão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Procurada desde o dia 19 de maio, a assessoria de imprensa também se negou a informar o efetivo policial cedido para a Casa. Diante da recusa, o EXTRA verificou os Diários Oficiais do Executivo entre janeiro e maio de 2015 e verificou que, somente durante o período, a Casa Civil autorizou a cessão ou a permanência de 108 PMS na Coordenadoria Institucional de Segurança (CIS) da Alerj, setor que dá “suporte operacional às ações da Casa e de planejamento e inteligência, incluindo recepção a autoridades, além do apoio estratégico a atividades externas, como audiências públicas e diligências das comissões”. Outros 19 PMs foram cedidos para os gabinetes de 12 deputados estaduais, no mesmo período.
Não vale o que está escrito no Diário Oficial
Apesar de o Diário Oficial do Executivo, de janeiro a maio deste ano, informar a cessão de 108 policiais militares para a Coordenadoria Institucional de Segurança (CIS) da Assembleia Legislativa do Rio , a Casa declarou, por meio de nota, que apenas quatro agentes estão de fato lotados naquele setor. Isso sem contar o empréstimo de outros 19 PMs para gabinetes de deputados.
Informou, ainda, que há PMs trabalhando no Legislativo até como motoristas. “A CIS faz a ligação entre os órgãos de segurança e a Alerj. Embora todos os policiais requisitados sejam lotados para efeito de controle interno, lá mesmo só ficam quatro policiais. Os demais atuam em várias frentes: como a segurança dos parlamentares, acompanhando-os em diligências externas das comissões e atuando na inteligência das ações de rua; outros são chefes de gabinete ou motorista”, afirma o texto.
A julgar pelo número de policiais, seria possível afirmar que a Alerj é um dos locais mais seguro do Rio. A Casa conta também com 31 dos 201 policiais civis cedidos e tem ainda um grupo de seguranças concursados, responsáveis pela segurança interna do prédio e das imediações.
Professores não voltaram
O problema dos funcionários cedidos não se limita às polícias. Em 22 de outubro, o Ministério Público (MP) recomendou à Secretaria estadual de Educação que revogasse as cessões e requisitasse professores e funcionários lotados em outras áreas. Segundo o órgão, há 749 docentes e 129 trabalhadores administrativos nesta situação. A pasta tinha um prazo de 45 dias para chamar os profissionais de volta, a fim de tentar reduzir o déficit de pessoal nas escolas.
Hoje, mais de sete meses após a data da intimação, 535 professores e 28 servidores administrativos continuam cedidos, segundo fontes do governo. Apesar de terem sido convocados, muitos sequer se apresentaram. Dos 535 docentes, 104 estão lotados na Alerj, assim como outros oito funcionários administrativos, de acordo com tabela à qual o EXTRA teve acesso.
O promotor de Justiça Renato Moreira, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público (MP) estadual, informou que o órgão ainda não obteve resposta da Secretaria de Educação. Em nota, o promotor afirmou que o retorno dos profissionais “é medida justa e eficaz para iniciar o combate da carência de profissionais de educação na rede estadual, haja vista a notória defasagem”.
O promotor declarou ainda que “muitos professores estão cedidos a órgãos administrativos ou mesmo outros Poderes (Executivo e Judiciário) para exercerem funções administrativas que nada têm a ver com a função do magistério”. E concluiu ressaltando que, antes de fazer concursos, é fundamental saber quantos profissionais estão disponíveis e poderiam ser aproveitados.
Procurada, a Secretaria de estadual de Educação informou que vem convocando os profissionais, e que os que não se apresentarem responderão a processos administrativos por abandono de emprego, o que poderá resultar em demissão. Atualmente, a dívida de outros órgãos com a pasta referente aos servidores cedidos é de R$ 61 milhões, dos quais R$11 milhões são da Alerj.
Governador determinou retorno
Um decreto do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), publicado no Diário Oficial de 6 de fevereiro deste ano, determinou o retorno de todos os servidores civis e militares do estado cedidos à Alerj. O prazo, segundo o texto, seria de 15 dias, salvo os casos em que a cessão fosse regularizada. A publicação informava ainda que “não havendo cumprimento do disposto (...), a Secretaria de Planejamento e gestão suspenderá o pagamento do servidor”. Procurada, a pasta não soube informar o quantitativo de funcionários com salário suspenso.
O EXTRA também perguntou ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e ao Ministério Público (MP) estadual quantos policiais estariam cedidos a esses órgãos, sem respostas.
TIROS ASSUSTAM MOTORISTAS E FECHA PARCIALMENTE PISTA DA AVENIDA BRASIL
01.07.2015
Foi na altura de Bonsucesso. Procurada, a Polícia Militar informa que ainda está apurando o ocorrido
TIROTEIO DEIXA DOIS MORADORES FERIDOS E PMS ENCURRALADOS NO COMPLEXO DO ALEMÃO
Confronto ocorreu na comunidade Nova Brasília. Entre as vítimas, está um menino de 11 anos
01.07.2015
POLICIAL CIVIL ATIRA EM DOIS LADRÕES, MÉDICA SOCORRE CRIMINOSO QUE A AMEAÇAVA E PM FAZ DEBOCHE
01.07.2015
Viagem de ônibus da linha 2329 termina com policial militar dizendo que assaltante ensanguentado 'vai ver o diabo de perto'
RIO - Cena um: o policial civil Eduardo Bezerra, de 40 anos, arrisca-se. Saca sua pistola .40 e decide atirar em três assaltantes dentro de um ônibus. Com boa mira, apurada recentemente durante um curso de tiro em São Paulo, ele faz disparos certeiros, derruba dois dos bandidos e põe o terceiro para correr. Nunca baleara alguém antes, tornou-se policial há apenas um ano. Sentiu um “medo controlado” de que algo desse errado, mas não hesitou. Estava a caminho do trabalho, e, segundo outros passageiros, disse a seguinte frase antes de abrir fogo: “Esse não vai assaltar nunca mais”. Bezerra, no entanto, nega. Acostumado a praticar esportes radicais — seu preferido é saltar de paraquedas —, afirma ter calculado cada gesto. O ato acaba com um herói.
Cena dois: escorre sangue pelas pernas da médica Simone Soares de Souza, de 43 anos. Suas alparcatas marrons ficaram manchadas de vermelho, banhadas de sangue. Ela estava ao lado de um dos bandidos, que caiu sobre seu colo após ser atingido. Simone acabara de ouvir do criminoso que todos morreriam se não mantivessem a calma. Difícil manter-se sereno durante o assalto a um ônibus em movimento. A médica conseguiu, e foi além. Com o baleado aos seus pés, atendeu-o ali mesmo, do jeito que podia. Ficou ao seu lado quando todos desceram do veículo. “Onde houver uma vida, a medicina tem que atuar”, disse mais tarde. Foi a décima vez que ela foi assaltada.
Cena três: “Aí, vai ver o diabo de perto”, diz um policial militar, em tom de piada, para o bandido ensanguentado. Inconsciente, com uma bala alojada na cabeça, o moribundo não esboça reação. O PM ainda pisa sobre sua perna esquerda com todo o peso de seu corpo. Tira de um bolso o celular, filma, fotografa. Está à vontade. Assaltado pela segunda vez esta semana, o motorista Carlos Barbosa, de 35 anos, também registra imagens do criminoso entre a vida e a morte. Terá uma história dramática para contar quando chegar em casa, e fotos para provar. Antes de a ambulância deixar o local, o mesmo policial repete a piada macabra: “Vai ver o capeta de perto”. Parece gostar da frase.
Esses são os três atos principais do espetáculo de horror vivido na manhã desta quarta-feira, na Barra, por passageiros de um ônibus da linha 2329, que vai do Recreio ao Castelo. A sequência se passou em poucos minutos — tempo suficiente para unir, no inesperado da quase tragédia, vidas que nunca se cruzariam. Um policial civil solteiro e sem filhos, uma médica que põe seu dever acima de tudo, um bandido com 12 passagens pela polícia — a primeira quando era adolescente —, o PM que faz chacota. E também os outros passageiros, como o analista de sistemas Dennis Lobato, de 41 anos, que elogiou a intervenção e a frieza de Bezerra:
— Ele teve calma e boa pontaria. Surpreendeu a todos nós.
Outros passageiros também defenderam a ação do policial, embora pairasse no ar o fantasma do sequestro ao ônibus 174, que terminou com a morte de uma inocente em junho de 2000. A analista financeira Cláudia dos Santos, de 32 anos, chegou a ir até a 16ª DP, na Barra da Tijuca, para testemunhar a favor de Bezerra.
— Penso que ele foi um herói, que está muito bem treinado. Foi impressionante.
Nadine do Carmo, de 26 anos, técnica de enfermagem, relatou os momentos de pânico dentro do ônibus que ela pega diariamente para ir ao trabalho:
— Dei o dinheiro e ele (um dos assaltantes)também pegou minha carteira e meu relógio. Ele ainda estava com minha nota de R$ 50 numa mão quando foi levado para um hospital por bombeiros.
Já a conduta do policial militar que pisou sobre um dos criminosos — esse momento foi registrado em vídeo pelo repórter fotográfico Gabriel de Paiva, do GLOBO —, será investigada. De acordo com a corporação, o PM, que não teve o nome divulgado, terá que prestar esclarecimentos. Segundo o tenente-coronel Sérgio Chalioni, já foi instaurada uma sindicância para apurar o caso e, se forem constatadas irregularidades, o policial será punido. Agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca) que investigam o assalto acreditam que o trio de ladrões é responsável por dezenas de roubos praticados na região.
'FIZ MEU DEVER', DIZ MÉDICA
Passado o susto, Simone disse não saber ao certo o que sentiu durante o assalto.
— Sou impulsionada pela vida. E ali tinha uma vida no chão. Acho que tive uma atitude normal, fiz meu dever, a gente tem que cuidar um do outro. Se ele é criminoso, quem vai dizer é a Justiça.
Sobre os cuidados médicos, ela diz que não havia muito o que fazer, pois não tinha instrumentos. Perguntou o nome do assaltante, ele não respondia, pois já “estava com a respiração bem comprometida”. Simone trabalha em um hospital público no Centro. Conta que vê muitos problemas no dia a dia, mesmo assim, acredita que dias melhores virão:
— Eu acredito no Rio, no carioca, no brasileiro. A gente tem jeito, sim.
Acostumado com a rotina de insegurança que ronda a profissão, o motorista Carlos Barbosa diz já ter sido assaltado várias vezes — o roubo de ontem foi o segundo esta semana. Ele parecia ser um dos menos abalados.
— Um dos bandidos apontava a arma para mim enquanto os outros assaltavam os passageiros. Já fui assaltado outras vezes, mas, dessa vez, senti mais medo, por causa dos tiros.
Os bandidos foram identificados no fim do dia. Atingido na cabeça, Mayron Gomes dos Santos, de 25 anos, foi internado em estado grave no Hospital municipal Miguel Couto. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, até o fim da noite, ele permanecia em coma induzido e respirava com a ajuda de aparelhos. Em sua ficha criminal, constam 12 anotações. Carlos Rafael Silva Augusto, de 24 anos, foi atingido por três tiros na barriga, mas nenhuma bala atingiu órgãos vitais. Ele foi operado no Hospital municipal Lourenço Jorge e seu quadro clínico é estável. Carlos tem seis passagens pela polícia.
O papel de cada um nessa viagem infernal foi analisado pelo antropólogo Roberto DaMatta. Segundo ele, seu ‘‘coração sangra’’ ao imaginar o policial pisando sobre o criminoso ensanguentado.
— É uma história bíblica, estamos vivendo tempos bíblicos, são cenas do Velho Testamento. Por mais que o sofredor seja um marginal, ele é um ser humano. Entre a vida e a morte, é preciso escolher a vida. O que a médica fez foi cumprir seu juramento. Ela se pôs ao lado da vida — afirma DaMatta.
“Um dos bandidos apontava a arma para mim enquanto os outros assaltavam os passageiros. Já fui assaltado outras vezes, mas, dessa vez, senti mais medo”
MULHER É ESFAQUEADA POR ASSALTANTE NO RIO
Ataque ocorreu na Tijuca, Zona Norte da cidade.
Vítimas foi ferida no braço e no peito, e teve bolsa roubada.
04.07.2015
JOVEM SOFRE ROUBO EM TREM, CAI DO VAGÃO E TEM BRAÇO AMPUTADO
'UM CELULAR CUSTOU A VIDA DELE', DIZ IRMÃ DE PROMOTOR ESFAQUEADO EM PILARES
Gustavo Alves, de 35 anos, tinha apenas R$ 20 na mochila, que não foi levado. "Minhã mãe está em choque", revelou Joice
Rio - Segunda vítima de assalto esfaqueada e morta durante um assalto em um mês, Gustavo Alves, de 35 anos, tinha apenas R$ 20 na mochila quando foi abordado e morto, valor este que nem foi levado. Apenas o aparelho celular do promotor de vendas foi roubado pelo bandido. Ele foi abordado na tarde desta quarta-feira quando seguia para um dos cinco supermercados que visitava durante sua jornada de oito horas de trabalho, quando foi abordado perto da Favela Fernão Cardim, em Pilares. Ele morreu no local.
...
MORTO A FACADAS NO RIO FOI ROUBADO 5 VEZES EM UM MÊS, DIZ FAMÍLIA
VÍTIMA FATAL PROMETEU QUE REAGIRIA SE FOSSE ASSALTADO NOVAMENTE
'Não aguento mais. Da próxima vez que eu for assaltado, vou partir para cima', disse o promotor de vendas esfaqueado
HOMEM É ESFAQUEADO DENTRO DE ÔNIBUS DO BRT DURANTE ASSALTO NA ESTAÇÃO DE OLARIA
Cerca de dez bandidos cercaram a vítima. O responsável pelos golpes conseguiu fugir
PASSAGEIROS DE ÔNIBUS E MOTORISTAS FICAM À MERCÊ DE LADRÕES NO CENTRO
Criminosos, em sua maioria menores infratores, se aproveitam da distração de quem está parado no trânsito do Rio para furtar celulares
ROUBO DE CARGA AUMENTA EM TODO O ESTADO
Crime cresceu 31% no semestre, em relação a 2014. Ontem, ladrões atacaram em dois pontos do estado, deixando um inocente morto e dois feridos
MORRE PM BALEADA NO ROSTO EM PERSEGUIÇÃO NA ZONA OESTE
Rio - A soldado Drielle Lasnor de Moraes morreu na madrugada deste sábado, no Hospital Estadual Alberto Torres, segundo informações da direção do hospital. A policial militar, de 25 anos, foi atingida por um tiro no rosto na madrugada no dia 25 de maio. Ela pertencia ao 14º BPM (Bangu).
O estado de Drielle era gravíssimo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Ela corria o risco de ficar tetraplégica.
A PM foi levada pelo colega de farda para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo e em seguida transferida de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde foi operada para retirar a bala da nuca.
Drielle entrou na corporação em março de 2014. Seu pai, que foi do mesmo batalhão, morreu assassinado há 10 anos.
Drielle fazia patrulhamento na Estrada Água Branca quando ela e um colega de farda suspeitaram de um Gol verde e tentaram abordá-lo. O motorista fugiu. Houve perseguição e tiroteio.
O veículo bateu no muro de uma igreja, mas PMs localizaram Rafael Paiva de Oliveira, de 22 anos, e Gustavo Marques Assumpção, o Beça, 26. Este último é, segundo policiais, gerente do tráfico da favela Curral das Éguas, em Magalhães Bastos.
- Pergunta se os respeitáveis “mandatários da soberania popular” ou a turminha de plantão dos “direitos humanos” ... da bandidagem procuraram a família para prestarem conforto e solidariedade!!!
- Ah, já ia me esquecendo, os familiares farão jus, na acepção da palavra, a um ínfimo beneficio do estado, mas, não terão direito à passagens para visita aos túmulos de pai e filha assassinados e muito menos assistência psicológica!
- Ah, também já ia me esquecendo:
Drielle ficou orfã aos 15 anos, com a morte do pai, também policial. A jovem, que já havia perdido a mãe dez anos antes, num acidente, passou a ser criada pelas tias paterna e materna.
MEDO DE VIOLENCIA NAS RUAS DO RIO