segunda-feira, agosto 03, 2015





LEWANDOWSKI CONCEDE LIMINAR PARA EX-ADVOGADA DE DELATORES PERMANECER EM SILÊNCIO NA CPI
Decisão foi tomada no julgamento de um pedido de habeas corpus feito pela OAB
BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu liminar nesta quinta-feira para dar à advogada Beatriz Catta Preta o direito de não responder a perguntas de integrantes da CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, que tratem de exercício profissional. No último dia 9, a CPI aprovou o requerimento para a advogada esclarecer a origem dos honorários recebidos de clientes na mira da Lava-Jato. Ainda não foi marcada a data do depoimento. Na decisão, Lewandowski critica a tentativa da CPI de “transformar defensores em investigados”.
...
- Palmas para a decisão acertada do ministro Lewandowski, aliás, causa-me espécie a inusitada convocação da advogada justamente a representante legal de apenas um dos réus, especialmente o delator que acuso o nobre e honrado presidente daquela idônea “Casa do Povo” de ter recebido um propinão do Petrolão, pra ficar numa rima rica e por quê não os demais patronos e por quê não os advogados que defendem os traficantes por ocasião da CPI do Narcotráfico?!
- A propósito:
ADVOGADO DE DELATOR CITA 'LÓGICA DE GANGUE' PARA JUSTIFICAR TEMOR DE SEU CLIENTE A CUNHA
Figueiredo Basto diz que desvios na Petrobras vinculam ‘mandarins da República a crimes contra a administração’
...
Ao comentar sobre o esquema de corrupção montado na Petrobras, o advogado escreveu que “não existem dúvidas sobre desvios e abusos na Petrobrás que vinculam mandarins da República a crimes contra a administração pública e que macularam diretamente o equilíbrio do processo eleitoral durante pelo menos três eleições.”
...
- É, pelo jeito este aí não vai se deixar intimidar!
DIGA LÁ BOECHAT
CHARGES.COM.BR
AMENIDADES
No boteco… Antônio levanta seu copo de cerveja e brinda: – Gosto tanto de sexo que eu quero passar o resto da minha vida entre as pernas da minha esposa! Isto lhe rendeu o prêmio máximo no boteco para o melhor brinde da noite! Voltou para casa e disse à sua esposa: – Maria, eu ganhei o prêmio para o “Melhor Brinde da Noite”! Parabéns! E qual foi o brinde?! Sem coragem de contar a verdade, ele falou: – Eu brindei: “Quero passar o resto da minha vida na igreja, sentado ao lado da minha mulher”. – Puxa, isso foi realmente muito bonito! No dia seguinte, Maria encontrou um dos amigos de Antônio, que riu furtivamente e disse: – Sabe, dona Maria, que o Antônio ontem ganhou o prêmio de melhor brinde da noite? E o brinde foi sobre você… – Sim, ele me contou, fiquei surpresa, pois ele não é muito chegado no assunto. Desde que casamos ele só esteve lá uma vez… Ele custa pra entrar, entra meio contrariado, e a última vez caiu no sono antes da “bênção final”.
A CABEÇA DOS OLIGARCAS
No dia 11 de setembro de 2001, o vigarista Bernard Madoff achou que suas fraudes não seriam descobertas
Marcelo Odebrecht está preso e foi indiciado pela Polícia Federal. Em sua cela no Paraná mantém um diário do cárcere. Os barões da Camargo Corrêa foram condenados e na oligarquia política fabrica-se uma crise institucional. Houvesse ou não uma Lava-Jato, a desarticulação do Planalto envenenaria as relações com o Congresso. Ademais, essa crise tem um aspecto inédito. De um lado, estão servidores a respeito dos quais não há um fiapo de restrição moral ou mesmo política. São os magistrados e os procuradores. Do outro lado está o outro lado, para dizer pouco. Nunca aconteceu isso na vida pública brasileira.
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, estaria retaliando o governo ao permitir a criação de uma CPI para investigar os empréstimos dos BNDES. Há uma armadilha nessa afirmação. Ela pressupõe uma briga de quadrilhas, com Cunha de um lado e o Planalto do outro. Ou há esqueletos no BNDES ou não os há. Se os há, a CPI, bem-vinda, já deveria ter sido criada há muito tempo. Se não os há, nada haverá.
A verdadeira crise institucional está nas pressões que vêm sendo feitas sobre o Judiciário. Quem conhece esse mundo garante que nunca se viu coisa igual. Se as pressões forem bem sucedidas, avacalha-se o jogo. Cada movimento que emissários do governo fazem para azeitar habeas-corpus de empresários encarcerados fortalece a ideia de que há um conluio entre suspeitos presos e autoridades soltas. Ele já prevaleceu, quando triturou-se a Operação Castelo de Areia.
Em 2009 a Camargo Corrêa foi apanhada numa versão menor da Lava-Jato. Dois anos depois ela foi sedada pelo Superior Tribunal de Justiça e, há meses, sepultada pelo Supremo Tribunal Federal. Agora o ex-presidente da empresa e seu vice foram condenados (com tornozeleira) a 15 anos de prisão. O ex-presidente do conselho de administração levou nove. Desta vez a Viúva foi socorrida por dois fatores. O efeito Papuda, resultante da ida de maganos e hierarcas para a cadeia, deu vida ao mecanismo da colaboração de delinquentes em busca de penas menores. Antes, existiam acusações, agora há confissões. Já são 17. A Castelo de Areia não foi uma maravilha técnica, mas a sua destruição será um assunto a respeito do qual juízes não gostarão de falar.
Quem joga com as pretas tentando fechar o registro da Lava-Jato sabe que a Polícia Federal e o Ministério Público estão vários lances à frente das pressões. Da mesma forma, quem se meteu nas petrorroubalheiras sabe que suas pegadas deixaram rastro. Curitiba dribla como Neymar. Quando baixa uma carta, já sabe o próximo passo.
Afora os amigos que fazem advocacia auricular junto a magistrados, resta a ideia da fabricação da crise institucional. Ela seria tão grande que a Lava-Jato passaria a um segundo plano. É velha e ruim. Veja-se por exemplo o que aconteceu ao vigarista americano Bernard Madoff: na manhã de 11 de setembro de 2001 ele sabia que seu esquema de investimentos fraudulentos estava podre. (Era um negócio de US$ 65 bilhões.) Quando dois aviões explodiram nas torres gêmeas de Nova York e elas desabaram, matando três mil pessoas, ele pensou: “Ali poderia estar a saída. Eu queria que o mundo acabasse".
Madoff contou isso na penitenciária onde, aos 77 anos, cumpre uma pena de 150 anos.
(jornalista Elio Gaspari – O Globo – 22.07.2015)
- Tal qual a Castelo de Areia, bem como a Boi Barrica, a Satiagraha e tantas outras, vontade não falta as incríveis instâncias superiores de triturar a Lava-Jato, só que, agora, vão ter que combinar com os magistrados de países sérios e não vai ser fácil!
BERLUSCONI DIZ QUE ESTÁ PERTO DE ‘VIRAR SANTO’
Ex-premier afirmou que não peca nem em pensamento e que foi convidado por Putin para ser ministro
ROMA — O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, pivô de uma série de escândalos judiciais e sexuais, disse que não comete mais pecados nem em pensamento. Berlusconi disse ainda que poderia ser ministro na Rússia.
— Estou perto da santidade. Não cometo mais pecados, nem em pensamento — afirmou o ex-premier, brincando com senadores de seu partido, o Forza Italia (FI), durante um jantar em um hotel em Roma.
...
- Cada povo tem o Maluf que merece!
MINISTRO QUER LIMITAR PEDIDOS DE VISTAS
O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ricardo Lewandowski, promete discutir ainda neste semestre proposta que estabelece prazo máximo de duas sessões para que ministros da Corte e magistrados dos tribunais devolvam processos nos quais pediram vista - mais prazo para analisar o caso.
A iniciativa é uma reação do presidente do Supremo a críticas do ministro Gilmar Mendes contra a gestão de Lewandowski à frente do CNJ. O ministro do Supremo afirmou recentemente que o conselho tem se tornado uma instituição "presidencialista", com "falta de aproveitamento potencial institucional" e que passou a se envolver com questões "corporativas" relativas a salário e auxílio-moradia.
Logo após ser alvo de reprovação, Lewandowski decidiu iniciar o debate proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil para regular pedidos de vista de processos, já que Mendes segurou por mais de um ano a ação proposta pela OAB que discute financiamento empresarial de campanhas políticas no tribunal, mesmo com seis votos favoráveis à proibição das doações. Se não devolverem em duas sessões, o processo volta a julgamento mesmo sem análise do ministro.
...
- Quer saber, vamos combinar, os dois têm razão, pena que nossas nobres autoridades dos respeitáveis Poderes só ajam por retaliações ou vendeta!
DEFESA DE MARCELO ODEBRECHT PEDE MAIS PRAZO PARA EXPLICAR ANOTAÇÕES
Notas em celular do presidente da Odebrecht causaram estranheza para juiz. Advogados dizem que precisam conversar com o preso antes de responder.
Os advogados do presidente da Odebrecht S.A., Marcelo Odebrecht, pediram nesta quarta-feira (22) mais prazo para responderem sobre as anotações encontradas pela Polícia Federal (PF) no celular do cliente deles. De acordo com o juiz Sérgio Moro, que coordena a Operação Lava Jato, as anotações fazem referências a supostas manipulações nos trabalhos de investigação da PF e da Justiça Federal.
Para o juiz, as mensagens também podem fazer referência a outros dois ex-executivos da Odebrecht, presos na 14ª fase da Lava Jato, quando Marcelo Odebrecht foi detido. No smartphone do executivo, conforme o inquérito protocolado na terça-feira (21), foram encontrados os seguintes textos, transcritos no formato original, conforme a Justiça:
"MF/RA: não movimentar nada e reimbolsaremos tudo e asseguraremos a familia. Vamos segurar até o fim Higienizar apetrechos MF e RA Vazar doação campanha Nova nota minha midia? GA, FP, AM, MT, Lula? ECunha? (...)"
De acordo com Moro, uma análise preliminar sugere que MF e RA são siglas referentes a Silva e Araújo, subordinados diretos de Odebrecht e também investigados por crimes de corrupção na Petrobras.
...
- Muito justo, já que os nobres causídicos, ainda que cultos e hermeneutas jurídicos de alto nível, precisarão de anos, com o uso de saltos triplos carpados vernaculares, para explicar os códigos utilizados, haja vista que, somente os ingênuos, e olha que não faltaram, para acreditar que quando o nobre e injustiçado cliente falar em destruir, quis dizer “desconstruir”, até Eremildo, o idiota, ficou em dúvida!
- Dom Corleone perde!
- A propósito, nesta republiqueta, país bacharéis, amoral, indecente, cínica, hipócrita, inescrupulosa e aética só mesmo no escracho...
CHARGES.COM.BR
PARA EVITAR A POLÍCIA FEDERAL, EMPREITEIROS SE ESCONDEM NO PAN DE TORONTO
Os empreiteiros envolvidos no escândalo da Lava-Jato fugiram do Brasil rumo ao Pan de Toronto na madrugada de ontem para hoje. A estratégia foi elaborada pelos advogados, que chegaram a conclusão de que lá lugar mais discreto do mundo para servir de esconderijo.
Essa informação já havia sido interceptada no mês passado pela Polícia Federal, em uma carta entre um empreiteiro e seu advogado, e depois foi entregue ao juiz Sergio Moro. Mas os policiais e o juiz não haviam decifrado a mensagem da carta, pois não sabiam o que era o termo “Pan de Toronto” que estava escrito.
Durante a escolha do possível esconderijo, vários lugares no Brasil e no mundo foram considerados, como o estado do Acre, a sala de troféus do Vasco e os cofres públicos da Grécia. Mas a conclusão foi de que nenhum desses lugares era mais remoto e esquecido do que o Pan de Toronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário