segunda-feira, maio 06, 2013




CRESCE PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CRIMES
SÃO PAULO - A entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime tem aumentado no país, sobretudo por meio do tráfico de drogas. No ano passado, o crescimento no número de menores apreendidos foi mais de duas vezes superior ao de prisões de adultos. A conclusão é de levantamento feito pelo GLOBO com dados oficiais obtidos com os governos de oito estados de diferentes regiões do país. Em 2012, houve um aumento, em relação a 2011, de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. No mesmo período, a elevação no número de jovens e adultos que foram presos por crimes em geral foi bem menor: de 5,8%.
...
DEZ ADOLESCENTES INFRATORES SÃO DETIDOS POR DIA PELA POLÍCIA EM SP
Número de apreensões de menores de 18 anos subiu 23,6% de janeiro a março deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública
- E pelo andar da carruagem a grandes possibilidades destes números ficarem na rabeira, somente neste primeiro semestre, se tudo correr bem, graças a irresponsabilidade dos “iluminados” que comandam e influenciam nos destinos da republiqueta, com aquele velho discursinho cínico e demagógico!
- A propósito:
ENTREVISTA COM O NOBRE MINISTRO DA JUSTIÇA JOSÉ EDUARDO CARDOZO
O senhor é a favor?
Tenho uma posição consolidada há muitos anos: sou contra a redução da maioridade penal. A Constituição prevê inimputabilidade penal até os 18 anos de idade. É um direito consagrado e uma cláusula pétrea da Constituição do Brasil. Nem mesmo uma emenda pode mudar isso. Qualquer tentativa de redução é inconstitucional. Essa é uma discussão descabida do ponto de vista jurídico. No mérito, também sou contra. Mesmo que pudesse, seria contra. Diante da situação carcerária que temos no Brasil, a redução da maioridade penal só vai agravar o problema.
Por quê?
Porque nossos presídios são verdadeiras escolas de criminalidade. Muitas vezes, pessoas entram nos presídios por terem cometido delitos de pequeno potencial ofensivo e, pelas condições carcerárias, acabam ingressando em grandes organizações criminosas. Porque, para sobreviver, é preciso entrar no crime organizado.
Não há o que fazer?
Temos de melhorar nosso sistema prisional. Reduzir a maioridade penal significa negar a possibilidade de dar um tratamento melhor para um adolescente. Vai favorecer as organizações criminosas e criar piores condições. Boa parte da violência no Brasil, hoje, tem a ver com essas organizações que comandam o crime de dentro dos presídios. Quem não quer perceber isso é alienado da realidade. Quem quer encontrar outras explicações para os fatos ignora que, nos presídios brasileiros, existem os grandes comandos de criminalidade. Criar condições para que um jovem vá para esses locais, independentemente do delito cometido, é favorecer o crescimento dessa criminalidade e dessas organizações. É uma política equivocada e que trará efeitos colaterais gravíssimos.
E qual é a solução?
Desenvolver políticas em diversos campos. A criminalidade não tem respostas simplistas. Quem achar que, com uma varinha mágica, com um projeto de lei, vai resolver o problema da criminalidade, está escondendo da sociedade os reais problemas que a afligem. Por que existe a criminalidade? Há vários fatores. A exclusão social e a impunidade são dois deles. Três: é preciso combater os grupos de extermínio. Quatro: o crime organizado se enfrenta com coragem e determinação, não com subterfúgios. O governo federal tem desenvolvido programas em todas essas áreas. Mas é uma luta difícil e que tem de ser discutida com profundidade, sem políticas cosméticas.
Estadão – 29.04.2013
- Primeiro, fosse eu ministro da Justiça, responsável maior pelo sistema nacional de Segurança Pública e penitenciária teria vergonha de fazer tais declarações públicas, numa demonstração clara de incompetência de seus governos e dos que o antecederam, haja vista que, há décadas tudo o que disse vem acontecendo e os governantes nada fizeram; segundo, o discursinho demagógico e enfadonho também ouvimos há décadas, dele e dos que o antecederam; terceiro, alienado é quem diz estas sandices, acha que a coisa pode piorar e continua com a mesma cantilena decorada velha e ultrapassada, com a conversa fiada de sempre “exclusão social”, “impunidade”, “criar políticas públicas” e blábláblá e blábláblá; quarto, se “ nos presídios brasileiros, existem os grandes comandos de criminalidade” é por incompetência do Estado brasileiro que se dobra aos ditames da bandidagem, a ponto da cúpula da Segurança Pública de um estado federativo levar a tiracolo uma nobre advogada de um chefão de “poderosa” quadrilha a bordo de um helicóptero para “negociar” com o bandidão ou uma nobre auxiliar de Sua Excelência, no caso, a não menos nobre secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, afirmar, sem a menor cerimônia, que “Alguns estados estão promovendo essa limpeza dentro das polícias, como o Rio. O número de policiais expulsos me preocupa, porque as milícias do Rio cresceram muito por causa dessas expulsões de PMs. Tenho medo de ser mal interpretada. Não acho que a gente deva ficar com o policial de qualquer jeito”. (http://extra.globo.com/casos-de-policia/expulsar-maus-policiais-nao-a-melhor-estrategia-para-combater-corrupcao-diz-secretaria-nacional-de-seguranca-8053746.html); finalmente, quinto, a prevalecer todas as baboseiras ditas pelos nobre ministro da Justiça da republiqueta constitucionalíssima, todos os países sérios, alguns nem tanto, em que vagabundos bandidos cruéis menores que cometem crimes de adultos respondem como tais, são completamente alienados!
QUESTÃO FECHADA
A presidente Dilma avisou aos ministros que não aceita em hipótese alguma projetos que mudem o Estatuto da Criança e do Adolescente ou que reduzam a maioridade penal, como quer o PSDB. A ordem à base aliada é rejeitar as propostas no Congresso. E, se forem aprovadas, Dilma vai vetar. (coluna Panorama Político – O Globo – 30.05.2013)
DETIDO POR MORTE DE DENTISTA FOI SOLTO PELA JUSTIÇA HÁ 5 MESES
O jovem de 17 anos apreendido sob a suspeita de atear fogo na dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 46, em São Bernardo do Campo (ABC paulista) no dia 25 teve sua internação negada pela Justiça em novembro de 2012.
Na ocasião, ele foi detido sob a suspeita de tráfico de drogas por estar com 12 papelotes de maconha. Antes, já tinha tido três apreensões --em duas, acusado de tráfico, e uma, de porte de arma de uso de forças de segurança.
Em seu pedido à Justiça, a polícia alegou que o jovem tinha antecedentes graves e botava em perigo sua própria vida e a de quem o cercava.
A juíza da Vara da Infância e Juventude de Diadema, Cláudia Maria Carbonari de Faria, no entanto, determinou que fosse libertado e entregue para a mãe dele.
Depois dessa ocorrência, o adolescente ainda foi detido mais uma vez, em 4 de abril deste ano, acusado de ameaçar um garoto de 14 anos de Carapicuíba (Grande SP).
Ao todo, com a detenção do final de semana pela morte da dentista, ele totaliza seis passagens pela polícia. Não chegou a ser internado em nenhuma, mas cumpriu medida de liberdade assistida.
Procurado às 19h de ontem, o Tribunal de Justiça informou que não era possível se manifestar sobre o caso porque naquele horário a Vara de Diadema estava fechada.
- Os nobres iluminados da republiqueta nunca podem se manifestar depois do que decidem a favor da impunidade!
POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE MATAR ADOLESCENTE EM FRENTE ESCOLA, EM RO
Um adolescente de 17 anos assumiu a autoria do disparo.
Ao todo, quatro suspeitos foram presos, dois deles menores de idade.
A Polícia Militar localizou e prendeu mais três suspeitos de participação no assassinato de um estudante na noite de quinta-feira (25), em frente a Escola Padre Mário em Porto Velho. Dois são menores de idade, sendo que um assumiu a autoria dos disparos. O suspeito Rone Cleiton Ferreira Leite, de 26 anos, preso momentos após o crime, confessou que ele e mais três utilizaram seu veículo para irem ao colégio.
O setor de investigação do 4º Departamento de Polícia da capital recebeu informações de que dois suspeitos, ambos de 17 anos, estariam rondando pelas imediações do Bairro Floresta e que passariam em frente a casa da vítima, a fim de confirmar a morte do adolescente, que após um disparo de arma de fogo chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Os suspeitos ameaçavam ainda matar outras quatro pessoas com quem tinham rixa na região.
Diante das informações, a polícia localizou os dois adolescentes infratores, um deles assumiu a autoria do crime e delatou a participação de Ronaldo Ferreira de Lima, de 22 anos, preso em uma chácara no município de Candeias do Jamari. Com ele foi encontrado um revólver, calibre 38, supostamente usada no crime.
Os menores foram apreendidos e os demais envolvidos encaminhados à Penitenciária de Médio Porto de Porto Velho, onde ficarão à disposição da Justiça até a conclusão das investigações.
GANGUES DE JOVENS EM GUERRA NO INTERIOR DO RIO
Rio -  Brigas entre integrantes de gangues estão se espalhando pelo interior do estado, assustando pais e preocupando autoridades. Só no Sul Fluminense, pelo menos cinco pessoas já foram mortas e dezenas de jovens ficaram feridos nos últimos seis anos por conta das brigas entre grupos rivais. Outros 11 assassinatos na região teriam ligação indireta com os conflitos. As cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Angra dos Reis são as que mais sofrem. Segundo a polícia, os confrontos são marcados pela internet e durante bailes funk.
Na noite de quinta-feira, policiais do 28º BPM (Volta Redonda) impediram uma guerra entre desafetos de bairros diferentes no bairro Três Poços, na periferia da cidade. Depois de denúncia anônima, um menor de 16 anos, armado com revólver 32, foi apreendido na porta da Escola Municipal Marizinha Félix.
...
CÃO FAREJADOR DESCOBRE DROGA GRUDADA EM CORPO DE ADOLESCENTE
Apreensão foi realizada na quinta (25), em São Miguel do Iguaçu, no PR.
Adolescente de 17 anos levava 3 kg de haxixe.
ADOLESCENTE ATROPELADA POR MENOR EM FUGA EM SP ESTÁ EM ESTADO GRAVE
Menor perdeu o controle do carro e atingiu duas garotas, na Zona Norte.
Suspeito também seguia internado na manhã desta segunda.
A adolescente atingida por um carro roubado guiado por um menor em fuga, na tarde deste domingo (28), no Jaraguá, Zona Norte de São Paulo, permanecia internada em estado grave no Hospital das Clínicas, na manhã desta segunda-feira (29).
O adolescente de 17 anos atingiu duas garotas na Rua Regina Garba. Em seguida, bateu o veículo Cobalt em um muro. Segundo os bombeiros que prestaram os primeiros-socorros, a vítima de 13 anos teve traumatismo craniano. A outra garota teve ferimentos leves.
...
Segundo testemunhas, o veículo estava em alta velocidade. Com o menor, a polícia encontrou um revólver. O adolescente já havia sido apreendido outras duas vezes, segundo a polícia. Na última delas, em 15 de abril, a vítima o reconheceu, mas ele foi liberado porque não houve flagrante.
O motorista que teve o carro roubado neste domingo, Antonio Lúcio Filho, conta que havia acabado de entrar no carro quando foi abordado. Um tio do adolescente que não quis se identificar afirma que a família pede que o jovem seja punido. (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/04/menor-rouba-carro-e-na-fuga-atropela-duas-adolescentes-em-sao-paulo.html)
- E o que diria o nobre ministro da republiqueta paternalista ao ouvir o pedido do tio do vagabundo para que ele seja punido?
- É o caso de se perguntar ao nobilíssimo ministro da Justiça:
Estas escórias aí e a outra que tacou fogo na dentista precisa de crime organizado pra se tornarem piores do que são???
SÓ A CEGUEIRA E A ESQUIZOFRENIA DOS “ILUMINADOS” DA REPUBLIQUETA, PARAÍSO DA IMPUNIDADE NÃO ENXERGAM O QUE ESTA NAS FUÇAS


- Então fica combinado assim, façamos um movimento para que o governo crie um programa social chamado Brasil carinho, Minha casa, meu adolescente e no bojo do programa conste uma cláusula de adoção compulsória desta escória, de modo que cara um dos “iluminados e humanitários” que defendem a tese de que estes vagabundos são nenéns leve pra casa um deles, talvez resolvamos os problemas que tanto eles alegam para se colocarem contra estes vermes assassinos cruéis, estupradores, torturadores, sequestradores e chefes de quadrilha continuem a ser tratados como “crianças e adolescentes”!



AMENIDADES
Na aula de Matemática, a professora pergunta:
— Havia três passarinhos no galho de uma árvore e você atira em um deles, quantos passarinhos ficam?
Joãozinho pensou e respondeu:
— Nenhum professora!
— Como nenhum, Joãozinho? Se tinha três e você matou um, logo ficaram dois.
— Não professora. É que com o barulho da arma, os outros dois sairam voando, né?
A professora pensou e disse:
— Tá aí, Joãozinho. Gostei da sua linha de raciocínio.
O garoto não perde tempo e manda:
— Professora, posso fazer uma pergunta, agora?
— Claro!
— Havia três mulheres tomando sorvete. A primeira estava mordendo o sorvete, a segunda o estava lambendo e a terceira o estava chupando. Qual das três era a casada?
A professora pensou, pensou e respondeu:
— A que estava chupando o sorvete.
— Não professora. A que tinha a aliança na mão esquerda! Mas gostei da sua linha de raciocínio…

PENSAMENTO DO DIA
O brasileiro jamais deve se esquecer que os deputados e senadores brasileiros não estão e nunca estiveram com vontade de mudar esse falido Código Penal. Onde já se viu uma pessoa matar e ser solta pela Justiça. Não resta dúvida de que nosso código deveria ser vendido na mesma seção onde ficam os livros de piadas. (Luciano Vetorazzo, de São José do Rio Preto/SP, leitor da Folha – 30.04.2013)
- Piada de mau gosto ou ficção trash!

OPINIÃO DO DIA
A CRISE QUE AFRONTA
Há muito eu não via num dia só tanta gente conhecida preocupada com a perspectiva de uma crise institucional no país. A causa seria a emenda parlamentar que pretende submeter ao Congresso decisões do Supremo Tribunal Federal, usurpando-lhe o poder constitucional de dar a "última palavra". Saindo de uma sessão especial do belo e comovente filme "Flores raras", de Bruno Barreto, encontro Cacá Diegues que, como se sabe, filma e pensa o Brasil com igual lucidez. Estava chocado com a declaração de Renan Calheiros, acusando o STF de "invasão" por ter barrado a tramitação do projeto que limita a criação de novos partidos. É curioso porque o presidente do Senado carrega nas costas pesadas denúncias de "invasão", só que do terreno da ética e dos bons costumes morais.
À tarde, eu já recebera de Ziraldo um telefonema indignado, dizendo que preferiria deixar o país se a ameaça se consumasse. Nem quando foi preso pela ditadura militar umas quatro vezes manifestou essa disposição de agora. "Isso é uma afronta à democracia." À noite, em casa, vi na TV Arnaldo Jabor revoltado, afirmando que se o "vexame" de fato acontecesse seria melhor fechar o Supremo. Ou então mantê-lo aberto, tendo na presidência José Dirceu e na Procuradoria-Geral da República, Valdemar da Costa Neto.
Sem ironia, a mesma hipótese tinha sido levantada pelo ministro Gilmar Mendes: "Se algum dia essa emenda vier a ser aprovada, é melhor que se feche o Supremo." Seu colega Marco Aurélio não acredita na possibilidade de o Congresso "virar a mesa", mas admite que a medida seja uma "retaliação" ao julgamento do mensalão pelo STF. Não por acaso, na Comissão de Constituição e Justiça, que aprovou a emenda, estão homiziados dois mensaleiros condenados na ação penal 470, José Genoino e João Paulo Cunha, e um procurado pela Interpol por causa dos milhões de dólares que tem em contas bancárias no exterior: Paulo Maluf.
Finalmente, resta o personagem que criou toda essa confusão, um obscuro deputado pelo PT do Piauí, Nazareno Fonteles, que diz falar em nome do povo: "Nos submetemos ao crivo popular." Suplente que deve o cargo não ao "crivo popular", mas ao titular da vaga, Átila Lira (PSB), que se afastou para ser secretário de governo, esse Nazareno é um daqueles tipos do baixo clero prontos para os serviços sujos. Insignificante, sim, mas capaz de pôr em risco com uma proposta irresponsável o que o país custou tanto a conquistar: o equilíbrio entre os poderes constituídos e a harmonia institucional. (jornalista Zuenir Ventura – O Globo – 27.04.2013)

PARLAMENTARES PASSAM 1º DE MAIO EM CUBA
Diárias e despesas da viagem estão sendo pagas por Câmara e Senado
Liderado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoBAM), um grupo de senadores e deputados está desde segundafeira em Havana, onde participa hoje das comemorações do 1º de Maio promovidas pelo governo cubano. A missão do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, presidido pela segunda vez pela senadora amazonense, uma das mais ferrenhas críticas da blogueira cubana Yoani Sánchez, coincide com uma missão do PT, comandada pelo presidente do partido, Rui Falcão, e pelo líder da bancada na Câmara, José Guimarães (CE).

— Foram lá beber na fonte. Têm encontros com líderes do Partido Comunista Cubano e da Assembleia Nacional do Poder Popular — disse o deputado Fernando Ferro (PT-PE), também integrante do Grupo Parlamentar, mas não da viagem.

— Vamos ficar até quinta-feira. Vou dar uns dias de sossego para a oposição — disse Guimarães, por telefone, de Havana.
A missão dos sete parlamentares — os senadores Vanessa Grazziotin, Lídice da Mata (PSB-BA) e Valdir Raup (RO), presidente do PMDB, e os deputados Valmir Assunção (PTBA), Josias Gomes (PT-BA), José Rocha (PR-BA) e Mariinha Raup (PMDB-RO), esposa de Valdir Raup — é custeada pelo Senado e pela Câmara.
Os parlamentares viajaram no fim de semana e retornam amanhã. Além de passagens e hospedagens, a Câmara fornece diárias de R$ 640 para cada deputado. O Senado não forneceu os valores pagos. (O Globo – 01.05.2013)
- Nada melhor do que homenagear o trabalhador no seu dia do que os nobres “mandatários da soberania popular” gastarem o dinheiro público em proveito pessoal!
- E VIVA O BRASIL, ZIL, ZIL!

O MINISTRO ALDO REBELO (Esporte)
Vai ao congresso da Fifa, em Zurich, dia 30 de maio. Aceitou convite feito pelo presidente da entidade, Joseph Blatter. (coluna Panorama Político – O Globo – 01.05.2013)
- Ih, será que o poderoso chefão da Fifa demitiu o estafeta que carregava sua pasta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário