quarta-feira, novembro 22, 2006



OPINIÃO DO DIA
OS BEBÊS TAMBÉM DÃO PREJUÍZO
BRASÍLIA - Sempre que se cogita da retomada do crescimento econômico através de medidas de contenção de gastos do governo, ocupa a pole-position a questão da Previdência Social. Unem-se conservadores, neoliberais, tecnocratas, malandros e até alguns ingênuos, entre outros espécimes dessa lamentável fauna, para concluir que dá prejuízo pagar mesmo o mínimo a aposentados e pensionistas, sejam antigos servidores públicos ou ex-trabalhadores das empresas privadas, urbanos ou camponeses.
Surgem então, como no mar, ondas de indignação contra o aumento dos salários dos benefícios concedidos a quantos trabalham e trabalharam a vida inteira, clamando-se pela diminuição e até a supressão daquilo a que fazem e fizeram jus. A Previdência Social, dizem, tem que dar lucro, senão deixa de se inserir nesse admirável mundo novo onde prevalece o lucro sobre a justiça social.
Divide-se o Brasil em compartimentos estanques onde, se as elites compram aviões particulares e carrões de última geração, freqüentam os hotéis e os restaurantes mais luxuosos e viajam continuadamente pelo exterior, o problema e a vantagem são delas e não devem ser repartidos com a massa empobrecida, da qual pretendem retirar os últimos e minguados direitos.
Tome-se, como exemplo simplório, os bebês. Eles dão prejuízo. Precisam de fraldas, mamadeiras, remédios, cuidados médicos e, acima de tudo, do carinho dos pais. Mas como dão prejuízo, deveriam passar fome, ser deixados nas lixeiras, abandonados à própria sorte? Mas, vale repetir, dão prejuízo...
Vale o mesmo para os aposentados. Para que tudo dê lucro, vamos matar os velhos? Negar-lhes o mínimo a que qualquer ser humano tem direito? Ou vamos negar a existência do direito natural, um dos pilares da Humanidade?
Pois não é que, decorrido menos de um mês da reeleição, cobre o horizonte do que sobrou da esperança a mais escura das nuvens da frustração? O que imagina a equipe econômica para promover a retomada do desenvolvimento?
Menos impostos para as elites, maiores encargos para os aposentados... (coluna Carlos Chagas – 20.11.2006)









AMENIDADES
DIÁRIO DE UMA LOIRA QUE ACABOU DE TIRAR A CARTEIRA:

5 de Janeiro:
- Passei no exame de direção! Posso agora dirigir o meu próprio carro, sem ter que ouvir as recomendações dos instrutores, sempre dizendo "por aí é sentido
Proibido!", " Vamos sair da contra-mão!","Olha a velhinha! Freia! Freia!", e outras coisas do género. Nem sei como aguentei estes últimos dois anos e
meio...

8 de Janeiro:
- A Auto-Escola fez uma festa de despedida para mim. Os instrutores nem sequer deram aulas. Um deles disse que ia à missa, julgo que vi outro com lágrimas nos olhos e todos disseram que iam embebedar-se, para comemorar.
Achei simpática a despedida, mas penso que a minha carteira não merecia tal exagero.

12 Janeiro:
- Comprei meu carro, e infelizmente tive que deixá-lo na concessionária para substituir o pára-choque traseiro pois, quando tentei sair, engatei marcha-a-ré
ao invés da primeira. Deve ser falta de prática. Há uma semana que não
dirijo!

14 Janeiro:
- Já tenho o carro. Fiquei tão feliz ao sair da concessionária, que resolvi dar um passeio. Parece que muitos outros tiveram a mesma ideia, pois fui seguida
por inúmeros automóveis, todos buzinando como num casamento. Para não parecer antipática, entrei na brincadeira e reduzi a velocidade de 10 para 5 km por hora. Os outros gostaram e buzinaram ainda mais.

22 Janeiro:
- Os meus vizinhos são impecáveis. Colocaram posters avisando em grandes letras "ATENÇÃO ÀS MANOBRAS", marcaram com tinta branca um lugar bem espaçoso para eu estacionar e proibiram os filhos de sair à rua enquanto durassem as manobras. Penso que é tudo para não me perturbarem. Ainda há gente boa neste mundo...

31 de Janeiro:
- Os outros motoristas estão sempre a buzinar e fazer gestos. Acho isso simpático, embora um pouco perigoso. É que um deles apontou para o céu com o dedo do meio. Quando procurei ver o que ele estava apontando, quase
bati. Ainda bem que eu ia à minha velocidade de costumeira de 10km por hora.

10 de Fevereiro:
- Os outros motoristas tem hábitos estranhos. Além de acenarem muito, estão sempre gritando. Não escuto nada, por estar com os vidros fechados, mas parece que querem dar informações. Digo isto porque julgo ter percebido um dizendo "Vai para Casa". Acho isso espantoso. Não sei como ele adivinhou para onde eu ia. De qualquer modo, quando eu descobrir onde fica o botão que desce os vidros, vou tirar muitas dúvidas.

19 de Fevereiro:
- A Cidade é muito mal iluminada. Fiz hoje meu primeiro passeio noturno e tive de andar sempre com o farol alto aceso, para ver direito. Todos os motoristas com quem me cruzei pareciam concordar comigo, pois também ligaram o farol alto e
alguns chegaram mesmo a acender outros faróis que tinham. Só não percebi a razão das buzinadas. Talvez para espantar algum bicho. Sei Lá.

26 de Fevereiro:
- Hoje me envolvi num acidente. Entrei numa rotatória, e como tinha muito carro (não quero exagerar, mas deviam ser, no mínimo, uns quatro), não consegui sair.
Fui dando voltas bem juntinho ao centro, à espera de uma oportunidade, de tal forma que acabei por ficar tonta e bati no monumento no centro da rotatória.
Acho que deviam limitar a circulação nas rotatórias a um carro de cada vez.

3 de Março:
- Estou em maré de azar. Fui buscar o carro na oficina e, logo à saída, troquei os pés, acelerando fundo em vez de frear. Bati num carro que ia passando,
amassando todo o lado direito. O motorista era, por coincidência, o inspetor que me aprovou no exame de direção. Um bom homem, sem dúvida. Insisti em dizer
que a culpa era minha, mas ele educadamente,não parava de repetir para si mesmo:
"Que Deus me perdoe! Que Deus me perdoe!".







CASAL PROPÕE ORGASMO GLOBAL SINCRONIZADO CONTRA GUERRA
SÃO FRANCISCO (EUA) - Dois pacifistas da região de São Francisco (Califórnia) planejaram uma grande manifestação antiguerra para o primeiro dia do inverno (boreal). Mas eles não desejam que as pessoas marchem pelas ruas. Ao invés disso, querem que todos permaneçam trancados em suas casas.
O Orgasmo Global pela Paz foi concebido por Donna Sheehan, de 76 anos, e Paul Reffell, de 55, cujo nada modesto objetivo é o de que cada pessoa (apta) na Terra tenha um orgasmo em 22 de dezembro com o pensamento na paz.
"O orgasmo libera uma inacreditável sensação de paz", disse Reffell. "Sua mente é como uma página em branco. Está em estado meditativo. E a meditação coletiva já se provou ser capaz de mudar as coisas". O casal é conhecido por seu ativismo social e sexual. (Tribuna da Imprensa – 21.11.2006)
- Isto é o que podemos chamar de suruba pela paz!








DA SÉRIE:
NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR

De acordo com a comissão especial de Reforma Política, um levantamento aponta que 2/3, isto é 66% dos futuros nobres deputados que nos orgulharão na próxima legislatura foram eleitos por assistencialismo, 80% com caixa dois na campanha – dinheiro de sonegação, desvios de orçamento, de roubo de cargas, tráfico de drogas, tráfico de armas e todo o tipo de patifaria que possa existir ou que o Brasil tenha inventado, somente 6% do que vem por aí foram eleitos com o voto próprio, o resto pegou carona no voto de legenda. (fonte: Jornal da Globo – 14.11.2006)
E o outro ainda fala em Operação Mãos Limpas!


QUEM É QUE AGÜENTA COM ESTE PAÍS!
A oposição passou a campanha eleitoral toda dizendo que o Bolsa-Família era um programa demagógico, eleitoreiro e assistencialista, que alimenta a inércia dos beneficiários do programa e garante votos aos demagogos, o que eu também acho. Pois bem, anteontem, no Senado, onde a oposição tem maioria, aprovou a concessão do 13º. Salário do Bolsa-Familia.
Fala sério, isto algum dia ainda tem chance ser uma nação?!







A CAVERNA DO TARZAN
O Rio está tão esculhambado, mas tão esculhambado, que Anderson Loureiro, morador de rua, vive, acreditem, há oito anos, embaixo de uma ponte sobre o canal da Rua General Garzon, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Improvisou uma casa e um deque de madeira sob a ponte e usa cordas para descer no canal e navega por ele numa jangada improvisada. (fonte: O Globo – 19.11.2006)
Qualquer dia a prefeitura ainda acaba regularizando a situação pra cobrar o IPTU, alegando ser uma área nobre e valorizada.


PINTO ALEGRE BROXOU
Os velhinhos do município de Santo Antonio estão em pânico, o prefeito resolveu acabar com o Programa Pinto Alegre, que distribuía por lá um genérico do Viagra. Alega o prefeito que o programa estava desestabilizando a família santantonense, eis que os safadinhos estavam deixando de assinar ponto em casa e, uma vez recuperado o vigor, só queriam saber das menininhas da paróquia.
Não sei não, mas acho que isso é subversão das feministas do glorioso município que, na surdina, fizeram a cabeça do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário