sexta-feira, julho 05, 2013





QUAL BADERNA?
Em agosto de 1792, Maria Antonieta devia achar que os que se juntavam na frente das Tuileries eram baderneiros ignorantes.
Em dezembro de 1773, o governador inglês da província de Massachusetts devia pensar a mesma coisa dos "filhos da liberdade", que se disfarçavam de índios, subiam nos navios, jogavam o chá no mar e não queriam pagar os impostos.
Na época, Samuel Adams explicou que, mesmo se esses homens fossem apenas vândalos descontrolados, eles seriam, de fato, os defensores dos direitos básicos do povo das colônias.
A maioria dos paulistanos (e, suponho, dos brasileiros) pensa como Samuel Adams e deseja que as manifestações continuem, por uma razão que está muito além da tarifa dos ônibus: a relação do poder público com os cidadãos do Brasil é, sistematicamente, há muito tempo, de descaso e desrespeito, se não de abuso.
A escola e a saúde públicas são o destino resignado dos desfavorecidos. A insegurança se tornou uma condição existencial, tanto no espaço público quanto dentro da própria casa de cada um. O atraso da Justiça garante impunidades iníquas.
Claro, nossa arrecadação per capita é menos de um terço da dos EUA, por exemplo. Ou seja, talvez tenhamos os serviços públicos que podemos nos permitir.
Convenhamos, seria mais fácil aceitar essa triste realidade 1) se a corrupção não fosse endêmica e capilar, especialmente na administração pública, 2) se os governantes baixassem o tom ufanista de nossos supostos progressos e sucessos, 3) se a administração pública não fosse cronicamente abusiva e desrespeitosa dos cidadãos e de seus direitos.
Além disso, o dinheiro no Brasil compra uma cidadania VIP, na qual não só escola, saúde e segurança são serviços particulares, mas a própria relação com a administração pública é filtrada por um exército de facilitadores e despachantes.
A sensação de injustiça é exacerbada pela constatação de que muitos representantes procuram ser eleitos para ganhar acesso à dita cidadania VIP. Por isso, hoje, circulam aos borbotões, na internet, propostas de reforma política em que, por exemplo, 1) os membros do Legislativo e do Executivo seriam obrigados a recorrer, para eles mesmos e para seus filhos, aos serviços da educação e da saúde públicas, 2) os congressistas não teriam nenhum regime privilegiado de aposentadoria, 3) os congressistas não poderiam votar o aumento de seus próprios salários etc.

Para piorar, os representantes parecem se preocupar pouco com os compromissos de seu mandato e muito com sua própria permanência nos privilégios do poder. Por isso, por exemplo, eles compõem alianças que desrespeitam e humilham seus próprios eleitores.
Nesse contexto espantoso, é patética a indignação com os "baderneiros" e mesmo com a margem de delinquentes comuns que se agregaram às manifestações.
O poder, quando não é efeito de graça divina, vem dos próprios cidadãos e é condicional: só posso reconhecer e respeitar a autoridade que me reconhece e me respeita. Uma autoridade que me desrespeita merece uma violência equivalente à que ela exerce contra mim.
Além disso, é bom não perder o senso das proporções. "Olhe, olhe!", grita um repórter, enquanto a tela mostra alguém que foge de uma loja saqueada levando algo no ombro. Tudo bem, estou olhando e não estou gostando, mas minha indignação é mais antiga e por saques muito maiores.
Outro repórter pensa nos coitados que perderão o avião, em Cumbica, por causa dos manifestantes que bloqueiam o acesso ao aeroporto. Mas o verdadeiro desrespeito é o de nunca ter construído uma linha de trem entre São Paulo e o maior aeroporto do país.
O ministro Antonio Patriota se declarou indignado com o vandalismo contra o Palácio do Itamaraty. Com um pouco de humor negro, eu poderia suspeitar que os apedrejadores talvez tenham precisado um dia dos serviços de um consulado no exterior. Mas, deixemos. Apenas pergunto: se esses forem vândalos, então o que são, por exemplo, os latifundiários desmatadores da Amazônia?
Enfim, à presidenta Dilma gostaria de dizer: não acredito que os "baderneiros" das últimas semanas tenham envergonhado o Brasil --nem mesmo quando alguns depredaram o patrimônio público. Presidenta, você sabe isto mais e melhor do que muitos de nós: o que envergonha o Brasil é uma outra baderna, bem mais violenta, que dura há 500 anos e que gostaríamos que parasse. (Gotardo Calligaris – Folha – 27.06.2013)
- A propósito:








AMENIDADES
O sujeito volta pra casa depois de sair com a amante e, enquanto se arruma, percebe um grande arranhão no pescoço. Preocupado, o cara entra em casa e vê o gato passando pela sala. Inspirado, dá um tremendo chute no gato,que sai voando e gritando:
- MIAAAUUUUU!!!
Aí chega a esposa correndo e pergunta:
- Querido, que está acontecendo?
- Foi esse gato filho da p(*), que me atacou e me arranhou o pescoço!!!
- Então mata ele, meu amor, mata ele! Olha a chupada que esse bicho me deixou no pescoço!

DEPUTADO NATAN DONADON VAI PARA CELA INDIVIDUAL NA PAPUDA, DIZ TRIBUNAL
Segundo tribunal, ele ficará sozinho enquanto for deputado federal.
Parlamentar se entregou pela manhã à Polícia Federal em Brasília.
...
Em nota, a PF disse que representantes do deputado ligaram para informar o local onde ele se encontraria para se entregar. A corporação negou "qualquer acordo ou negociação" para a prisão e que agentes realizaram buscas em "todos os endereços ligados direta ou indiretamente ao procurado".
"A Polícia Federal, mais uma vez, cumpriu a sua missão de Polícia Judiciária da União, agindo estritamente dentro da legalidade e de acordo com as suas normas e procedimentos que visam à execução das suas atividades sem exposição pública de seus presos e com a preservação da imagem de seus servidores e da instituição" disse a PF em nota.
...
- Então, tá, na verdade, Sua Excelência não só merece cela individual, como também duas estátuas em tamanho original, uma pra ser colocada na frente da PF de Brasília, em homenagem as tratativas para que o bandido fizesse o favor de se entregar (única republiqueta do mundo onde bandido condenado negocia com a polícia pra se entregar) e outra ao lado da estátua no STF, comemorando o fato histórico da prisão do primeiro político corrupto em toda a república, assim mesmo, depois de três anos da condenação que levou 14 anos para chegar a decisão final, com direito a todas as chicanas jurídicas possíveis e inimagináveis!
- Gostei, mesmo, foi a declaração pública que fez a nobre assessora do não menos nobres fidalgo que teve direito a cela especial. Segundo ela, na negociata com a PF, “ele fez questão de se entregar com “dignidade”, afinal ele não é nenhum bandido” (Jornal do SBT – 28.06.2013). E o que é um vagabundo bandidão que rouba oito milhões dos cofres públicos, em valores atualizados beira a 50 milhões de reais?
- Outra pérola vem do inacreditável Poder Judiciário, segundo o nobre magistrado responsável pela execução da prisão, a cela individual em que foi colocado Sua Excelência, se deve ao fato de que o Estado tem a obrigação de preservar sua integridade física por... se tratar de um deputado (Jornal das Dez – GloboNews – 28.06.2013), como se o reino de Avilan não tivesse a obrigação de preservar a integridade física dos demais súditos sob sua custódia!
- Ah, já ia me esquecendo:
O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) já está no Presídio do Distrito Federal 1, no Complexo da Papuda. Donadon deixou a Vara de Execuções Penais, no Setor de Rádio e TV Sul, num carro especial. Nesse tipo de veículo, o preso viaja sentado em um compartimento separado, mas não no “chiqueirinho” das viaturas comuns, em que tem de se encolher. O deputado tem direito a tratamento privilegiado porque formalmente é uma autoridade – seu mandato ainda não foi cassado pela Câmara. Por isso, ele não está algemado e não recebe ordens dos agentes judiciários, mas pedidos. Foi assim que um deles cumpriu a formalidade de dizer a Donadon para tirar o cinto, a gravata e os cadarços dos sapatos, procedimento padrão para evitar que o preso ataque alguém ou tente cometer suicídio. Donadon também não terá de raspar o cabelo ao chegar ao presídio, como fazem os demais presos. O deputado entregou-se de terno e gravata, acompanhado da família, em uma rua de Brasília. Seu advogado, Nabor Bulhões, já mandou providenciar chinelos e a roupa branca, padrão do presídio. Depois que sua situação política for resolvida, Donadon poderá escolher onde quer cumprir pena: em Brasília ou em Rondônia, seu estado de origem.
...
- E tem mais, seu uniforme será um smoking, terá direito a pasta de dentes Sensodyne e papel higiênico Neve!
- Ô republiquetazinha surreal!

O COMISSARIADO QUER TUNGAR O RONCO
A proposta da doutora Dilma de Constituinte exclusiva para decidir uma reforma política tem cheiro de tunga no ronco das ruas. Quando ela se propõe a tratar das tarifas de transporte públicos com um “Plano Nacional de Mobilidade Urbana”, fala no dialeto de comissários e burocratas que empulham a rua com eventos e iniciativas “estratégicas”. (A menos que essa parolagem signifique apenas “passeatas”.) Falando em reforma política, fala de nada.
Ganha uma viagem a Havana quem souber o que é isso. Ganha um mês em Pyongiang quem souber como um plebiscito pode legitimar uma discussão que não se sabe como começa nem como termina. Hoje, há apenas uma insistente proposta de reforma do sistema eleitoral, vinda do PT, sucessivamente rejeitada pelo Congresso.
São dois os seus tendões. Um é o financiamento público das campanhas. Em tese, nenhum dinheiro privado iria para os candidatos. Só o público, seu, nosso. A maior fatia iria para o PT. Quem acredita que esse sistema acabaria com os caixas dois tem motivo para ficar feliz. Para quem não acredita, lá vem tunga. Seria mais lógico proibir as doações de empresas. O Congresso pode decidir que quem quiser dar dinheiro a candidatos deverá tirá-lo do próprio bolso, e não mais das empresas que buscam-no de volta nos preços de seus produtos.
O segundo tendão é a criação do voto de lista. Hoje o voto de um cidadão em Delfim Netto vai para a cumbuca do partido e acaba elegendo Michel Temer. Tiririca teve 1,3 milhão de votos e alavancou a eleição de três deputados, um deles petista, com apenas 93 mil votos.
Pelo sonho do comissariado, os partidos organizariam listas e os votos que a sigla recebesse seriam entregues aos candidatos, na ordem em que foram arrolados pelos mandarins. Em poucas palavras: os eleitores perdem o direito de escolher o candidato em quem querem votar e as cúpulas partidárias definem a composição das bancadas. (O sujeito que votou em Delfim elegeu Temer, mas em Delfim votou.) Uma proposta sensata de emenda constitucional veio exatamente de Michel Temer: cada Estado torna-se um distritão e são eleitos os mais votados, independentemente do partido. Tiririca elege-se, mas não carrega ninguém consigo.
O que o comissariado quer é contornar a exigência de três quintos do Congresso (357 votos em 594) necessários para reformar a Carta. Numa Constituinte, as mudanças passariam por maioria absoluta (298 votos). Esse truque some com 59 votos, favorecendo quem? A base governista.
Todas as Constituintes brasileiras derivaram de um rompimento da ordem institucional. Em 1823, com a Independência. Em 1891, pela proclamação da República. Em 1932, pela Revolução de 30. Em 1946, pelo fim do Estado Novo. Em 1988, pelo colapso da ditadura. Hoje, a ordem institucional vai bem, obrigado. O que a rua contesta é a blindagem da corrupção eleitoral e administrativa. Disso o comissariado não quer falar.
Há um século o historiador Capistrano de Abreu propôs a mais sucinta Constituição para Pindorama:
“Artigo 1º: Todo brasileiro deve ter vergonha na cara.
Artigo 2º: Revogam-se as disposições em contrário.”
Na hora em que a rua perdeu a vergonha de gritar, a doutora diz que o problema e sua solução estão noutro lugar.
Elio Gaspari é jornalista
- Quem quiser que abrace alguma causa que venha desta corriola, eu tô fora!
- Ainda bem que, de tão estapafúrdia que era, morreu no nascedouro!

OPINIÃO
Transformar a corrupção em crime hediondo é jogar para a plateia. A aprovação só vai impactar na forma de cumprimento da pena. Isso não vai reduzir o problema real que é: precisamos ter uma investigação melhor e uma agilidade maior para julgar. O Judiciário não está conseguindo julgar estes processos num tempo razoável. (advogado Thiago Bottino, da Fundação Getulio Vargas (FGV) (http://oglobo.globo.com/pais/contra-corrupcao-gargalo-tambem-no-judiciario-8826636)
- Data vênia, o que precisa é que o nosso inacreditável Poder Judiciário deixe aceitar as chicanas jurídicas e seus tecnicismos tipo, “devido processo legal”, “amplo, geral, irrestrito, universal, interplanetário e intergaláctico direito de defesa e ao contraditório” (não confundir com o devido processo legal e o amplo direito de defesa e ao contraditório) de maneira a não ser conivente com a impunidade!

DELFIM DIZ QUE NÃO SE ARREPENDE DE TER ASSINADO O AI-5
...
Delfim Netto negou que soubesse de casos de tortura quando participou do governo durante o regime militar e afirmou que havia uma "completa separação" entre a administração pública e os setores militares.
"Eu nunca ouvi dentro do governo nada sobre tortura. Em 1972, eu ainda perguntei para o [então presidente] Médici: 'Existe isso?', ele disse que não, que o que existia eram os conflitos de rua", disse.
...
- Seu cinismo é proporcional a sua circunferência, sem bem que, no país dos cínicos, ele agora é companheiro!

NA PONTA DO LÁPIS
A política do governo de privilegiar o transporte individual, abrindo mão da Cide e reduzindo IPI para automóveis, fez o Tesouro deixar de arrecadar uns R$ 30 bilhões desde 2008. A conta é do consultor Adriano Pires.
Segundo ele, este mar de dinheiro seria suficiente para construir um trem-bala ligando o Rio a São Paulo. (coluna Ancelmo Gois – O Globo – 21.06.2013)
- Ou injetar no transporte público em vez de aumentar o lucro das montadoras multinacionais com a explosão da venda de carros e o aumento dos engarrafamentos no trânsito dos grandes centros! 

GOVERNO DE SÃO PAULO ANUNCIA CORTE NOS GASTOS PÚBLICOS
O governo do estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (28) medidas para tornar possível a revogação do aumento das tarifas de trens, de metrô e de ônibus intermunicipais.
...
Entre as medidas  está a venda de um dos helicópteros oficiais que são usados pelo governador. A economia estimada é de R$ 4,5 milhões por ano.
O governo vai diminuir em 10% a frota de carros próprios e alugados. Ao todo, são quase 1.500 veículos. Segundo o governador, essa redução não atinge as áreas de  educação, segurança pública e saúde.
O pacote prevê ainda que a Casa Civil vai incorporar uma das secretarias de estado, haverá corte no custeio de secretarias e contratos com prestadores de serviços, como limpeza, serão renegociados. O Executivo também quer diminuir despesas com viagens e estabeleceu metas para poupar água, luz, telefone e combustível.
O governo de São Paulo decidiu extinguir mais de 2 mil cargos comissionados que estão vagos. Essa medida não tem impacto no orçamento, mas evita gastos futuros. Ao todo, a estimativa é que o pacote gere uma economia de R$ 350 milhões até o fim de 2014.
...
- Gosto dos nossos idôneos governantes por isso, antes a retirada do aumento de tarifas dos transportes comprometeria outros investimentos essenciais, de repente, como num passe de mágica e um milhão e trezentas mil pessoas na rua depois, eis que surge uma solução, digna de um país sério!

MORAR BEM
O que se diz na Rádio Imobiliária é que o querido empresário Antônio Carlos Almeida Braga acaba de vender por uns R$ 40 milhões sua cobertura na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, no Rio. O comprador foi o empreiteiro Ricardo Galvão, da Queiroz Galvão. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 14.06.2013)
- Ele é que é feliz que tem uma empreiteira que, junto com umas três ou quatro, dominam as obras públicas de Pindorama, todas, claro, vencidas licitamente por concorrências públicas!

DIRCEU DEFENDE PEC 37 E CRITICA MINISTÉRIO PÚBLICO
Ex-ministro afirmou que a regulamentação da atuação do órgão deve continuar a ser debatida
SÃO PAULO - O ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses por chefiar o esquema do mensalão, defendeu a PEC 37 em artigo publicado em seu blog. De acordo com o petista, mesmo com a rejeição da proposta na Câmara, é necessário continuar a debater a regulamentação da atuação do Ministério Público.
Dirceu diz que a "mídia impôs uma narrativa que levou a Câmara corretamente a arquivar a PEC, já que sua votação e provável aprovação nas condições atuais seriam entendidas como uma medida favorável à impunidade e à corrupção".
"A PEC 37 não é da impunidade e nem retira o poder e a função constitucional do MP, como a mídia – associada a procuradores e promotores – fez crer para parcelas dos manifestantes e da sociedade brasileira, impossibilitando um debate democrático e transparente sobre o atual poder do Ministério Público e das polícias", escreveu o ex-ministro, em seu blog.
Na ação do mensalão, o Ministério Público participou da investigação. Segundo Dirceu, a PEC "evita, sim, o abuso e a invasão inconstitucional pelo Ministério Público das atribuições das polícias, que, como é público e notório, combatem a corrupção".
Para o ex-homem forte do governo Lula, a PEC propunha a regulamentação do papel do MP, como determina a Constituição. Destacou ainda que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) era favorável à proposta.
"O PT votou pelo arquivamento da PEC 37, mas com uma declaração de que quer voltar a discutir a regulamentação do papel e das atribuições do MP, como manda a Constituição", escreveu.
Na visão de Dirceu, o Ministério Público é um "órgão que atua sem controle externo – caso único na República – cercado de privilégios, que não respeita a lei da transparência e que abusa de sua autoridade, cooptado a serviço dos governos em muitos estados".
"Na prática, por meio de Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs), faz inquéritos e investiga, substituindo as polícias, viola direitos e garantias individuais, tudo em nome do combate à impunidade e a corrupção, como nos tempos dos Inquéritos Policiais Militares (IPMs, da ditadura militar)."
- Mas uma razão pra eu ser favorável, como sempre fui, pelo arquivamento desta excrescência!
- E pensar que, na oposição, o companheiro Dirceu e sua corriola viviam de beijos e abraços com o Ministério Público!

PEDIDO PARA GILBERTO E GLEISI
Os senadores Pedro Simon, Cristovam Buarque, Ana Amélia, Pedro Taques e Randolfe Rodrigues querem se reunir em separado com a presidente Dilma. Alegam que não se sentem representados pelos partidos do governo ou da oposição. (coluna Panorama Político – O Globo – 27.06.2013)
- Se eles não se sentem representados pelos partidos, que dirá o povo!
- Aliás, há dez anos que não me sinto representado, razão pela qual passei a anular o voto, portanto, os nobres senadores se estão nestas gangues é por que querem, pois, nada impede que se desfiliem!

DEFASAGEM NA TABELA DO IR CONSOME QUASE METADE DO 13º SALÁRIO DO TRABALHADOR
A tabela progressiva do Imposto de Renda acumula atualmente uma defasagem de 66,4% em relação à inflação, segundo cálculos do Sindifisco Nacional. Essa discrepância faz com que a Receita Federal chegue ao bolso de cada vez mais brasileiros, consumindo os seus novos rendimentos.
Um exemplo claro disso é o que ocorre com um contribuinte que ganha R$ 2.784,81 por mês. Se a tabela tivesse sido integralmente corrigida, ele seria isento de IR. No entanto, de acordo com as alíquotas vigentes, é obrigado a entregar ao Leão durante o ano quase metade do seu 13º salário.
Os cálculos foram feitos pelo consultor financeiro e diretor do Grupo PAR Marcelo Maron. Segundo ele, o governo federal se vale da inflação para aumentar o imposto sobre as pessoas físicas.
“É uma forma silenciosa e injusta de aumentar substancialmente a carga tributária sobre os assalariados, especialmente os que ganham menos. A tabela deveria ser reajustada a cada ano com, no mínimo, a variação da inflação. Como isto não ocorre, as pessoas com uma renda baixa, antes isentas, são descontadas no imposto de renda na fonte”, destaca Maron.
- Nada como vivermos sobre a égide da Constituição “Cidadã”, onde os “iluminados” estão preocupados em ouvir o povo, por referendo ou plebiscito, sobre a...reforma política, enquanto mais de um milhão estão nas ruas pugnando pela mínima prestação de serviços públicos de qualidade!

TRADIÇÃO DO BICHO
A Tradição, dissidência da Portela que desfila na Série A, vai reeditar em 2014 o enredo “Sonhar com rei dá leão”, que deu à Beija-Flor seu primeiro título em 1976.
É uma homenagem ao jogo do bicho. O refrão do samba diz: “Sonhar com filharada/É o coelhinho/Com gente teimosa/Na cabeça dá burrinho/E com rapaz todo enfeitado/O resultado, pessoal/É pavão ou é veado.”
Aliás...
Dia destes, um aluno de um colégio chique do Rio, neto de um juiz, disse a um coleguinha, neto de bicheiro:
— Meu avô já prendeu seu avô. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 27.06.2013)
- Bote tradição nisso, não muito distante, tal diálogo se passará entre o netinho de um magistrado e o de um... traficante, se é que ainda não se passou!

ALÉM 2
O líder do PT no Senado, Jossé Pimentel, cogitou apresentar requerimento pedindo que o projeto fosse votado com urgência. Mas re­cuou. Em acordo com os outros líderes, apoiou texto de Pedro Taques, do PDT, considerado "mais amplo" - e que foi aprovado ontem.
Mas que, em nenhum momento, trata das empresas corruptoras. (Sonia Racy – Estadão – 27.06.2013)
- Aliás, o paraíso da impunidade é o único lugar do mundo em que a corrupção só tem um agente, isto é, o corrupto, também, tanto faz, ninguém é punido mesmo e vai que o corruptor diz: - peraí, tem mais gente. Vai ser um Deus nos acuda!

Ó, DÚVIDA CRUEL!
Em 13 de Juno, o secretário de Governo da Prefeitura do Rio, Rodrigo Bethlem (PMDB) escreveu no twitter: “Vou repetir: o que esse povo liderado pelo PSOL está fazendo não protesto. É baderna. Lamentável”.
Quadro dias depois, postou: “o carioca está de parabéns. Está fazendo um enorme protesto pacífico. Isso é um exercício democrático”.
Ué... Ou o moço pretende se filiar ao PSOL ou sofre de ... esquizofrenia política!
Aliás, Bethlem não foi o ~único. Teve gente dizendo que o protesto era “político” – e depois, que foi uma bela demonstração de cidadania... (coluna Extra Extra! – jornal Extra – 25.06.2013)
- O que não falta na política brasileira é esquizofrênico, hipócrita e demagogo!
- A propósito:
HOMEM...
Haddad mudou o tom e passou a criticar a ação da PM, abrindo uma porta aos manifestantes, depois de ouvir cobranças de seu próprio partido. Petistas dizem que o prefeito se distanciou dos movimentos sociais.
... novo?
Alguns auxiliares queriam que Haddad, que antes elogiara a PM, responsabilizasse publicamente o governador pela violência. Ele adotou um meio-termo. (coluna Painel – Folha – 15.06.2013)
- Como se vê, de um lado e de outro, eles não estão nem aí, o negócio é politicagem rasteira e de quinta categoria!
- VOTA POVÃO!

CONTINUA NO JOGO
Embora a CBF tenha rompido o contrato com a Seara, por falta de pagamentos, a empresa ainda faz uma promoção envolvendo a camisa da seleção.
As placas da Seara continuam aparecendo nos estádios da Copa por causa de um outro contrato, em vigor, com a Fifa. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 25.06.2013)
- Quer dizer, calote na federação tupiniquim pode, só não pode é na dona Fifa, atual comodatária do Brasil varonil!

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR DE ZÉ SIMÃO
E atenção! Corrupção agora é crime hediondo. Então votar no Maluf é apologia ao hediondo? Rarará! (Folha – 29.06.2013)

2 comentários:

  1. Anônimo12:30 PM

    Bloguet Plim-Plim, direto do Rio para Piri-Piri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma dica. A ordem do governo agora é aumentar a verba de gratificação para os internautas bajuladores e amestrados, corre que a fila é grande! Depois, não diga que não fui “companheiro”!

      Excluir