segunda-feira, dezembro 02, 2013






CHARGES.COM.BR


'JOAQUIM BARBOSA É UM HOMEM MAU', CRITICA CONCEITUADO ADVOGADO
Celso Antônio Bandeira de Mello condena forma como presidente do STF conduziu prisão de Genoino; advogado faz coro pelo impeachment de Barbosa
São Paulo -  "Joaquim Barbosa é um homem mau, com pouco sentimento humano". A descrição nada elogiosa é de Celso Antônio Bandeira de Mello, um dos mais conceituados advogados brasileiros e professor da PUC há quase 40 anos.
Ele se refere em especial à forma como Barbosa conduziu a prisão de José Genoino. "Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo isso sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade", afirma o advogado.
Bandeira de Mello subscreveu na terça-feira, ao lado de juristas, intelectuais e líderes petistas, um manifesto condenando a postura de Barbosa. A ação supostamente arbitrária do ministro na prisão dos condenados no processo do mensalão seria passível de um processo de impeachment.
"A medida concreta neste caso seria um pedido de impeachment do presidente do Supremo", disse Bandeira de Mello, com a ressalva de que não é especialista em direito penal mas expressa "a opinião de quem entende da matéria".
De acordo com o advogado, o foro adequado para o pedido de impeachment seria o Senado Federal. Segundo o inciso 2º do artigo 52 da Constituição Federal, é de competência exclusiva do Senado julgar os ministros do Supremo. A iniciativa, segundo Bandeira de Mello, pode ser de "qualquer cidadão suficientemente bem informado e, principalmente, dos partidos políticos".
Na segunda-feira, o diretório nacional do PT chegou a cogitar medidas concretas contra Barbosa. A iniciativa, no entanto, foi abortada por líderes moderados do partido.
Segundo Bandeira de Mello, o fato de Barbosa ter mandado para o regime fechado pessoas que haviam sido condenadas ao semiaberto e a expedição de mandados de prisão em pleno feriado da Proclamação da República sem as respectivas cartas de sentença (emitidas 48 horas depois) contrariam a legislação e poderiam motivar o afastamento de Barbosa.
- E bota “mau” nisso, veja por exemplo, quantas desqualificadoras, negro abusado que chegou onde chegou sem ser amigo do rei de plantão e sem bajular os poderosos para ser indicado pra Suprema Corte, concluiu estudos superiores e foi mais além, sem cotas paternalistas, é poliglota, petulante faz cumprir as leis, independente da coloração da pele e das castas a que pertençam os crimenosos, não freqüenta convescotes com nobres causídicos afortunados no país dos bacharéis, foi aprovado em todos os concursos públicos a que se submeteu, não recebeu viagem ao exterior de presente de lua de mel de nobre e afortunado causídico e não ficou hospedado em ilha paradisíaca na Itália as expensas de advogado com interesse na Corte, não foi reprovado em dois concursos para a magistratura e, com certeza, tivesse sido assessor parlamentar de um dos réus do processo ou patrono do partido em que alguns réus são filiados se daria por suspeito de julgar a ação, rejeita qualquer tipo de procrastinação ou chicana jurídica. Querem mais deméritos do que este que justifiquem seu impeachment no país dos bacharéis, paraíso da impunidade, do “devido processo legal”, do “amplo, geral, irrestrito, internacional, universal, interplanetário e intergaláctico direito de defesa e ao contraditório”?!
- A propósito:
O CONDENADO E O “EX-ENFERMEIRO”
O país inteiro discute a prisão de Genoino. Nestas horas, surgem discussões apaixonadas. Vamos ao fato, Sua Excelência, o fato. O fato é que o deputado foi denunciado, processado, julgado e condenado. Ponto! Outro fato é que Genoino sofre de cardiopatia grave e necessita de atendimento e controle médicos diários e de alimentação especial. Não há, no Brasil, nenhuma penitenciária capacitada a dar esse tipo de assistência. O juiz da Vara de Execução Penal Ademar Vasconcelos, alegando já ter, em algum momento da sua vida, exercido as funções de enfermeiro, “examinou” Genoino e foi a Joaquim: “Ele está simulando”. Joaquim acreditou e manteve Genoino na prisão, até ele passar mal e ser removido às pressas a um hospital. Agora, até o “ex- enfermeiro” sabe que Genoino não pode voltar para a Papuda. Ou cumpre pena em casa ou no hospital, onde o regime, forçosamente, é fechado. (coluna Nhenhenhém – jornalista Jorge Bastos Moreno – O Globo – 23.11.2013)
CONFUSÕES NO CASO DOS MENSALEIROS CAUSAM MUDANÇA DO JUIZ DA VARA DE EXECUÇÃO PENAL
BRASÍLIA — O juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar Vasconcelos, náo está mais encarregado dos processos envolvendo os condenados no processo do mensalão. Ele foi substituído por outro magistrado da VEP, Bruno Ribeiro. A redistribuição dos processos para novo juiz foi motivada por confusões e desencontros entre decisões de Ademar Vasconcelos, informações do presídio do DF e despachos do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do caso mensalão.
Barbosa não estava satisfeito com a conduta de Vasconcelos que, desde o dia 15 de novembro, data da decretação das primeiras prisões no caso mensalão, vinha reclamando que não fora avisado de nada sobre o caso. Na noite do dia anterior, quinta-feira, 14, outro juiz havia recebido os documentos do STF, Bruno Ribeiro, o mesmo que agora cuidará do caso. Como estava licenciado naquele dia, tentou repassar os documentos a Vasconcelos que não aceitou. No dia das prisões, Vasconcelos deu entrevistas relatando que não sabia das ordens de prisão. Esse foi o primeiro desentendimento com o STF.
...
DIREITOS E PRIVILÉGIOS
BRASÍLIA - José Genoino teve um problema cardíaco grave em julho. Sua aorta estava em mau estado. Recebeu uma prótese de 15 centímetros para substituir parte dessa artéria. A cirurgia durou oito horas. Fumante durante décadas, é hipertenso e sofreu uma isquemia cerebral.
Alguém nessas condições deve receber tratamento adequado quando é preso? A resposta sensata é sim. Mas, para o senso comum, ninguém, exceto algum privilegiado, é tratado com a humanidade devida no sistema prisional brasileiro.
Na frente da penitenciária da Papuda, em Brasília, dezenas de parentes de presos precisam dormir ao relento na véspera do dia da visita semanal. Recebem então uma senha às 6h da manhã. Depois, têm de caminhar até cerca de três quilômetros para encontrar o sentenciado.
Essas pessoas vivem um pesadelo semanal. Na quarta-feira, presenciaram uma visita inusitada à Papuda. Era o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, do PT. Ele queria vistoriar as condições locais depois que os mensaleiros chegaram.
Dezenas de deputados, amigos e parentes dos mensaleiros furaram a fila e entraram na prisão. Aliás, ninguém explicou até agora por que congressistas entram numa penitenciária quando bem entendem.
Genoino passou mal na quinta-feira devido à pressão alta. Foi para um hospital. Antes, teve tempo suficiente para dar uma entrevista e posar para uma fotografia --material publicado neste fim de semana pela revista "Isto É". O título da reportagem: "Jamais deixarei a luta política".
Ontem, telefonei para a assessoria do governo de Brasília. Queria conhecer dados sobre a administração da Papuda. Ou quantos presos por lá têm pressão alta. Não tive resposta.

Esses são os fatos. Fico aqui na torcida pelo pronto restabelecimento de José Genoino. E para que todos os presos da Papuda tenham o mesmo tratamento recebido até agora pelo deputado e ex-presidente do PT. (Fernando Rodrigues – Folha – 23.11.2013)
- Puxa, agora, bateu a compaixão, pena que este humilde blogueiro, além de um apedeuta jurídico não tem as qualidades de um “intelectual”, senão teria me associado ao manifesto “humanitário” de juristas e intelectuais protestando contra o procedimento do “homem mau”, mas nada impede que, na condição de leigo, venha a liderar outro manifesto não só pedindo, não só o impeachment do “homem mau”, como também sem banimento do país dos juristas e intelectuais!
- Que os historiadores me respondam, sem ir muito longe, a partir de 15 de novembro de 1889 até hoje, quantos nobres governadores foram as penitenciárias saber das condições carcerárias ou romarias de nobres, ínclitos e probos congressistas compareceram às penitenciárias em visitas “humanitárias”, quantos manifestos de renomados, brilhantes e notáveis juristas e intelectuais foram elaborados protestando contra as condições carcerárias do Brasil varonil?
- Aliás, qual mesmo dos Poderes do país da Constituição Cidadão tem por atribuição administrar o Sistema Penitenciário? Se é o Executivo, causa-me espécie que só agora, um dos nobres 27 governantes dos estados federativos tenha a preocupação de verificar in loco as condições de uma das penitenciárias, assim mesmo, seletivamente, é claro!
- Ah, já ia me esquecendo:
LAUDO MÉDICO DIZ QUE GENOINO NÃO PRECISA FICAR EM CASA E QUE DOENÇA NÃO É GRAVE
BRASÍLIA - Laudo assinado por cinco cardiologistas constatou que o deputado José Genoino (PT-SP) não é portador de doença cardiovascular grave e, portanto, pode cumprir pena normalmente na penitenciária. Os médicos chegaram à conclusão de que a cirurgia à qual o petista foi submetido em julho passado corrigiu o problema cardíaco que ele apresentava. O documento informa que “com base nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o conceito de cardiopatia grave não se aplica ao presente caso em seu contexto clínico cirúrgico atual, face à reversibilidade do quadro apresentado pela correção cirúrgica”.
Com o laudo em mãos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, vai decidir se concede ou não o pedido da defesa de prisão domiciliar. “Passado o período crítico pós-operatório, naturalmente que se faz necessário seguimento ambulatorial periódico pós-cirúrgico de pouca frequência anual para verificação evolutiva do quadro clínico-cirúrgico, como de hábito, não sendo imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do paciente acometido”, diz o documento.
Os médicos também concluíram que “o procedimento (cirurgia) representou tratamento definitivo da referida condição patológica, encontrando-se o paciente a este respeito em excelente condição clínica atual, sem expectativa em qualquer prazo futuro de eventual insucesso cirúrgico ou complicação, resguardado o controle adequado permanente dos fatores de risco (hipertensão arterial, dislipidemia), em que pese a maior morbi-mortalidade inerente ao agravo”.
...
JUNTA DA CÂMARA NÃO VÊ MOTIVO PARA GENOINO SE APOSENTAR POR INVALIDEZ
Médicos do Legislativo examinaram deputado na última segunda-feira (25).
Com resultado do parecer, ele deverá enfrentar processo de cassação.
- Quer dizer que, o “homem mau” é o honrado ministro, né?!
- Quem sabe estes laudos também não são “políticos” influenciados pelas elites, pela mídia e pelo “homem mau”!


DIRCEU É CONTRATADO COMO GERENTE DE HOTEL EM BRASÍLIA PARA GANHAR R$ 20 MIL
BRASÍLIA- O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado e preso no processo do mensalão, tem contrato de trabalho assinado com o Hotel Saint Peter, em Brasília, para prestar serviços de gerente administrativo desde 22 de novembro. O salário é de R$ 20 mil. O horário de trabalho é das 8h às 17h, com uma hora de intervalo de almoço. O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que a decisão de autorizar o trabalho externo do detento caberá ao juiz da Vara de Execução Penal de Brasília. Dirceu está preso no regime semiaberto. Ele foi condenado a dez anos e dez meses por corrupção ativa e formação de quadrilha.
O contrato leva a assinatura da gerente geral do hotel, Valéria Linhares. Documento em anexo informa que ela foi contratada em agosto de 2012 com salário de R$ 1.800. Outros documentos anexos informam que o hotel pertence a Paulo Masci de Abreu e a uma sociedade panamenha chamada Truston International Inc.
O contrato de trabalho e a carteira de trabalho assinada pela empresa foram encaminhados ao STF. O primeiro item do contrato informa que o empregado poderá ser transferido para outro serviço “no qual demonstre melhor capacidade de adaptação desde que compatível com sua condição pessoal”. O contrato tem vigência inicial de 45 dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo. Ao fim do período de experiência, há possibilidade de transformar o contrato em definitivo.
- Ainda bem que vivemos no país dos bacharéis e da Constituição “Cidadã”, onde militam nobres, eminentes e brilhantes advogados regiamente pagos avessos a chicanas e a saltos triplos carpados jurídicos pra driblar o Poder Judiciário, senão daria até pra pensar em mais uma farsa das quadrilhas da turma do andar de cima, até porque, o chefe da quadrilha é reconhecidamente um renomado especialista em hotelaria e o fato da gerente-geral receber salários dez vezes menos, um dos sócios do hotel ser dono de um partido da base aliada e ter concessões de radiodifusão serem apenas coincidências, claro!
- A propósito:
DIRCEU: ENTIDADE DE DONOS DE HOTEL RESPONDE A INQUÉRITO
BRASÍLIA - O Centro de Tradições Nordestinas (CTN), entidade sediada em São Paulo, terá de devolver R$ 4,8 milhões aos cofres públicos em razão do mau uso do dinheiro que recebeu do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2006, para desenvolver um projeto no Pará. O CTN é administrado pela família Abreu, uma das donas do Hotel Saint Peter, em Brasília, novo local de trabalho do ex-ministro José Dirceu, caso ele receba a autorização da Justiça.
O CTN foi fundado pelo presidente do PTN, José Masci de Abreu, e é presidido pela filha dele, Renata Abreu. A entidade e o partido têm a mesma sede administrativa, em SP. O irmão de José de Abreu, Paulo Masci de Abreu, é filiado ao PTN e aparece na sociedade do Saint Peter.
O próprio ministério concluiu que o CTN não conseguiu comprovar a execução dos serviços e recomendou a devolução do dinheiro. Um inquérito do Ministério Público Federal (MPF) investiga as irregularidades.
Em 2006, o CTN recebeu R$ 3 milhões para instalar terminais de um projeto chamado Tele Saudades, que serviria para realizar contatos entre migrantes nordestinos e seus parentes nas cidades de origem. Para o ministério, não foi comprovado o gasto do dinheiro. Uma liminar na Justiça suspendeu a necessidade de devolução. Desde 2008, um inquérito da Procuradoria da República no Tocantins investiga o destino do dinheiro.
...
- É o nosso respeitável e inacreditável Poder Judiciário, pra variar, dando sua cota de contribuição!
EMISSORA DE TV DO FUTURO CHEFE DE DIRCEU FOI BENEFICIADA PELA ANATEL
O futuro chefe do ex-ministro José Dirceu, o empresário Paulo de Abreu, foi beneficiado nesta semana com uma medida do governo aprovada mesmo contra relatórios elaborados por técnicos.
Abreu ganhou o direito de transferir antenas da Top TV --uma de suas emissoras-- do município de Francisco Morato para a avenida Paulista, em São Paulo.
...
- Pensando bem, o nobre chefe de quadrilha condenado que se diz “preso político” deveria exigir um salário melhor!

BUEMBA! BUEMBA! MACACO SIMÃO URGENTE! O ESCULHAMBADOR-GERAL DA REPÚBLICA!
E a grande dúvida do mensalão: estar preso na Papuda e receber visita do Suplicy é bullying? Não! É tortura chinesa. Assédio moral! Rarará! Já imaginou estar preso na Papuda e o carcereiro avisa: "Visita". "Oba!" "É o Suplicy. Pra uma visita RÁPIDA. De nove horas e meia!" Rarará! E um leitor me disse que, tanto o Genoino como o Zé Dirceu, ambos têm problemas de saúde: o Genoino é cardiopata e o Zé Dirceu é psicopata! Rarará!
E eu sou a favor da prisão domiciliar pro Genoino, evidente. E eu também quero prisão domiciliar. No domicílio do Maluf, que é rico e ninguém prende! Rarará! E diz que o Zé Dirceu, com aquele sotaque de Mazzaropi com Inezita Barroso, acorda todo dia cantando "A Marvada Cadeia". "É com a marvada cadeia/ é que eu me atrapaio/ de dia eu trabaio/ de noite eu num saio/oi lá!" O melô da Papuda! (Zé Simão – Folha – 22.11.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário