terça-feira, maio 13, 2014






CHARGES.COM.BR

ACREDITE SE QUISER



COPA DO MUNDO: GOVERNO REBATE CRÍTICAS À SEGURANÇA E AO TRANSPORTE
RIO — As críticas do chefe de segurança da Federação Inglesa de Futebol, Tony Conniford, à segurança e mobilidade do Rio, durante a Copa do Mundo, foram, nesta segunda-feira, minimizadas pelas autoridades do estado. A Secretaria de Segurança disse não ter sido comunicada por nenhuma autoridade inglesa sobre as preocupações da federação de futebol e lembrou, em nota, que as reclamações, publicadas pelo jornal “Daily Mail”, não tinham nenhuma confirmação oficial. Também informou que, embora esteja participando dos fóruns do Comitê Organizador, a segurança dos atletas é responsabilidade da Polícia Federal.
Segundo o jornal inglês, as declarações de Tony Conniford foram ouvidas por um repórter que almoçava perto dele. Na ocasião, ele teria dito estar preocupado com a localização da hospedagem dos atletas, perto da Rocinha, e que vinha sendo cobrado por superiores sobre a segurança da delegação. A reportagem afirmou que Conniford, um veterano da polícia inglesa, na qual trabalhou por 30 anos, teria dito: “precisamos de segurança extra”. A Federação Inglesa de Futebol disse, no entanto, estar confiante no esquema de segurança brasileiro.
Como Conniford também criticou o trânsito do Rio, que classificou de “terrível”, a Secretaria municipal de Transportes emitiu nota, informando que implantará esquema especial durante o evento, similar ao da Copa das Confederações que foi considerado pela Fifa o mais eficiente de todas as cidades envolvidas na competição. Conniford, segundo o “Daily Mail”, teria reclamado ainda que levou duas horas para fazer o trajeto entre a Urca e São Conrado.
Turistas: excesso causa reação
Nesta segunda-feira, também houve reações ao excesso de preocupação das embaixadas dos EUA, Argentina e Reino Unido com a segurança dos turistas. Ao elencar os problemas cariocas, a Embaixada Americana citou até mesmo o risco de explosões de bueiros, além de mencionar os altos índices de crimes no estado. Já a Embaixada do Reino Unido observa que tem havido uma série de confrontos violentos entre a polícia e manifestantes no Pavão-Pavãozinho, e a Embaixada Argentina sugere que seus cidadãos tenham atenção especial na Lapa e redobrem os cuidados para não caírem no golpe do “Boa Noite Cinderela”.
Para o Ministério do Turismo, os alertas são comuns. “Não há singularização em relação ao Brasil. As recomendações de segurança, como andar em grupos ou não reagir a um assalto, valem para qualquer lugar do mundo”, afirmou, por nota, acrescentando que estão sendo investidos R$ 1,8 bilhão em segurança nas cidades-sedes da Copa do Mundo.
...
- Enquanto isso...
BRASIL TEM 16 CIDADES NO GRUPO DAS 50 MAIS VIOLENTAS DO MUNDO
VIOLÊNCIA: BRASIL É O 6º NO RANKING MUNDIAL
CERCA DE 15 ADOLESCENTES COM CAMISAS DE COLÉGIO COMEÇARAM A ATIRAR PAUS, PEDRAS E PEDAÇOS DE CONCRETO EM DIREÇÃO A CARROS NA VIA, NA ALTURA DA VILA DO JOÃO, NA MARÉ
...
A intenção do grupo era fechar a via para praticar um arrastão. O comandante do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE), responsável pela Linha Vermelha, tenente-coronel Washington Freire, confirmou o fato e disse que o policiamento foi reforçado no local. “O 22º BPM (Maré) e o Batalhão de Campanha da Maré impediram que a via fosse fechada”, disse o PM.
“Começou a chover pedra. O insulfilm e a cortina da van seguram bloco de concreto. Se não fosse isso, poderia nem estar aqui falando com você”, contou Leozinho. Até a noite, segundo a Polícia Civil, ninguém havia registrado queixa de roubo na 21ª DP (Bonsucesso) e 37ª DP (Ilha do Governador).
CINEASTA MURILO SALLES É FEITO REFÉM NA SERRA
Diretor de ‘Como Nascem os Anjos’ e outras nove pessoas, incluindo uma criança, ficaram sete horas e meia sob mira de bando, que depenou casa, na sexta
Rio - O cineasta Murilo Salles, cuja obra retrata a escalada da violência urbana, acabou vítima das agressões que tanto mostrou no cinema em longas como ‘Como Nascem os Anjos’ e ‘Seja o que Deus Quiser. Ele e mais nove pessoas, entre elas uma criança de 10 anos, ficaram sete horas e meia reféns de cinco bandidos numa casa na localidade de Vale das Videiras, na divisa de Petrópolis com Paty de Alferes. O crime ocorreu na noite de sexta-feira. Os bandidos chegaram a pé, por volta das 18h30, e saíram levando tudo que havia dentro da residência alugada por Murilo, inclusive a máquina de lavar e o fogão. Segundo moradores, os roubos têm sido constantes na região.
Os criminosos, que estavam encapuzados e com pistolas e revólveres, fizeram dois assaltos simultaneamente. Primeiramente, eles foram à casa do cineasta e o renderam. Uma parte deles, então, seguiu para uma outra residência, que fica em frente, e rendeu um grupo de amigos.
...
Todos eles foram ameaçados de morte várias vezes. O caso foi registrado na 106 º DP (Itaipava).
As vítimas estão traumatizadas.
...
- Ainda me impressiona a irresponsável falta de autocrítica desta gente, como se fosse muito comum em países civilizados, todo dia e toda hora, arrastões em vias expressas e invasões domicílios por bandos de vagabundos!

DESORDEM EM BAR ATORMENTA AS NOITES DE MORADORES DO LEBLON
RIO — Moradores do Leblon têm passado noites em claro por causa da desordem urbana em torno do Bar Belmonte, na Rua Dias Ferreira, esquina com a Venâncio Flores. Eles se queixam do barulho das conversas, de TVs em alto volume e do excesso de pessoas ocupando a rua e as calçadas — atrapalhando o trânsito e bloqueando as entradas das garagens dos prédios. Segundo moradores, com a aglomeração, ambulantes também procuram o local, e há venda de bebida alcoólica inclusive para menores. A bagunça não dá trégua de madrugada e vem se estendendo até as 4h.
No início da madrugada de terça-feira, por exemplo, cerca de 300 pessoas ocupavam o cruzamento da Dias Ferreira com a Venâncio Flores, apesar da presença de duas equipes da Guarda Municipal e de agentes da CET-Rio, no local para organizar o trânsito. O grupo cantava músicas de carnaval. De acordo com um guarda municipal, por causa da aglomeração de pessoas naquele trecho, a presença de agentes tem sido necessária constantemente para que o tráfego não seja bloqueado.
- Pô, será que este povo ainda não entendeu que o “direito” da minoria de tirar o sossego da maioria deve prevalecer no país da Constituição “Cidadã”, senão, vira repressão, autoritarismo e tudo quando é “ismo”, haja vista que, um bandido é morto em confronto com a polícia, uma minoria vem, fecha uma via expressa e tá tudo bem; uma categoria profissional insatisfeita com o salário, não tem problema, fecha-se uma via para manifestação; o padeiro não veio trabalhar e não teve pão na padaria, fecha-se uma via de transportes, e, por aí vai, por exemplo, após o carnaval, na volta do feriadão, uns vagabundos estavam praticando arrastão na Linha Amarela, a polícia foi lá pra conter a bandidagem, não deu outra, logo em seguida veio uma manifestação e interditou a via expressa!
- A propósito:
TRÊS PROTESTOS COMPLICAM TRÂNSITO NO CENTRO DO RIO
1 - Funcionários da saúde fecham o sentido Cinelândia da Rio Branco
2 - Uma manifestação de cerca de 30 pessoas ocupou parcialmente a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, na altura da Cidade Nova, e agora está em frente à sede da prefeitura. De acordo com as primeiras informações, o protesto seria de moradores de um prédio invadido na região.
3 - Agentes da PF protestam na Praça Mauá
MORADORES DA ZONA OESTE PROTESTAM CONTRA A FALTA DE ENERGIA E FECHAM ESTRADAS
Reportagem de O DIA foi surpreendida por oito homens em quatro motos que lançaram bombas contra o carro da empresa
DESALOJADOS DE PRÉDIO NA FRANCISCO BICALHO PROTESTAM NO CENTRO DO RIO
4 - Cerca de 80 pessoas participaram da manifestação, que bloqueou a pista central da Avenida Presidente Vargas
MANIFESTAÇÃO NO ALEMÃO, NO RIO, TEM TIROS E AMEAÇA DE FOGO EM CAMINHÃO
Morador teria sido flagrado por policiais e realizou disparos para o alto.
Agentes da Polícia Militar usaram spray de pimenta para conter a confusão.
OPERÁRIOS DO COMPERJ FECHAM A RJ-116 E CAUSAM GRANDE ENGARRAFAMENTO
A via chegou a ser interditada, em ambos os sentidos, na altura de Itaboraí, por uma manifestação de operários que trabalham na obra de construção do Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro (Comperj). O protesto, iniciado por volta das 6h desta quarta-feira, causou um grande congestionamento na via, que atingia também a BR-101 (Niterói-Manilha). Os manifestantes pedem melhores salários e alimentos, além de vale alimentação. Eles estão em greve há 36 dias em greve e quase todos os dias fazem manifestações, mas sem fechar a rodovia.
APÓS REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE CLUBE NO HORTO, MORADORES FAZEM PASSEATA DE PROTESTO
...
Por volta das 13h, o grupo parou em frente ao portão de acesso ao Museu do Meio Ambiente, que fica dentro do Jardim Botânico. Eles permanecem sentados no chão. Por causa da manifestação, o Jardim Botânico fechou as portas aos visitantes no início da tarde. Funcionários informam que o local não vai funcionar nesta segunda-feira. A decisão frustrou 15 turistas do Norte da França que foram aconselhados a adiar o passeio para o dia seguinte, segundo o guia, Dieter Brodhun.
...
A desocupação da área ocupada pelo clube - cuja quadra é alugada para festas a R$ 200 a hora - é parte dessa ação de reintegração, e foi decidida pela Justiça há mais de um ano, após quase 20 anos de litígio. O autor da ação é o Ministério Público Federal. O clube está dentro do arboreto (coleção de plantas) tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), próximo a um dos monumentos históricos mais importantes do Jardim, o Aqueduto da Levada, construído em 1853, que tinha por função trazer a abundante água que vinha do Maciço da Tijuca. Lá também está localizada uma importante nascente, cujas águas são de extrema importância para o parque. No último verão, o mais seco dos últimos anos, por exemplo, foram elas que ajudaram a conservar a vegetação.
...
União tenta reaver terras há três décadas
...
Há cerca de três décadas a União tenta reaver terras que, no passado, foram cedidas a antigos funcionários do Jardim Botânico, para que morassem perto do trabalho. Ações de reintegração de posse foram movidas pelo Ministério Público Federal e pelo extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), mas acabaram não executadas. O Tribunal de Contas da União (TCU) também foi acionado e estabeleceu prazos para a desocupação da área do parque.
Uma questão pendente desde que o Jardim Botânico foi criado por dom João VI, em 1808, também só foi resolvida em maio do ano passado, quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou a delimitação do parque. Assim, uma etapa, que consta de acórdão do TCU, foi cumprida.
...
SP - 10H45: MANIFESTAÇÃO BLOQUEIA E CAUSA LENTIDÃO NA MARGINAL TIETÊ

AMENIDADES
Uma velhinha caminhava pela calçada arrastando 2 sacos plásticos de lixo. Uma das sacolas estava rasgada e de vez em quando caía uma nota de 20 reais pelo buraco da sacola.
Um policial que passava a parou e disse:
— Senhora, tem notas de 20 caindo desse saco plástico.
— É mesmo? Que droga! — respondeu a velhinha. — Melhor eu voltar e ver se eu pego as que caíram. Obrigado seu guarda por me avisar.
— Pera aí senhora, onde conseguiu todo esse dinheiro? A senhora não andou roubando, né?
— Não, não… sabe seu guarda, o meu quintal dá para um campo de golfe, e um monte de golfistas urinam por um buraco que tem na minha cerca, direto no meu canteiro de flores. Isso realmente me incomodava; sabe, matava minhas flores. Então eu pensei: Porque não me aproveitar dessa situação? Agora eu fico bem quieta, atrás do buraco na cerca, com a minha tesoura de jardim. Toda vez que algum golfista enfia o “instrumento” através da minha cerca, eu pego ele de surpresa, agarro o instrumento e digo: OK amigão, ou me paga 20 reais ou eu corto essa coisa.
— Parece justo, — diz o policial rindo da história. — OK, boa sorte! Mas, a propósito, o que tem no outro saco?
— Bem, você sabe… — diz a velhinha. — Nem todos pagam…

SAÚDE OMITIU DOCUMENTOS DA PARCERIA COM LABORATÓRIO DE YOUSSEF
BRASÍLIA - O Ministério da Saúde omitiu da Justiça Federal parte dos documentos sobre a parceria com o laboratório Labogem, do doleiro Alberto Youssef, apesar da existência de um pedido de busca e apreensão criminal dos papéis. O descumprimento da ordem judicial levou o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, a determinar que a pasta entregasse a íntegra do processo da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) envolvendo a Labogen S/A Química Fina e Biotecnologia, empreendimento usado por Youssef para lavar dinheiro, e o Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM). A parceria foi aprovada pelo ministério no fim da gestão de Alexandre Padilha (PT) e suspensa depois da deflagração da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.
O processo da Lava-Jato tramita na 13ª Vara Federal, que determinou a entrega da cópia integral da documentação sobre a PDP em 28 de março. A intimação ocorreu três dias depois.
Decisão apontou responsáveis
“A cópia do processo administrativo apresentada pelo ministério está longe de constituir cópia integral do processo que resultou na contratação da parceria com a Labogen, faltando inúmeros documentos”, escreveu o juiz Sérgio Moro num novo despacho, de 8 de abril. Ele determinou que todos os documentos, como ofícios, vistorias, análises e pareceres, fossem fornecidos à Justiça num prazo de 24 horas. “(É) intolerável que, transcorrido mais do que o prazo de cinco dias concedido, o Ministério da Saúde apresente com atraso mera cópia parcial.”
O magistrado imputou a responsabilidade pela omissão dos documentos “diretamente” ao Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, que é chefiado por Eduardo Jorge Valadares. Ele é citado nas investigações da PF como responsável por viabilizar a parceria com a Labogen. A culpa também é atribuída à Consultoria Jurídica do ministério. “Descumprida novamente esta ordem, com a apresentação de cópias parciais, tomarei as providências que reputar pertinentes para responsabilização dos envolvidos do Ministério da Saúde”, escreveu o juiz na decisão.
...
- Não sei não, mas acho que esta turma está mal informada sobre esse honrado e sério magistrado que não é de brincadeira e nem de dar mole a este bando de corruptos!

INVASÃO PERTO DO ITAQUERÃO, EM SP, É BATIZADA DE COPA DO POVO
A menos de 3 km do estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo, o acampamento de mais de mil famílias em frente ao planetário do parque do Carmo, na zona leste de São Paulo, agora se chama Copa do Povo.
O nome foi decidido em assembleia coordenada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), no início da noite de ontem.
...
- Não sei não, mas acho que Legado da Copa das Copas seria mais adequado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário