quarta-feira, setembro 21, 2011

















E NAQUELA REPUBLIQUETA EM CONTENÇÃO DE GASTOS
Que corta orçamento, prejudicando investimentos em necessidades básicas da população e que quer inventar impostos para investir na Saúde Pública...

Ainda bem que vivemos no Estado “Democrático” de Direito sob a égide da Constituição “Cidadã”!




CNJ VAI MEDIR NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO JUDICIÁRIO
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, no período entre o dia 1º a 30 de setembro, uma pesquisa para aferir o clima organizacional e o nível de satisfação da Justiça brasileira. Poderão participar magistrados, servidores e usuários do Poder Judiciário – nesse caso, partes em processos e seus advogados, particulares ou públicos. Os questionários estão disponíveis no portal do CNJ (http://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/pesquisa-de-clima-organizacional-e-de-satisfacao-da-justica-brasileira) e, segundo informa a assessoria do órgão, levam menos de um minuto para serem respondidos. (http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br/ - 01.09.2011)
- Não precisava o Egrégio Conselho se dar a este trabalho, para tanto, bastaria que um dos assessores de um dos nobres conselheiros lesse, diariamente, artigos e cartas dos leitores que saem nos jornais!
A propósito, fiquemos apenas em dois exemplos de um só tema, erros médicos:




AMENIDADES
ATESTADO DE VIRGINDADE
Hoje conheci dois juízes substitutos, recém-ingressos na magistratura e, após conversarmos sobre as experiências de início de carreira, fui para casa lembrando-me de algumas passagens...
Para esta quinta-feira, eis uma delas:
Entra na sala da promotoria uma adolescente, com seus dezesseis anos, acompanhada de sua mãe.
Ao indagar do que se trata, a senhora desanda a falar que estão a difamar sua filha no bairro, manchando a reputação de sua família, dizendo que a menina era isso, aquilo e outros termos que nem na nova novela das dez costumam dizer!
Após orientar os procedimentos que a senhora e sua filha deveriam tomar, eis que a senhora manda:
“Mas doutor, o que nós queremos é um atestado de virgindade da menina, pra esfregar na cara daquele povo!”
Tentei explicar sobre a... vá lá... impropriedade (ufa!) do pedido, que a agitada mãe me fazia...
Tudo em vão!
Após insistência e cenas da senhora, veio-me trazer ao plano real ‘a busca da pacificação social’ (sei...), e resolvi dizer a mãe que ante sua intensa preocupação, iria estudar o que fazer, para posteriormente entrar em contato.
Após alívio e satisfação tomarem conta de seu rosto, a mãe me agradeceu e se despediu, saindo junto a filha, dizendo ‘tá vendo, vamos mostrar pra essa gente, blá blá...’
Quando saiam da sala, com a mãe já virando para fora, a filha, rapidamente, olha para trás e me balbucia, como que para eu ler seus lábios, passando a mão sobre a barriga: ‘não faz não... estou grávida!!’ e sai de uma vez!
Uns dois dias depois, fui enviado para outra cidade, na nômade vida de promotor substituto...
Mas certamente outro colega deve ter assumido o caso e obtido um ‘atestado’..
...de nascimento! (http://considerandobem.blogspot.com/ - 18.08.2011)
- A propósito, me lembrei de duas histórias rigorosamente verdadeira:
A primeira é que eu trabalhei num lugar que tinham duas irmãs fofoqueiras que a gente apelidou de Irmãs Cajazeiras, inspirado na excelente e sempre atual novela O Bem Amado, uma delas era solteirona convicta. Um belo dia um colega muito sacana andou espalhando que ela não era mais virgem, chegou a seus ouvidos e ela foi ao médico fez exames e exigiu que o médico atestasse que ela era virgem. Chegando no trabalho a primeira coisa que fez foi procurar o chefe e mostrar o atestado, deve ter até hoje num quadro emoldurado.
A segunda é que um juiz de Vara de Família aqui do Rio, muito sacana, fazia uma audiência de Conciliação tentando converter o divórcio judicial, por culpa, na época adultério ainda era previsto em lei, argumenta pra cá, argumenta pra lá e o babaca do cônjuge-marido insistindo que não tinha acordo, queria porque queria que a mulher fosse condenada, a certa altura encheu o peito e mando: - QUERO LAVAR A MINHA HONRA. Foi aí que o juiz virou-se pra ele e disse: - o senhor quer lavar a sua honra ou quer um Atestado de Corno da Justiça? O acordo saiu rapidinho!



GARGALHAR AGE COMO ANALGÉSICO, DIZ ESTUDO
Dar uma boa gargalhada libera substâncias químicas que agem como analgésico natural, reduzindo a dor, indica uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
Para testar a hipótese, os pesquisadores mediram as reações de voluntários à dor -- por exemplo, colocando uma sacola de gelo sobre o braço para medir quanto tempo eles aguentavam.
Depois, eles foram divididos em dois grupos -- o primeiro assistiu a um vídeo de comédia de 15 minutos, e o outro assistiu a uma filmagem que os pesquisadores consideraram entediantes, como programas de golfinhos.
Quando foram novamente submetidos a dor, os que tinham dado gargalhadas foram capazes de suportar até 10% mais dor que antes de rir, indicou a pesquisa.
Já os que assistiram a programas entediantes foram menos capazes de suportar dor que antes de assistir ao filme. (http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/09/gargalhar-age-como-analgesico-diz-estudo.html - 14.09.2011)
- Puxa, agora já sei como proceder quando estiver com dor, que Animal Planet que nada, coloco na TV Justiça e assisto os votos dos ministros do respeitabilíssimo STF pela absolvição dos políticos corruptos, são de morrer de rir os fundamentos!


JULGAR ‘PODEROSOS’ É DIFICULDADE NO PROCESSO DO MENSALÃO, DIZ GURGEL
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ao G1 que uma das dificuldades do julgamento da ação penal do mensalão é o envolvimento de “pessoas poderosas” no caso. A expectativa, segundo ele, é que o processo seja julgado no primeiro semestre de 2012, antes das eleições municipais.
Gurgel disse que o “ideal” seria analisar a ação fora do período da disputa, o que evitaria uso político do julgamento. “Temos grandes dificuldades nesse caso para além da questão eleitoral. O fato de envolver um número grande de pessoas e pessoas poderosas, pessoas ligadas ao partido do governo. Há outros problemas maiores que o período eleitoral”, disse o procurador. (http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/julgar-poderosos-e-dificuldade-no-processo-do-mensalao-diz-pgr.html - 09.09.2011)
- Isto, na republiqueta de bananas que tem uma Constituição “Cidadã” onde a Justiça é cega só quando lhe convém, né respeitável procurador, porque num país sério, pouco importa o poderio dos réus!



SEIS ANOS APÓS ADOTAR IRMÃOS, PAIS TENTAM DEVOLVER UM DELES
Seis anos após adotar dois irmãos, um casal de Santa Catarina tentou devolver o mais velho, alegando problemas de relacionamento. Com isso, eles perderam a guarda do garoto, de 12 anos, e da menina, de dez, e tiveram que indenizar cada criança em R$ 40 mil.
De acordo com o texto, psicólogos e assistentes sociais constataram que o menino sofria discriminação e maus-tratos psicológicos. Quando fazia xixi na cama, era obrigado a lavar os lençóis. Também ficava trancado no quarto a noite inteira.
Segundo a juíza do caso, que não quis ter seu nome divulgado (o caso corre sob segredo de Justiça), a mãe já havia levado o menino várias vezes ao Judiciário, dizendo que a criança era violenta. Para ela, a mãe queria adotar só a menina, na época com cerca de três anos. Mas a lei não permite separar irmãos. (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/976227-seis-anos-apos-adotar-irmaos-pais-tentam-devolver-um-deles.shtml - 16.09.2011)
- Palmas para a juíza, assim é que se faz justiça, tá pensando que criança é igual a mercadoria que se escolhe a que vai ficar!



BICICLETAS QUE NÃO LEVAM A LUGAR ALGUM
Haddad e Agnelo distribuíram 300 para alunos, mas elas logo foram recolhidas a um galpão
BRASÍLIA. Anunciada com pompa pelo Ministério da Educação e pelo governo do Distrito Federal, a entrega das primeiras 300 bicicletas para alunos do ensino público, no programa Caminho da Escola, ficou só na propaganda. Os estudantes de Riacho Fundo, região administrativa de Brasília, subiram nas bicicletas apenas no dia da festa, em 26 de agosto, com a presença do ministro Fernando Haddad e do governador Agnelo Queiroz. Depois disso, as bicicletas foram recolhidas ao galpão e, agora, o governo local sustenta que a distribuição não era imediata.
O caso foi revelado ontem pelo "DF/TV", da Rede Globo, após denúncia dos próprios estudantes do Centro de Ensino Médio 111, em Riacho Fundo. Os alunos sem bicicleta, diz a Secretaria de Educação, precisam fazer curso de direção defensiva e de primeiros socorros. Exigência deixada de lado no dia da festa. Afinal, de acordo com a assessoria da Secretaria de Educação do DF, "eles só deram uma voltinha, de uns 200 metros".
"Talvez tenha sido um erro fazer o bicicletaço. Mas os alunos foram avisados que a entrega não era imediata", informou a assessoria da Secretaria de Educação. (O Globo – 20.09.2011)
- O Brasil é uma grande Sucupira e Odorico vive!


POLÍCIA DE SP REGISTRA OCORRÊNCIA APÓS RELATO DE ESTUPRO POR PENSAMENTO
A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência de uma mulher que afirmou ter sido estuprada "por pensamento" por dois homens. Policiais da 3ª Delegacia de Defesa da Mulher, na Zona Oeste da capital paulista, pediram um exame psicológico da suposta vítima ao Instituto Médico-Legal (IML). O caso ocorreu em 18 de maio deste ano, mas só foi revelado publicamente nesta semana depois de o documento vazar na internet e gerar polêmica nas redes sociais.
O relato da dona de casa está em três páginas do documento, registrado como “Boletim de Ocorrência de Autoria Conhecida”. Nele, estão os nomes da “declarante” e das “partes” (dois homens).
“Comparece a declarante noticiando que desde o dia seis do mês de junho do ano de 2010 vem sendo estuprada por pensamento por [...] e [...], ora partes”, escreveram no histórico do boletim as policiais que ouviram o depoimento da mulher, uma dona de casa de 39 anos, separada, que mora no bairro do Rio Pequeno.
“A declarante alega que desde que conheceu [...], este lhe concentra (a declarante chama a relação sexual por pensamento de concentração). Declara que [...] mentaliza e possui o poder de lhe forçar ao ato sexual por pensamento sem lhe tocar”, informa a ocorrência. (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/policia-de-sp-registra-ocorrencia-apos-relato-de-estupro-por-pensamento.html - 20.09.2011)
- Só nomeando o Chico Xavier como perito judicial, para apurar a veracidade da denúncia!
- Não sei não, mas isto ainda acaba no Egrégio Supremo Tribunal Federal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário