quarta-feira, fevereiro 20, 2013































INSEGURANÇA AUMENTA E 91% ACHAM POUCO SEGURO VIVER EM SÃO PAULO
O aumento da criminalidade em São Paulo, registrado nos últimos meses, fez com que a sensação de insegurança do paulistano atingisse seu maior nível desde 2008. De acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo (ONG criada para buscar melhorias para a capital paulista), divulgada nesta quinta-feira, 91% dos entrevistados consideram pouco ou nada seguro viver na capital paulista - em 2008, eram 87%, sendo que o menor índice foi em 2010 (84%).
O dado faz parte dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), que avalia anualmente vários aspectos que impactam sobre a qualidade de vida dos moradores da maior capital do país. Segundo o coordenador executivo da organização não governamental, Maurício Broinzi Pereira, o grau de satisfação com a segurança foi o que caiu, em um ranking que avalia 25 aspectos.
"A pesquisa captou o momento que São Paulo vive. O resultado reflete os impactos dos acontecimentos dos últimos meses", avaliou o coordenador executivo. Ao todo, 46% classificaram a capital paulista como "pouco segura" e outros 45% a avaliaram como "nada segura" - no ano anterior, esse índice era de 35%. Apenas 9% dos entrevistados disseram se sentir seguros, sendo que a opção "muito segura" não passou de 0%.
Questionados sobre do que mais têm medo, 71% dos entrevistados responderam a "violência em geral"; 63% disseram temer "roubos e assaltos" e 41% afirmaram ter medo de "sair à noite". Já ao serem questionados sobre quais medidas deveriam ser feitas para diminuir a violência, a resposta mais citada foi "combater a corrupção na polícia e nos presídios", seguida por "criar oportunidades de trabalho para jovens de baixa renda" e "aumentar o número de policiais nas ruas"
...
- E a gente ainda tem que ouvir isso:
SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA É 'NORMAL', AFIRMA GOVERNADOR DE SP
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta sexta-feira (18) que a sensação de insegurança da população de São Paulo é "normal".
"É normal que isso ocorra. Sempre tem [criminalidade]. Nós queríamos que fosse zero", disse ao ser questionado sobre os motivos para os moradores da capital paulista se sentirem inseguros.
Pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo divulgada ontem revela que 91% dos moradores da cidade de São Paulo a consideram pouco ou nada segura.
Questionado se a sensação de insegurança não deveria ser anormal, Alckmin comparou os dados do Estado com os do restante do país.
"Se aqui, que são 10 homicídios [por 100 mil habitantes], todos nós achamos que é muito, imagine no país inteiro, que é 23, e na maioria das capitais brasileiras, que é acima de 40", disse.
...
- Agora, só falta outra autoridade inconseqüente e sem noção também dizer que tudo isso é pânico gerado pela imprensa.


- Para Sua Execelência tudo isto é normal!
- Ah, já ia me esquecendo, pra variar tem uns nenéns, “coitadinhos que não sabem o que fazem”, envolvidos!
- Ah, também, já ia me esquecendo:
JORNAL: DEVIDO VIOLÊNCIA, GLOBO REVÊ GRAVAÇÕES DE NOVELA EM SP
De acordo com a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo, a Globo está preocupada com os ataques de violência em algumas regiões de São Paulo e está revendo as locações para a próxima novela das nove, Em Nome do Pai. Wolf Maya e Walcyr Carrasco escolheram a Vila Brasilândia como um dos cenários. 
Porém, após uma série de ataques a ônibus e comércios na região, no fim de 2012, fontes garantiram ao jornal que a Globo cancelou o projeto e busca novas locações para a trama, que terá ainda um hospital como cenário principal.
NÚMERO DE VÍTIMAS DE HOMICÍDIO CRESCE 40% NA CIDADE DE SÃO PAULO EM 2012
SÃO PAULO – O número de vítimas de homicídio cresceu 40% na cidade de São Paulo em 2012 na comparação com o ano anterior. É o que diz o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado na noite desta sexta-feira ofuscando as comemorações festivas pelo 459º aniversário da capital paulista. Foram 1.497 vítimas de homicídio na cidade no ano passado ante 1.069 de 2011.
PENSAMENTO DO DIA
E esta declaração do Alckmin Picolé de Chuchu: "Sensação de insegurança é normal". Típica declaração de um anormal. Rarará! (Zé Simão – Folha – 22.01.2013)



AMENIDADES
O sujeito estava no boteco tomando umas cachaças, jogando uma partida de dominó com mais três amigos, quando vê um enterro passando pela rua.
Mais que depressa, ele interrompe o jogo, levanta-se, vai até a porta, tira o chapéu e fica observando o cortejo, durante vários minutos, em silêncio, com semblante visivelmente entristecido.
Quando o féretro termina de passar ele recoloca o chapéu na cabeça e volta a sentar-se.
- Esse foi o gesto mais comovente que eu já vi na minha vida! - comenta um dos amigos. - Acho que todos deviam seguir o seu exemplo.
- Bem, depois de 15 anos de casado, acho que era o mínimo que eu poderia fazer!



PENSAMENTO DO DIA
Isto é a democracia. Eu gostaria que houvesse uma democracia assim em meu país. (blogueira cubana Yoani Sánchez ao chegar em Salvador, em 18.03.2013, depois de ter negado 20 pedidos de saída de seu país, comentando sobre a manifestação de meia dúzia de sectários donos do pensamento único, quanto a sua estada no Rio)

DA SÉRIE: 1808, O ANO QUE NÃO TERMINOU

A CALÇADA NA GÁVEA ONDE A PRIORIDADE ERA DO CARRO
RIO — Há dez dias, uma sinalização de “pare” pintada na calçada em frente ao Shopping da Gávea deixou os pedestres irritados. Como publicou o blog Saideira, que estreou na segunda-feira no site do GLOBO, o alerta, em vez de ser destinado aos motoristas dos carros que passam pela calçada para entrar no estacionamento do shopping, era destinado aos pedestres.
— Fiquei chocado. Passo por ali todos os dias. Não estamos falando de rua ou avenida. É uma calçada, ou seja, os pedestres ali têm a prioridade. Fotografei e coloquei na minha página no Facebook. Minutos depois, virou um rebuliço na rede — contou Jayme Koatz, que trabalha no bairro.
...
- É a republiqueta patrimonialista, onde todo mundo é “dono” do espaço público e ai de quem que tente exercer a cidadania!
- Conta isso pra um alemão, depois sai correndo pra não levar uma pedrada com uma relíquia do Muro de Berlim!
- A propósito:

HOMENAGEM A SARNEY FECHA BIBLIOTECA DO SENADO
Exposição deixa estudantes e pesquisadores sem acesso a acervo
BRASÍLIA — A poucos dias de encerrar seu quarto e provavelmente último mandato como presidente do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP), 82 anos, não poderia deixar passar em branco seu retorno à planície. Com aval da Presidência, a Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, com 200 mil livros, e uma das mais utilizadas por pesquisadores e estudantes na capital, está fechada para as obras de instalação de uma megaexposição sobre os oito anos das gestões de Sarney como presidente da Casa. O Senado possui vários salões, onde geralmente acontecem as exposições. Mas no caso do imortal Sarney, a biblioteca foi o local escolhido.
...
Segundo a assessoria do Senado, não dá para mensurar os gastos com a exposição, porque os custos estão dentro do Orçamento da Casa.
- Ah bom!
SENADO PATROCINA EXPOSIÇÃO PARA EXALTAR FEITOS DE SARNEY
Às vésperas de deixar o comando do Senado, José Sarney (PMDB-AP), 82, ganhou uma exposição bancada com recursos públicos para exaltar os seus quatro mandatos como presidente da Casa.
Com o título "Modernidade no Senado Federal - Presidências de José Sarney", a apresentação omite escândalos que marcaram suas gestões --por exemplo, a crise dos atos secretos, de 2009, que permitiram a contratação de parentes do senador e que quase levaram à sua queda.
...
- Ele merece!
SAÚDE... 
Em licença médica prolongada do Senado desde agosto, Blairo Maggi (PR-MT) tem viajado com frequência a Brasília, onde participa de reuniões para tentar articular uma troca de partido sem perder o mandato.
... de ferro 
O senador licenciado também fez recente viagem à China para tratar de negócios de suas empresas. (coluna Painel – Folha – 15.12.2012)
- Advinha que paga a conta!
- E pensar que, quatro dos nobres guardiões da Constituição “Cidadã” da nossa querida Pátria Mãe Gentil entendem que esta gente é mandatária da “soberania popular” e, portanto, as cassações de condenados criminalmente pela Suprema Corte de Justiça ficam a critério da decisão dos membros daquelas respeitabilíssimas Casas!
- Me poupem!
INFORME DO DIA: ÁREA VIP NA PRAIA
Rio -  Patrocinado pela prefeitura, o show de Stevie Wonder em Copacabana terá um setor VIP. Os cariocas dividirão a conta (R$ 7 milhões) do espetáculo, mas as áreas reservadas serão para poucos.
No dia 10, a Riotur disse ao Informe que não existiria, diante do palco, lugar exclusivo para convidados: nos bastidores é que haveria espaço para convidados. Ontem, a coluna soube do setor VIP e voltou à Riotur, que admitiu o cercadinho.
Antonio Pedro de Mello, secretário de Turismo, disse que a área se estenderá por 15 metros em frente ao lado esquerdo do palco, que terá 60 metros. Ele não revelou o tamanho total do cercado nem quantas pessoas ficarão lá. Segundo o secretário, terão direito a levar convidados a produção, os artistas e as patrocinadoras do Réveillon, festa que usará o mesmo palco. Cada uma dessas seis empresas poderá chamar cem pessoas. “É uma gentileza, uma cortesia da prefeitura”, afirmou.
- Ah bom, “cortesia” com dinheiro dos Corcorans, como diria a rainha Valentina do Reino de Avilan é “optimo”!
- E nem é bom falar da Vênus Platinada que faturou com a cota de patrocínio na transmissão do show!
ALCKMIN UTILIZA HELICÓPTERO OFICIAL PARA BUSCAR FAMÍLIA
Tucano foi do Bandeirantes a Guarulhos em aparelho do Estado encontrar filho, nora e netos; governo afirma que voo é permitido
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), usou um helicóptero do governo do Estado para buscar o filho, a nora e os dois netos no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, na sexta-feira. O tucano não tinha compromisso oficial no local naquele dia.
O helicóptero Sikorsky, modelo S-76 A, matrícula PP-EPF, de propriedade do Estado de São Paulo, partiu no fim da manhã do Palácio dos Bandeirantes rumo ao aeroporto de Guarulhos. Lá, a aeronave teve autorização para pousar no pátio 6, chamado de pátio vip do aeroporto.
O governador e a primeira-dama, Lu Alckmin, foram então ao encontro da família, que vive no México. Depois de aguardarem os trâmites de alfândega e imigração, voltaram todos para o Palácio dos Bandeirantes. As fotos no aeroporto e no helicóptero foram postadas no Instagram (aplicativo de fotos usado em celulares e que funciona como uma rede social) da primeira-dama, que é aberto para o público.
Em uma das imagens, o governador aparece com um dos netos no colo dentro da aeronave.
...
EX-MINISTROS E ATÉ PRESIDENTE DA CBF RECEBEM PENSÃO VITALÍCIA DA ASSEMBLEIA
No total, 266 ex-parlamentares ou dependentes que recebem até R$ 18,7 mil por mês do legislativo paulista
Dois ex-ministros, um ex-governador, um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma viúva de governador, a madrasta de um senador e até o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre os 266 ex-deputados ou dependentes que recebem pensão vitalícia relativa à extinta carteira previdenciária dos deputados paulistas. Instituída em 1976, a carteira foi encerrada em 1991, mas aqueles que contribuíam com ela tiveram seus direitos preservados.
O governo do Estado, que atualmente é quem banca as pensões, gasta anualmente cerca de R$ 33 milhões com os 148 dependentes e 118 ex-deputados que recebem o benefício - são 125 na lista, mas sete cumprem mandato e atualmente não ganham.
...
Os vencimentos variam de R$ 10.021 a R$ 18.725 no caso de ex-deputados, e de R$ 7.515 a R$ 18.725 no caso de dependentes. Como o teto do funcionalismo subirá em janeiro porque o salário do governador Geraldo Alckmin será reajustado, o teto das pensões chegará ao dos salários dos deputados - R$ 20.042.
Os dois ex-ministros que recebem pensão da Assembleia são Wagner Rossi, que chefiou a Agricultura no governo Dilma Rousseff, e Almir Pazzianotto, responsável pelo Trabalho no governo José Sarney. Ambos cumpriram dois mandatos na Assembleia e recebem, mensalmente, R$ 10.021, metade do salário de um deputado estadual.
...
Outro que recebe por ter cumprido dois mandatos é o ex-governador e vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, que ganha R$ 12.025 mensais. Ele foi deputado entre 1971 e 1979. Goldman não quis comentar sobre a moralidade do benefício. "Nem discuto essa questão".
O conselheiro do TCE Robson Marinho, que recebe cerca de R$ 20 mil líquidos no tribunal, também recebe R$ 10.021 mensais de pensão (leia abaixo).
O presidente da CBF, José Maria Marin, que ganha salário de R$ 160 mil na confederação e R$ 110 mil no Comitê Organizador da Copa, ganha R$ 16.033 de pensão por dois mandatos cumpridos na Casa. A assessoria de Marin informou que ele está em viagem e não poderia comentar.
A madrasta do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), Roseli Fátima Gonzales, recebe R$ 7.515 todo mês por ter se casado com o pai do senador, também chamado Aloysio Nunes Ferreira, que foi deputado estadual durante dois mandatos na Assembleia. Detalhe: ele trabalhou no Legislativo paulista de 1954 a 1962, antes, portanto, da criação da carteira, que só seria instituída mais de uma década depois, em 1976. A reportagem não conseguiu localizar Roseli Fátima.
Candidato à Presidência da República pelo PSOL em 2010, Plínio de Arruda Sampaio também figura entre os pensionistas, embora nunca em seus 82 anos de vida tenha sido deputado estadual. Plínio foi deputado federal e foi incluído na carteira porque esta compreendia todos os parlamentares de São Paulo, estaduais e federais. Ele recebe R$ 10.021 mensais.
O ex-candidato diz que chegou a abrir mão da pensão, mas sustenta que o governo do Estado lhe afirmou que não podia por se tratar de uma "verba familiar" e, portanto, compulsória. Ele diz que durante algum tempo não mexeu no dinheiro depositado, até que um filho o convenceu a receber a pensão e sugeriu que ela custeasse sua militância política.
Plínio afirma que a verba hoje ajuda a pagar um jornal de esquerda que edita. "Esse dinheiro vai inteirinho para custear o Correio da Cidadania. Ele não entra na minha fazenda pessoal."
Também é pensionista Florinda Gomes Covas, a dona Lila, viúva do ex-governador Mário Covas. Covas, assim como Plínio, nunca cumpriu mandato na Assembleia Legislativa, mas foi deputado federal durante três legislaturas. Ela não foi localizada para comentar o assunto.
VIÚVA É VEREADORA EM BRAGANÇA E FUNCIONÁRIA DO LEGISLATIVO ESTADUAL
Além dos R$ 15 mil que ganha como dependente de ex-deputado, Beth Chedid recebe outros vencimentos do poder público do Estado
Por ser viúva do ex-deputado estadual Nabi Abi Chedid, que exerceu mandato durante 40 anos na Assembleia Legislativa - de 1963 a 2003 -, Beth Chedid recebe R$ 15.031 todos os meses como pensão pela contribuição compulsória de Nabi com a extinta carteira dos parlamentares paulistas. É, contudo, apenas um dos três vencimentos que ela recebe do poder público no Estado.
Funcionária efetiva da própria Assembleia, Beth recebe salário por trabalhar como assessora jurídica no gabinete do deputado Campos Machado (PTB) - ao contrário do Executivo, o Legislativo paulista não divulga o salário nominal de seus funcionários. Além disso, ela é vereadora na cidade de Bragança Paulista, onde recebe R$ 6.192. Por brechas legais, consegue receber os três vencimentos na íntegra.
...
COM BENEFÍCIO E SALÁRIO NO TCE, CONSELHEIRO GANHA R$ 30 MIL
Dono de uma ilha, Robson Marinho foi chefe da Casa Civil de Mário Covas e é investigado por suposta conta na Suíça
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde a gestão Mário Covas, Robson Marinho acumula a pensão de R$ 10.021 mensais a que tem direito por ter exercido dois mandatos como deputado na Assembleia Legislativa com os cerca de R$ 20 mil líquidos que ganha no tribunal.
Marinho foi chefe da Casa Civil de Covas entre 1995 e 1996 e, em 1997, foi escolhido para ocupar um assento no TCE. Dono de uma ilha na baía de Paraty, que diz ter comprado por R$ 100 mil, é investigado por supostamente ter US$ 1 milhão em conta na Suíça e também por suspeita de ter recebido propina da multinacional francesa Alstom para garantir contratos da empresa com o Metrô de São Paulo.
...
CONAB EMPREGA FILHO DE RENAN E EX-MULHER DE HENRIQUE ALVES
BRASÍLIA — Conhecido feudo do PMDB, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriga em seus quadros gente muito próxima dos favoritos para comandar o Congresso Nacional a partir de fevereiro. Rodrigo Rodrigues Calheiros, um dos filhos do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato a presidir o Senado, recebe R$ 10,5 mil mensais como assessor de Contratos Especiais da presidência do órgão. Mônica Infante Azambuja, ex-mulher do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que pleiteia a presidência da Câmara, tem salário de R$ 10,1 mil como assessora de diretoria.
Rodrigo, de 28 anos, está na companhia desde abril de 2011, mas não é assíduo no trabalho, segundo servidores. Ontem à tarde, a secretária da Diretoria de Gestão de Pessoas, onde Rodrigo deveria despachar, informou que o servidor não estava:
— Não sei se ele está de férias. Não está vindo nesses dias.
Mas no site oficial da Conab, no relatório onde aparece a situação funcional dos servidores, Rodrigo aparece como “trabalhando”.
Mônica é designer gráfica e chegou à Conab em julho de 2011. Ambos ingressaram no órgão quando o ministro da Agricultura, pasta a qual a Conab é subordinada, era Wagner Rossi, um político do PMDB, com vínculos com o vice-presidente da República, Michel Temer. Denúncias de irregularidades afastaram Rossi da pasta.
...
O presidente da Associação dos Servidores da Conab, Sérgio Camelo, criticou indicações políticas:
— O critério de escolha sempre deveria ser técnico.
- Enquanto isso...
MEC ANUNCIA REAJUSTE DE 7,97% DO PISO SALARIAL DE PROFESSORES
Piso para docentes do ensino básico passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.
Aumento tem como base percentual do aumento do Fundeb.
- Nada como viver no país da Constituição “Cidadã”!

ALCKMIN APOSTA EM PROGRAMA DE INTERNAÇÃO COMO VITRINE ELEITORAL
SÃO PAULO — De olho nas eleições de 2014, quando deve disputar um segundo mandato consecutivo, o governador Geraldo Alckmin tem apostado no programa de internação compulsória de dependentes químicos, que entrou em vigor esta semana, como uma iniciativa de sua gestão com potencial de fazer frente ao PT na disputa estadual.
...
- Muito próprio do político brasileiro que não tem o menor escrúpulo em tirar dividendos eleitorais até da degradação humana que representa a praga do vício em crack!



IRMÃOS CRAVINHOS IRÃO CUMPRIR PENA EM REGIME SEMIABERTO EM TREMEMBÉ
Eles são condenados por matar os pais de Suzane von Richthofen.
A filha do casal também cumpre pena por participação no crime.
Os irmãos Cravinhos vão cumprir em regime semiaberto o restante da pena a que foram condenados pela morte dos pais de Suzane von Richthofen. Na época do crime, em 2002, Daniel Cravinhos era namorado de Suzane, com quem planejou o assassinato dos pais dela. O crime aconteceu na casa da família de Suzane, na zona sul de São Paulo. Manfred e Marísia Richthofen eram contra o namoro da filha Suzane com Daniel Cravinhos.
Suzane von Richthofen e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva foram submetidos a júri popular em 2006. Suzane foi condenada a 39 anos de reclusão em regime fechado e seis meses de detenção no semiaberto, além de multa; Daniel, a 39 anos e seis meses, no mesmo regime da ex-namorada e o irmão, Cristian, a 38 anos e seis meses em regime fechado. Eles estão presos desde 2002.
A decisão que passa os irmãos Cravinhos do regime fechado para o semiaberto é da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara das Execuções Criminais de Taubaté, que atendeu o pedido para progressão de regime feito pela defesa de Cristian e Daniel Cravinhos. Segundo o Tribunal de Justiça, ela levou em consideração o bom comportamento carcerário, atestado pelo diretor da unidade prisional.
O Ministério Público também apresentou parecer favorável a progressão do regime fechado para o semiaberto. Segundo o promotor Paulo Rogério Bastos, não havia nenhum argumento que fosse contra o pedido dos irmãos Cravinhos.
“Me posicionei a favor da progressão do regime porque são presos com bom comportamento, têm boa relação com os outros detentos e o laudo criminológico foi totalmente favorável a eles. Não tinha nada que eu poderia ir contra”, afirmou ao G1.
...
- Que beleza, hein, como é vantajoso matar barbaramente duas pessoas pegar uma peninha pra inglês ver e, pouco mais de seis anos está na rua!
- Eta republiqueta com “as leis mais avançadas do mundo”, num país sério cada um pegaria duas penas de prisão perpétua consecutivas!
- Os “garantistas e humanitários” deve está rindo de orelha a orelha!


TENSÃO PÓS CARNAVAL
Os líderes governistas no Congresso chamam de "chicana" e de "armadilha" a proposta de votar os vetos em bloco, mas separando alguns, como o dos royalties e o fator previdenciário. Avaliam que essa escolha de temas pode trazer sérios prejuízos à economia, e avisaram ao Planalto que terão de partir para o enfrentamento com a oposição e com os partidos da base para votar o Orçamento. (coluna Panorama Político – O Globo – 07.02.2013)
- Chicana, armadilha, falta de decência e de compostura!





MOVIMENTO ESTUDANTIL PARTE PARA SIERRA MAESTRA
SÃO PAULO - Após hostilizar a blogueira cubana com foices e archotes, centenas de integrantes do movimento estudantil organizaram caravanas rumo a Sierra Maestra: "Passaremos em portas de fábricas e no campo para arrebanhar o proletariado e os campesinos cansados da exploração", defendeu Igor José Fernando, estudante de sociologia, enquanto dava partida em seu Gurgel branco. "Em seguida, vamos pedir a exumação de Fidel Castro", completou.
Centenas de panfletos foram mimeografados com mensagens contra a mais-valia, a propriedade privada, a revista The Economist e a CIA. "Apenas repercutimos as diretrizes de nossos camaradas da União Soviética", reiterou Pablo Arruda, líder sindical do departamento de Letras. Ao ser informado que a Sierra Maestra não ficava em São Paulo, Arruda coçou a cabeça e perguntou: "ué, mudou?".
Em nota oficial, o PMDB declarou que a vinda da dissidente cubana ao Brasil foi boa e ruim. Silas Malafaia declarou-se estupefato com radicalismo do movimento estudantil.
No final da tarde, um dissidente do movimento estudantil organizou protesto contra o protesto contra Yoani Sánchez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário