sábado, setembro 16, 2006




PENSAMENTO DO DIA:
“Não quero ser cúmplice de interpretação de deixar as coisas como são. Em se tratando de candidato, que é eleito para representar, o direito da não culpabilidade perde substância.”(respeitável e honrado ministro do STF Carlos Ayres Brito, ao votar contra a candidatura a deputado federal do nobilíssimo dirigente esportivo Dr. Eurico Miranda)


OPINIÃO DO DIA
Em uma campanha eleitoral que fala de tudo menos do que realmente importa, a novidade ficou por conta das diversas campanhas pelo voto nulo. Não importa quantos serão os votos nulos em 1º. De outubro: os “nulistas” foram os únicos a conseguir chacoalhar o panorama modorrento das eleições.
A resposta institucional tem sido até agora a mais antidemocrática possível. O ministro Marco Aurélio de Mello, por exemplo, afirmou que “voto nulo é um erro. É o avestruz que enfia a cabeça no buraco durante a tempestade.” Ao desqualificar uma posição legítima no debate democrático, o ministro não percebe que os movimentos pelo voto nulo são uma resposta às atitudes de avestruz de instituições com a que ele preside. (professor de filosofia política da UNICAMP e pesquisador do CEBRAP Marcos Nobre – Folha de São Paulo 13.09.2006)


NOTA MIL PARA O MINISTRO AYRES BRITO
Dificilmente me engano com os homens públicos deste país. Sempre admirei a postura do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Brito, mesmo indicado por este governo, tem posições justas, independentes, dignas e apolíticas. Mais uma vez não me surpreendeu ao proferir seu voto no processo do nobre candidato a deputado federal Eurico Miranda, que teve sua candidatura impugnada pelo TRE do Rio por falta de condições morais, segundo àquela corte. Contrariando o voto do nobre relator, o digno e honrado ministro Carlos Ayres Brito, antes de proferir seu voto contrário à candidatura do nobre dirigente do Vasco da Gama, fez questão de citar os crimes pelos quais o Dr. Eurico responde (relação abaixo).
Na fundamentação de seu voto o ministro afirma “foi a incomum folha corrida, aliada a outros fatos públicos e notórios, que levaram o TRE do Rio a negar o registro. Parece-me que assim procedeu com razoabilidade.” Mais adiante afirma, lapidarmente, “Não quero ser cúmplice de interpretação de deixar as coisas como são. Em se tratando de candidato, que é eleito para representar, o direito da não culpabilidade perde substância.”
Quem dera que nossa nação fosse composta de homens públicos do nível dos ministros Carlos Ayres Brito, Celso Mello, ambos do Supremo Tribunal Federal, senadores Pedro Simon, Jefferson Peres, Paulo Paim, Eduardo Suplicy, deputados Gabeira, Chicho Alencar, Antonio Carlos Biscaia, César Schimmer, Gustavo Fruet, Carlos Sampaio e de mulheres do tipo da senadora Heloisa Helena, talvez eu ainda tivesse esperança de que isto aqui se tornasse um país e até, quem sabe, retornasse ao voto válido!
Causou-me espécie, data vênia, a posição do ministro Marco Aurélio, principalmente, considerando que S.Exª. preside o TSE, veio a público dizer que a campanha eleitoral está cheia de propaganda enganosa e chamou de avestruz aqueles que, como eu, votarão nulo!
Votou com o relator, isto é, pelo deferimento da candidatura do indefectível dirigente esportivo, e ao questionar o voto do ministro Ayres Brito disse: “O vácuo da legislação autoriza o Judiciário a criar?”
Datíssima vênia, ministro, respeitando vossa decisão e opinião, autoriza sim, desde que em favor da moralidade pública e da decência de uma República que está PODRE, diga-se de passagem, muito mais saudável para a democracia e os bons costumes do que deixar ao povo, em sua esmagadora maioria analfabeto e desinformado, a incumbência de preencher o tal vácuo da legislação!
- Ah já ia me esquecendo, em seu brilhante voto o ministro discrimina o prontuário do santo, que alguns nobres ministros insistem na presunção de inocência. Aí vai:
“Deveras, pelo que se vê dos autos e de consulta ao site da Justiça Federal de 1ª Instância do Rio de Janeiro e da Justiça Federal de Brasília, também da 1ª Instância, o recorrente está a responder por nada menos que 8 (oito) ações penais, além de 1 (uma) ação civil pública por improbidade administrativa, a saber:
1) 2003.51.01.505442-0 :: Crime de Falsificação de Documento Público, 8ª Vara Federal Criminal do RJ :: Há condenação sem trânsito, pendência de Recurso ao TRF 2ª Região;
2) 96.0067579-1 :: Crime Contra o Sistema Financeiro Nacional, Evasão de Divisas, 5ª Vara Federal Criminal do RJ :: Sem condenação
3) 2003.51.01.505658-1 :: Crime Tributário, Ausência de Recolhimento de Contribuição Previdenciária :: Sem condenação
4) 2004.51.01.530476-3 :: Crime Tributário, Ausência de Recolhimento de Contribuição Previdenciária :: Sem condenação
5) 2006.001.055165-7 :: 31ª Vara Criminal da Comarca da Capital/SP :: Crime de Furto (artigo 155, caput, CP).
6) 1999.001.026858-4 :: 38ª Vara Criminal Injúria e Difamação (artigo 139 e 147 do CP).
7) 2004.800.050044-5 : 8º JECRIM.
8) 2005.700.059525-4 :: 1ª Turma Recursal Criminal :: Lesão Corporal :: Condenação em 24.3.2006. 6 meses de detenção. Substituição por prestação pecuniária em favor da vítima.
9) 2004.34.00.048357-0 :: Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa :: 13ª Vara Federal da Justiça Federal de Brasília. “










UNIÃO
Dirceu e Jefferson estão finalmente unidos. Os dois contra Fernando Gabeira. (Coluna INFORME O DIA – 15.09.2006)
- Ponto pro Gabeira, estar do lado oposto ao do chefe de uma organização criminosa, segundo o procurador-Geral do Ministério Público Federal e de um réu confesso da patifaria do mensalão, então é motivo de orgulho!


HAJA DOCUMENTÁRIO
Sabe aquele programa do governo federal Soldado Cidadão, que tinha meta de aproveitar 100 mil jovens entre 2004 e 2006, dando ocupação aos jovens para que a mão de obra não ficasse a disposição do tráfico que foi lançado com toda a pompa própria de políticos demagogos brasileiros?
Pois é, em 2004 foram capacitados 16,7 mil recrutas, menos do que os 30 mil prometidos, já em 2005 atenderam a apenas 23,3 mil recrutas, segundo o Ministério da Defesa, a meta dos 100 mil só deverá ser alcançada no final de 2007 (fonte: jornal Extra – 09.09.2006).
Quem viver verá!
- Fico com pena é do MV Bill, um cara bem intencionado, porém, ingênuo que acredita nestes políticos. Fez um documentário realista sobre a situação dos excluídos, saiu por aí mostrando a verdade nua e crua do Brasil, políticos posaram pra fotos e telinhas, tiraram uma casquinha do trabalho sério dele, em período eleitoral, e agora, vai ficar com cara de bobo!






CASO MARKA
Os ex-banqueiros Salvatore Cacciola e Francisco de Assis Moura de Melo foram condenados pela 33ª. Vara Cível do Rio a pagar indenizações por danos morais de dez mil reais a Aldo Henrique Ramos e mais 12 investidores dos fundos de investimento Marka Nikko.
Em 1999, os investidores perderam mais de 95% dos valores aplicados. Os réus também terão que ressarcir o capital investido com juros e correção. (Coluna Ancelmo Gois - O Globo – 06.07.2006)
- Recebi outro e-mail carinhoso do meu amigo Cacciola que de Roma disse que vai muito bem obrigado, gerindo seus negócios de hotelaria e que ao fugir do Brasil deixou uma procuração com quem lhe concedeu hábeas-corpus que responderá por seus créditos e débitos, ao finalizar o e-mail deixou um forte abraço fraternal extensivo aos 12 investidores vitoriosos na ação!










PRECISA IR TÃO LONGE?
O ex-secretário estadual de Direitos Humanos, coronel Jorge Silva pediu exoneração do cargo. (O Globo – 05.09.2006). Segundo o coronel ele exonerou-se porque vai para a Argentina fazer pós-doutorado em violência.
SUGERIR NÃO OFENDE:
Não sei não coronel, mas ficando aqui Vossa Senhoria conseguiria pós-doutorado, mestrado e PHD e MBA, sobre a matéria!





PALAMAS PARA A JUSTIÇA DO BRASIL QUE ELA MERECE
MANCHETES
Jornal Extra – 08.09.2006
A DÚVIDA BENEFICIA OS RÉUS
Juiz determina libertação de dupla acusada de matar e torturar em Vigário Geral, alegando falta de provas.
Jornal Extra – 09.09.2006
MÃES DE VIGÁRIO FOGEM DE CASAA
liberdade de Cauã da Conceição Pereira, o Furica, 30 anos, absolvido terça-feira pela Justiça da acusação de seqüestrar, torturar e matar oito jovens de Vigário Geral, em dezembro -, trouxe o terror de volta à vida das mães das vítimas. Desde a época do crime, elas foram ameaçadas de morte por traficantes, que prometeram se vingar da prisão de Furica, aposentado pela polícia como o chefão do pó em Paradas de Lucas. Ontem ao receberem a notícia da libertação, algumas passaram mal e outras retomaram a rotina de fugir para não morrer.










EY-EY-EYMAEL
Ontem, no intervalo do Jornal da Band, pela primeira vez tive o prazer de ver uma propaganda eleitoral do nosso querido Eymael. Parece um Silvio Santos que não deu certo!


CARRO ZERINHO
Os parlamentares angolanos vão trocar de carro pela terceira vez em quatro anos.
Vão ganhar um Audi zerinho. O governo de Angola, país miserável, vai gastar UR$ 15 milhões na regalia.
Deve ser terrível viver num país... você sabe. (Coluna Ancelmo Gois - O Globo – 13.09.2006)
- O que me preocupa é o Lula, depois de reeleito, na próxima viagem que fizer por lá, querer botar mais esta conta na nossa dívida histórica que ele diz que temos com a África!

Nenhum comentário:

Postar um comentário