quarta-feira, novembro 07, 2012























CHARGES.COM.BR


PT VAI ATACAR ‘POLITIZAÇÃO’ DE JULGAMENTO
Documento deve apontar pressão da mídia e afirmar que teses do STF abandonam cultura do direito que garante liberdades individuais
SÃO PAULO/BRASÍLIA - A cúpula do PT deve divulgar na quinta-feira, 1, um manifesto com críticas incisivas ao que chama de "politização" do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. A primeira versão da nota, a ser submetida à Executiva Nacional do partido, diz que "teses" construídas pelo STF abandonam a cultura do direito penal que garante as liberdades individuais. O documento preliminar afirma, ainda, que houve pressão da mídia para influenciar o resultado do julgamento.
...
"A minha expectativa é que eles não sejam condenados a penas privativas de liberdade", afirmou na segundafeira, 29, o deputado Rui Falcão, presidente do PT. "Todos eles têm serviços prestados ao País." Falcão negou que a nota a ser divulgada pelo PT contenha a defesa da regulação da mídia. "Não vamos tomar esse debate como revanche", afirmou ele. "Isso seria tolice."
...
- Muito justo companheiro presidente, prisão é pra bandidinho companheiro do andar de baixo!
- A propósito:
Recordar é viver: - 2005



SÓ DÁ NENÉM
13 e 14 aninhos



AMENIDADES
Um cara mostra o seu novo apartamento para um amigo.
Chegando na sala, o amigo repara numa panela com um martelo em cima da mesinha de centro e pergunta:
- O que é aquilo?
- Aquilo é o meu relógio de sala!
- Ah! Sério? Como é que funciona?
- Eu lhe mostro.
O cara pega a panela e começa bater nela (rimou!) com o martelo, aprontando o maior barulho.
Do outro lado da parede ouve-se alguém gritar:
- Filho da p(*)!!!! São duas horas da manhã! Que barulho é este!? C(*)!
- Viu! ?


"INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA É A MELHOR MEDIDA", DIZ JUÍZA
Às 12h30 de anteontem, ao voltar de Petrópolis, na região serrana do Rio, a juíza de menores da capital, Ivone Ferreira Caetano, 68, se assustou ao olhar pela janela do carro e ver dezenas de usuários de crack numa obra da prefeitura para a Olimpíada de 2016 em plena avenida que virou nome da novela de TV.
"Parecia a continuação da novela: lá está o lixão e toda aquela criançada exposta, desorientada em plena avenida Brasil. Só que não era ficção. A situação ali é bem real, caótica". Foi a primeira entrevista após o prefeito Eduardo Paes anunciar que estenderia a internação compulsória aos adultos.
Formada em Direito pela Universidade Estácio de Sá, em 1975, a ex-comissária de menores que determinou a internação no Rio chega a rir dos que a acusam de "faxina social para a Copa".
"Chega a ser hilário que alguém tenha a pachorra de me acusar disso."
*
Folha - O prefeito Eduardo Paes disse que criará 600 vagas para a internação compulsória de adultos.
Ivone Caetano - Espero que pelo menos 400 sejam para crianças. Não tenho como falar sobre essa medida extensiva ao adulto. Como cidadã, acho correto. Como juíza, não existe o mesmo amparo e as mesmas leis que protegem as crianças para que isso ocorra.
Mas não podemos esquecer que se trata de uma questão de saúde e de segurança. Segurança para a sociedade e para os viciados.
A droga chegou ao Rio em 2007. A senhora não acha que enquanto se discutia se era um problema de saúde ou de segurança nada foi feito?
Os dois setores deveriam trabalhar juntos. Não devemos esperar um novo holocausto. Adotei a medida entre as crianças e os adolescentes e só recebo críticas até hoje. Recebo crítica de estar praticando uma ação de faxina, higienista e étnica para a Copa do Mundo. Chega a ser hilário que alguém tenha a pachorra de me acusar disso.
Houve críticas por levarem à força para tratamento.
Não posso acreditar que se use o argumento de que não há liberdade no direito de ir e vir quando todos os demais direitos estão sendo postergados. O direito superior é a vida com dignidade.
Como a senhora avalia a política de internação compulsória de menores um ano após a adoção da medida no Rio?
Já deu bons resultados. Não os resultados que eram esperados porque, na verdade, houve um primeiro momento, quando passou-se a executar a medida. Agora é necessária uma ampliação de forma a atender completamente essas crianças e adolescentes.
O que é preciso fazer?
Falta um número maior de unidades. Que a internação compulsória é necessária? É. Que não se está violando algum direito? Não. Pelo contrário. Está atendendo aos princípios que fundamentam a política da criança e do adolescente.
A reincidência é alta?
Sim. Até porque o crack é diferente das demais drogas.
A senhora já internou a mesma criança quantas vezes?
Não posso detalhar isso mas já internei um menor mais de uma vez. O que você acha melhor? Que ele entre para uma internação com uma tentativa de, pelo menos, ter tratamento ou que permaneça debaixo de lixo?
Acabou-se a cracolândia de Manguinhos, Jacarezinho e ela agora está instalada em plena avenida Brasil. Me pareceu a continuação da novela: lá está o lixão e toda aquela criançada exposta, desorientada em plena avenida Brasil. Só que não era ficção. A situação ali é bem real, caótica.
Não acredito que a sociedade esteja de acordo com isso. Pelo contrário. Pelo menos 95% da sociedade entende a necessidade de que a internação seja impositiva.
Os pais aparecem?
Geralmente, esses pais não têm o poder familiar, não têm consciência de como exercer esse poder. Muitos estão no crack. Outros abandonaram seus filhos. Então, a obrigação e o dever é do Estado.
A situação chegou ao estágio atual porque o poder público não agiu?
O Estado demorou a agir e, quando agiu, houve dezenas de opiniões contrárias de gente poderosa. Sem pensar que, se fossem filhos deles, lá não estariam.
Parece opinião de engenheiro de obra pronta. Tivemos a coragem de fazer algo onde não se fazia. Aí, surge aquele engenheiro e diz: "Essa parede está torta". Por que não fez nada? As crianças e os adolescentes estão viciados numa droga violenta, cruel.
A senhora evita tratar desse tema. Por quê?
Fui acusada de revelar casos que julgava e disseram que estava impedida de falar sobre a situação. Discordo. Posso dar a minha opinião como cidadã, como parte de um dos poderes deste país.
A senhora está convencida de que o melhor é a internação?
É lógico que há limitações. A internação ainda é a melhor medida. O crack não espera que determinados tipos de terapia façam efeito. Não entendo o que essas pessoas que são contra pensam. Talvez não tenham filhos. E se têm filhos, nenhum deles foi para o crack.
- E olha que Sua Excelência não é nenhuma “linha dura”, não, hein! Apenas, tem consciência da responsabilidade, como autoridade e a gravidade do problema, diferente destes “ólogos” da vida com discursinhos hipócritas, “esquerdóides” e “humanistas” que ficam falando como se estivessem tratando dos tais “usuários sociais”... da Bélgica!
- Bem disse a delegada titular da Delegacia de Combate as Drogas Dra. Valéria Aragão que, dia sim e outra também faz diligências por toda a Capital tentando acabar com as cracolâncias que a cada dia proliferam, disse ela ao Jornal do Rio da Band (26.10.2012):
As pessoas que são contra o tratamento involuntário ou a internação compulsória elas dizem que os usuários têm o direito de ficar nas ruas e não podem ter o seu direito de ir e vir limitado, mas quando são roubadas, quando têm seus objetos furtados por estas pessoas querem vê-las presas, querem vê-las encarceradas.

MOTOQUEIROS ANDAM SEM CAPACETE NA ILHA DO GOVERNADOR POR DETERMINAÇÃO DO TRÁFICO DE DROGAS
Na Ilha do Governador, o tráfico manda mais do que o Código de Trânsito. Em dois dias, o EXTRA flagrou dezenas de motoqueiros circulando sem capacete — e sem preocupação com eventuais multas. Doze pessoas ouvidas, entre motoqueiros, taxistas, comerciantes e até policiais militares, que preferem não se identificar, afirmam que há uma orientação do tráfico proibindo a circulação de motoqueiros com capacete em toda a região.
A medida é uma forma de proteção da facção criminosa que atua na área. A ideia é evitar que bandidos rivais, com o rosto coberto pelo capacete, se aproveitem do anonimato para invadir áreas comandadas por Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, que chefia o tráfico de drogas nos morros do Dendê, Cocotá, Cacuia, Portuguesa, Freguesia e Parque Royal.
Segundo um soldado do 17º BPM, o batalhão da área, o próprio tráfico paga propina a colegas de farda para que motoqueiros sem capacete não sejam abordados.
— É só andar pela Ilha que você vai ver que os motoqueiros andam sem capacete, e ninguém faz nada — afirma.
- Acho que vou recorrer à estas autoridades pra ver se a Lei Seca “pega”!
- É ou não o país onde o rabo abana o cachorro?!

PREFEITOS EM ALTA
Está em alta o cargo de prefeito nas 5,5 mil cidades brasileiras, cuja nova safra fica completa hoje com a eleição em segundo turno em 50 municípios.
Veja só: em 1960, os prefeitos recebiam 19% do que cabia aos governadores. Em 1988, este percentual passou para 50%. Em 2012, a proporção já é de... 75%.
OU SEJA...
Em meio século, os prefeitos, que valiam um quinto dos governadores, hoje já valem três quartos.
A conta é do economista José Roberto Afonso, com base nas receitas tributárias da União, dos estados e dos municípios. (coluna Ancelmo Goies – O Globo – 28.10.2012)
- Só que suas gestões e o apreço a coisa pública são inversamente proporcional a sua evolução salarial, mas, fazer o quê, como diria aquela personagem humorística, o povo “gostia muitio”, tanto é que até reelege alguns!

MÃO ARMADA
Outro dia, o empresário Paulo César Reis sacou elevada quantia na agência 0787 do Santander, na Barra, e ainda dentro do banco, foi... assaltado.
Comunicou o fato à ouvidoria do bancão, que, depois de 90 dias, disse que não se responsabilizaria. O registro está na 16ª DP. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 27.10.2012)
- Mas era só o que falta destes cafetões dos correntistas!


VITÓRIA DO PSOL EM MACAPÁ OBRIGA PARTIDO A REDISCUTIR SEU PAPEL
Clécio Luís, prefeito eleito, defende composição de forças para garantir governabilidade
RIO - Em uma eleição disputada, vencida com apenas 2.369 votos, a vitória e o posicionamento do futuro prefeito de Macapá, Clécio Luís, obriga o PSOL a rediscutir seu papel a frente de uma administração pública. Defendendo uma composição de forças para garantir a governabilidade, Clécio revela o primeiro antagonismo de uma legenda que nasceu da crítica ao PT e as suas políticas de aliança. Durante o segundo turno das eleições, o futuro prefeito recebeu críticas de membros da direção nacional da legenda que foram contra a adesão do DEM e do PSDB à campanha. Geógrafo por formação, o prefeito eleito de Macapá está no seu segundo mandato na Câmara municipal e é suplente do senador Randolfe Rodrigues (PSOL) – uma das estrelas da CPI do Cachoeira. Clécio, que já foi policial civil, secretário estadual de educação e líder estudantil, terá pela frente o desafio de governar Macapá que tem o sexto pior índice de desenvolvimento humano (IDH) entre as capitais brasileiras. E que, há dois anos, viu seu atual prefeito - adversário de Clécio nessas eleições-, Roberto Góes (PDT), sair algemado de casa pela Polícia Federal por envolvimento em um suposto esquema de desvio de verbas federais no Amapá.
- Se todos os argumentos que este humilde blogueiro já fundamento para justificar a anulação de seu voto durante a existência deste bloguinho sem vergonha não foram suficientes, este é mais um a ratificar suas convicções. Partido saído da costela do PT, fundando por dissidentes dele que não aceitavam suas práticas recentes, inclusive, alianças com o que há de pior na política, agora, com o mesmo discurso hipócrita da tal “governabilidade” pretende se aliar com a oligarquia que representa o pior da política brasileira.
- No popular, tudo farinha do mesmo saco!
- Aliás, a eminente ministra atual Presidente do TSE, preocupada com o alto índice de abstenção, não precisa realizar estudos para saber o motivo, basta ler os jornais diariamente, ou, pelo menos, o clipping do noticiário político ou... policial!
- A propósito:
EM RIO DAS OSTRAS, VEREADORES SE DÃO AUMENTO DE 188%
Legislativo municipal de Campos também vai ganhar 61% a mais a partir de 2013
RIO - Os vereadores de Rio das Ostras e Campos aprovaram aumentos de salário de, respectivamente, 188% e 61%, para a próxima legislatura, que tem início em 2013. Nos dois municípios, os salários foram aprovados por unanimidade pelas Câmaras e já foram encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Em Rio das Ostras, o salário era de R$ 3.985 e, a partir de janeiro, passará a ser R$ 11,5 mil. Já em Campos, o salário aumentou de R$ 9.288,03 para R$ 15.031,05.
A Constituição determina que cabe aos vereadores definir seus próprios salários. Segundo a legislação, os salários, que valem para a legislatura seguinte, estão vinculados ao número de habitantes do município e ao salário dos deputados estaduais, que atualmente chega a R$ 20.042. O subsídio dos vereadores de Rio das Ostras, que tem 105 mil habitantes, deve chegar a até 50% do salário dos deputados. Já o de Campos, com 463 mil habitantes, não pode ultrapassar 60% do rendimentos dos deputados. Em ambos os casos, os novos salários ultrapassam os valores definidos por lei.
...
- Nada como viver num país sob a égide da Constituição “Cidadã”!

O PÓS-MENSALÃO
Os grandes escritórios de advocacia avaliam que haverá uma exacerbação na fixação de penas nos tribunais de primeira e de segunda instâncias, sobretudo dos réus oriundos da elite, em decorrência das penas do STF para o mensalão. (coluna Panorama Político – O Globo – 28.10.2012)
- No país que barateia a corrupção, realmente, estas leis frouxas com suas penas que estão sendo aplicadas a quem compra o Parlamento vira “exacerbação”, enquanto naqueles países que não têm “as leis mais avançadas do mundo” os corruptos, para evitar a cadeia e a vergonha, alguns costumam se suicidar, seja dando um tiro na cabeça, um tiro na boca ou até praticando o araquiri, como já aconteceu no Japão, isto quando não são executados em praça pública na China!

O PETRÓLEO É NOSSO
A Grande Rio, cujo enredo de 2013 é sobre a polêmica dos royalties do petróleo, foi autorizada pelo MinC a captar R$ 5.202.900 para seu desfile. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 17.10.2012)
- Nada como vivermos num país “liberal’ onde incentivos fiscais são dados a agremiações que têm patronos contraventores!
DESEMBARGADOR REVOGA PRISÃO DE BICHEIRO FORAGIDO HELINHO DA GRANDE RIO

DA SÉRIE: NA TERRA DE MACUNAÍMA A ÚNICA LEI QUE “PEGA” É A LEI DE GERSON
A CONTA É OFICIAL
Cerca de 80% dos hotéis brasileiros nos locais que receberão jogos aumentaram em 75%, em média, o preço das diárias para a Copa. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 30.10.2012)
O PEITO CRESCEU
Parceira da coluna pagou R$ 89,90 por um sutiã na loja Loungerie, no Rio, e gostou tanto do modelo que resolveu dar um igual para a mãe.Voltou lá dois dias depois, mas... o mesmo sutiã já custava R$ 149,90.
Segundo a vendedora, a loja descobriu que estava cobrando menos que a concorrência. Ah, bom! (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 29.10.2012)
- Ah bom, também! Aliás, é o único lugar do mundo que pra competir com a concorrência se aumenta o preço do produto!

CONTRA TRANSPORTE PIRATA: DELEGADO PLANEJA ‘LEI SECA’ DAS VANS
Novo ‘xerife’ planeja asfixiar máfias com blitzes envolvendo polícias, TJ, MP e Detran
RIO — A fiscalização para reprimir o transporte ilegal de passageiros no Rio vai contar com ações semelhantes às colocadas em prática pela Operação Lei Seca. A ideia de adotar a metodologia aplicada com sucesso na repressão a motoristas que dirigem após consumir bebidas alcoólicas é do delegado Cláudio Ferraz. O ex-titular da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) foi convidado pelo prefeito Eduardo Paes para assumir o comando de um núcleo de inteligência que vai intensificar o combate ao transporte pirata. Ferraz disse que, para realizar o trabalho, será fundamental trabalhar em conjunto com representantes da Secretaria estadual de Segurança, das polícias Federal, Civil e Militar, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e do Detran.
- Já vi este filme no paraíso da impunidade, se bem que este delegado deu trabalho à bandidagem miliciana e tem sua cabeça a prêmio até hoje. Se os nobres políticos deixarem ele trabalhar pode ser que dê resultado!

APRESENTADORES SÃO DEMITIDOS NA GRÉCIA APÓS CRITICAREM MINISTRO
Arvanitis e Marilena apresentavam programa em TV estatal.
Eles criticaram o ministro grego de Ordem Pública, Nikos Dendias.
Os apresentadores Kostas Arvanitis e Marilena Katsimi foram demitidos pela televisão pública grega (ERT) após criticarem o ministro de Ordem Pública, Nikos Dendias.
A dupla fez as críticas ao analisar uma reportagem do jornal inglês "Guardian" que destacava que militantes antifascistas haviam sido torturados pela polícia grega.
- Bons tempos aqueles em que a Grécia era o berço da democracia!

PELA HARMONIA
Dilma tem ouvido conselhos de gente próxima, ligada ao Judiciário, para ir à posse de Joaquim Barbosa, dia 22, na presidência do STF. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 31.10.2012)
- Acho que as boas maneiras republicanas dispensariam este tipo de aconselhamento, até porque, a magnitude do cargo de presidente da República não deve se confundir com a militância política, gostando ou não das decisões judiciais proferidas por um magistrado da Suprema Corte de Justiça, pois, pelo que este apedeuta jurídico já ouviu falar, reza a Carta Magna que os Poderes são harmônicos e INDEPENDENTES!

EURICO MIRANDA VOLTA A DAR AS CARTAS NO FUTEBOL CARIOCA
Eurico Miranda está de volta ao futebol carioca. Não pelo Vasco, como se chegou a especular durante o fim de semana e negado pelo presidente do clube, Roberto Dinamite. Mas o que se viu na terça-feira, no conselho arbitral da Federação de Futebol do Rio que definiu a fórmula de disputa do Campeonato Estadual para os próximos dois anos, foi um Eurico ativo, irônico e comandando os rumos dos clubes pequenos, interferindo diretamente no resultado da votação que alterou um regulamento da competição.
...
- Muito justo, o probo e digno dirigente esportivo é o jeitão do nosso Brasil varonil, quem sabe não o veremos comandando também a CBF até a Copa de 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário