quarta-feira, fevereiro 13, 2013









































NUM PAÍS SÉRIO O QUE ACONTECERIA COM UMA ESCÓRIA DESTA

AMENIDADES
Um dia, a menina loirinha chegou da escola e encontrou a mãe:
- Mãe, a professora me ensinou que a mão esquerda é essa.
E apontou a mão.
- Muito bem, filha, agora qual é a direita?
- Ah, isso ela vai ensinar amanhã.


OPINIÃO DO DIA
A Agência Nacional de Saúde (ANS) e o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar cometem um insulto a 48,7 milhões de brasileiros, ao designá-los como "beneficiários de planos de saúde". Beneficiários são os planos, que recebem e têm lucros. Os 48,7 milhões pagam. São pagadores e nem se pode dizer que sejam clientes: pagam e, apesar fazê-lo, a tal agência, quando desperta de sua distração, suspende 225 planos de saúde por maus ou irrealizados atendimentos. São casos de estelionato judicialmente impune. Com a colaboração da ANS, ou os planos condenados não chegariam ao número absurdo de 225. (jornalista Jânio de Freitas – Folha – 13.01.2013)
- E mais beneficiários ainda são os felizes donos delas que não dão as coberturas que prometem e pagam uma miséria aos médicos conveniados, mas aumentam seus patrimônios astronomicamente e são pródigos em falácias, por exemplo:
FAXINA
A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a venda de 225 planos de saúde de 28 operadoras. Desde julho já foram punidos cerca de 800 planos de cem empresas. Em todos os casos, não prestavam os serviços que vendiam.
Desde que a ANS começou sua faxina, as operadoras puseram em circulação uma lenda segundo a qual seus hospitais e redes de atendimento estão congestionados porque a classe C começou a comprar planos de saúde privados.
Quem ouvir isso deve saber que está sendo feito de bobo. Todas as classes compram planos de saúde porque acreditam que receberão atendimento contratado. O que dezenas de operadoras querem é receber as mensalidades sem investir no serviço ou construir hospitais para atender a clientela. Sonham com o dia em que ela paga, eles embolsam e o doente vai para o SUS. (coluna Elio Gaspari – O Globo – 13.01.2013)

CABRAL IMPÕE SIGILO A RELATÓRIO DE GASTOS DO GOVERNO DO RIO
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), impôs sigilo a 26 documentos que tratam da gestão financeira do Estado. Relatórios sobre mudanças no Orçamento e sobre execução dos gastos foram classificados como reservados, o que permite mantê-los fora do domínio público por até cinco anos.
A lista dos documentos sigilosos pode revelar também informações sobre as prioridades nos gastos ou eventuais dificuldades financeiras do Estado. Uma série deles trata de retenção de verbas, como a "planilha de controle de programas de trabalho contingenciados".
A determinação consta do Plano de Classificação de Documentos, divulgado em 17 de dezembro no "Diário Oficial". A publicação, assinada por Cabral, permite que muitos documentos sejam eliminados antes mesmo que se tornem públicos.
...
- Deve ser porque os tais documentos preenchem todos os requisitos de probidade que deve nortear a gestão pública, daí o zelo em preservar o sigilo!

ADVOGADO AJUDOU A CRIAR SEIS PARTIDOS E COMEÇA A ORGANIZAR O SÉTIMO
Marcílio Lima Duarte é advogado, tem 71 anos e, embora seja um completo desconhecido para a quase totalidade do eleitorado, é responsável pela criação de seis partidos nos últimos 24 anos.
O cargo eletivo mais relevante que ocupou foi o de vereador de Mairinque, cidade que fica a 70 quilômetros da capital paulista e tem cerca de 50 mil habitantes.
pesar do fiasco na carreira eleitoral -- desde 1989 ele concorreu diversas vezes a deputado federal e tentou ser candidato a prefeito--, a desenvoltura que exibe para tirar legendas nanicas do papel o transformou em figura requisitada no meio político.
Como ele próprio afirma, passou a ser chamado de "o maníaco das siglas" nos corredores do Congresso.
Dos seis partidos, afirma, viabilizou quatro como advogado, cobrando "R$ 300 mil, R$ 400 mil" de honorários. Assumia a organização burocrática e cumpria os requisitos exigidos pela Justiça.
ENCOMENDAS
"O PSL eu fiz para a família Tuma [senador pelo PTB, morto em 2010]. O Prona eu fiz porque me mandaram construir uma sigla pro Enéas [deputado federal, morto em 2007]. Quem mandou eu não falo. O PGT eu fiz por amizade ao Pegado [Canindé Pegado, presidente da sigla]", diz.
"De coração", afirma ter empreendido apenas o PST.
Agora, se prepara para criar sua sétima legenda, a 31ª no atual sistema eleitoral do país, o "Solidariedade", "alinhado com o trabalhador, mas não sindicalista."
As únicas experiência de Marcílio como cacique de partido foram com o PST. Da primeira vez que fundou a sigla, em 1989, diz ter contado com a ajuda de figuras como ex-presidente Fernando Collor de Mello, eleito naquele ano. "A minha contribuição para a história foi o Collor. Eu assinei o pedido de registro [da candidatura] dele. A primeira vez que o vi ele era governador e fez um discurso para 20 pessoas como se falasse para 2 milhões", afirma.
Na época, o PST cresceu. "Consegui trazer o Alvaro Dias, que era governador. Fiz ele presidente do partido. Em pouco tempo ninguém me atendia mais, só falava com ele. Aí eu saí."
Hoje senador pelo PSDB, Dias se lembra de Marcílio. "Marcílio é um operador nessa área [de criar partidos]. Conhece bem a legislação. Acaba sempre sendo procurado", disse o senador.
MENSALÃO
Dias deixou o PST poucos anos depois, quando uma fusão extinguiu a sigla. Marcílio refundou o partido depois.
"Me mudei pra Brasília, morava no St. Peter [hotel em que parlamentares costumam se hospedar]. Era deputado sem ser", diz.
Ficou endividado e, após uma mudança na legislação eleitoral que endureceu as regras contra os nanicos promoveu em 2003 a fusão do PST com o PL, na época comandado por Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado no processo do mensalão.
Marcílio diz conhecer Valdemar há anos, e que o "boy", como o deputado é chamado, sempre o ajudou eleitoralmente. "Eu pedia dez toneladas de papel. Ele dizia que podia dar uma. Assim começava a negociação. Ele sempre ajudava", diz Marcílio.
A fusão com o PL levou o nome de Marcílio para os jornais em 2005 quando estourou o escândalo do mensalão. Em depoimento à Comissão de Ética da Câmara, a ex-mulher de Neto, Maria Christina Mendes, acusou o ex-marido de ter comprado de Marcílio o partido nanico.
Ele nega que tenha havido negociação de dinheiro. O que ganhou com a fusão? "Fiquei com a presidência do partido em São Paulo."
Hoje, diz já não ter contato com Valdemar Costa Neto.
Marcílio foi acionado este ano para fundar o "Solidariedade". Ele assina toda a burocracia. No meio político, no entanto, é o deputado Paulinho da Força (PDT-SP), quem é citado como mentor do novo partido.
Paulinho, que está em litígio com o governo federal e em uma queda de braço com outros dirigentes de sua atual legenda, nega. Diz que ajuda Marcílio assim como ajuda outras pessoas que querem fundar partidos.
Segundo Marcílio, a Força Sindical, entidade presidida por Paulinho, auxilia a coleta de assinaturas para a fundação da sigla. E o deputado ajuda na emissão de passagens aéreas para que ele possa percorrer os Estados.
CACIQUE
Para sair do papel, a legislação exige que sejam coletadas 500 mil assinaturas de eleitores em pelo menos nove Estados brasileiros.
"Não me incomodo quando dizem que o Paulinho vai ser dono do partido. Pode ser presidente do partido, assim como outros líderes sindicais que ajudam, como o Patah [Ricardo Patah, da UGT]."
Marcílio calcula que até fevereiro conseguirá cumprir as exigências para dar entrada no registro do Solidariedade na Justiça Eleitoral. Diz já ter cerca de 200 mil assinaturas. E espera que sua legenda tome, ao menos, cinco deputados de siglas maiores.
Ele diz que, hoje, não tem mais gás para concorrer a deputado federal. "Talvez indique meu filho. Posso ser suplente de senador..."
- Pois é, nem só templo é dinheiro... partido político, também!

ALINHADOS
O Planalto já não teme mais o desfecho da eleição para a liderança do PMDB. Os três candidatos - Eduardo Cunha (RJ), Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS) - afinaram o discurso. Nenhum deles pretende contestar o governo Dilma ou desafiar a direção do partido. Eduardo Cunha, com o apoio do governador Sérgio Cabral (RJ) e do vice da CEF, Geddel Vieira Lima, lidera a corrida. (coluna Panorama Político – O Globo – 12.01.2013)
- Eles são escolhidos a dedo!
- A propósito:
É HORA DE RASGAR A FANTASIA
O racista e homofóbico Eduardo Cunha é candidato à liderança do PMDB na Câmara, contra as vontades da Dilma, do Temer, da maioria do PMDB e de outras pessoas de bem que integram o Congresso e a política brasileira.
O chamado mundo político está, por isso, e por assim dizer, decepcionado com Cabral e Paes, os dois únicos defensores confessos da candidatura Cunha.
É a repetição do poema "Anedota búlgara", de Drummond, sempre recorrente aqui neste espaço e que merece, mais uma vez, ser repetido:
"Era uma vez um czar naturalista/ que caçava homens./ Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e andorinhas,/ ficou muito espantado/ e achou uma barbaridade".
É que toda essa gente de bem apoia as candidaturas às presidências da Câmara e do Senado de Henrique Alves, ex-candidato a vice de Serra, e de Renan Calheiros, ex-presidente da Casa. Ambos renunciaram por improbidade.
O óbvio
Cabral já sabe que aquele governador indiscreto botou em viva-voz seu telefonema pedindo votos para Cunha.
Por isso, esperto, como sempre, não desmentiu o vazamento da conversa. Respondeu-me com aquele que deveria ser o seu comportamento mais adequado, mas que não foi:
- A escolha de líder é assunto da bancada.
Guardanapo
Na sua suprema vaidade, Cunha nunca escondeu de ninguém sua forte ligação com o Cavendish, da Delta.
E o prefeito, temendo associações, arrependeu-se de ter confirmado apoio e tentou driblar a esperteza, quando solicitado a reconfirmar declaração anterior:
- Nada a declarar.
Recorrendo ao infeliz chavão de um serviçal da ditadura, Paes acha que se protege do sol, sem ter que botar um guardanapo de pano na cabeça. Ledo engano.
Odeio fofocas
Se eu fosse fofoqueiro, eu contava ao Pezão e ao Henrique Alves tudo o que Eduardo Cunha vem falando deles.
Do Henrique, até que acredito, pois, afinal, ele sempre foi apadrinhado do Cunha. Então, é natural que este o chame de "ingrato", "mal-agradecido" e "pidão". (coluna nhenhenhém – O Globo – 12.01.2013)
- Aliás, o nobre favorito futuro líder costuma freqüentar outras páginas de jornais, não, necessariamente as de política!
- Pensando bem, poucos representariam melhor a política brasileira e as respeitabilíssimas Casas Legislativas do que este trio que virá por aí!
- A propósito:
VERBA DE DEPUTADO ABASTECE EMPRESA DO PRÓPRIO ASSESSOR
Uma parte do dinheiro das emendas orçamentárias do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), foi parar numa empresa de um assessor do gabinete do próprio deputado.
Aluizio Dutra de Almeida trabalha com Henrique Alves na Câmara desde 1998, é tesoureiro do PMDB regional em Natal, presidido pelo deputado, e sócio da Bonacci Engenharia e Comércio Ltda.
Deputado há 42 anos, o líder do PMDB é o candidato favorito para assumir a presidência da Câmara na eleição de fevereiro. Tem o apoio da base do governo, da presidente Dilma Rousseff e de partidos da oposição.
A Folha identificou pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte que contrataram a empresa do assessor de Henrique Alves nos últimos anos com recursos da cota do deputado no Orçamento da União, as chamadas "emendas parlamentares".
Na época da contratação, os prefeitos dessas cidades eram do PMDB.
Funcionou assim: o deputado escolheu o destino do dinheiro público, o governo federal liberou o recurso, que voltou para a empresa do assessor lotado no gabinete.
OBRAS
Em 2009, por exemplo, o líder do PMDB destinou R$ 200 mil de suas emendas para a construção da praça da Criança na cidade de Campo Grande, a 265 km de Natal.
Por escrito, ele pediu a liberação do dinheiro ao Ministério do Turismo, conforme ofício obtido pela reportagem. O convênio foi assinado e, no ano seguinte, a prefeitura usou o recurso para contratar a Bonacci Engenharia, do assessor de Henrique Alves. O prefeito Bibi de Nenca também é do PMDB.
...
PEEMEDEBISTA BARRA AÇÃO SOBRE ENRIQUECIMENTO
Candidato favorito para a presidência da Câmara, Henrique Eduardo Alves conseguiu adiar a quebra de seu sigilo bancário em processo do qual é alvo
Candidato favorito para presidir a Câmara dos Deputados daqui a três semanas, com o apoio do Palácio do Planalto, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), é acusado pelo Ministério Público Federal de enriquecimento ilícito numa ação de improbidade administrativa. Há dois meses, ele conseguiu adiar decisão sobre a quebra de seu sigilo fiscal e bancário, bem como de suas empresas, por meio de recurso judicial. Desde 2004, o MPF sustenta que o peemedebista manteve ilegalmente milhões de dólares fora do País.
Em 19 de novembro, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), com sede em Brasília, acolheu recurso dos advogados de Alves para determinar à primeira instância que aprecie, antes da continuidade da ação, se houve prescrição do caso e também se o processo estaria lastreado em provas ilícitas. Os autos correm sob segredo de Justiça na 16.ª Vara Federal em Brasília. Na ocasião, o processo estava na fase de especificação de provas que as partes pretendiam produzir, momento em que o Ministério Público havia pedido a quebra do sigilo do peemedebista.
A ação baseia-se em informações reveladas no processo de separação judicial de Henrique Eduardo Alves e Mônica Infante de Azambuja. Ao pleitear uma pensão alimentícia maior em relação à que Alves se dispunha a pagar, ela o acusou de manter ' US$ 15 milhões em contas bancárias não declaradas no exterior.
...

MANO GANHA R$ 4,3 MILHÕES PARA DEIXAR SELEÇÃO
O técnico Mano Menezes recebeu cerca de R$ 4,3 milhões ao ser demitido da seleção brasileira. No mês passado, o presidente da CBF, José Maria Marin, pagou R$ 2,8 milhões somente de rescisão ao treinador, segundo documento obtido pela Folha.
Desempregado desde então, Mano ainda teve direito a sacar cerca de R$ 1,5 milhão do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), incluindo a multa de 40% paga pela confederação.
Do total, foram descontados R$ 388 mil de Imposto de Renda. Com carteira assinada pela confederação, Mano recebia R$ 517 mil mensais para comandar o time nacional, que atualmente ocupa a 18ª colocação no ranking mundial de seleções da Fifa.
Ele foi demitido no final de novembro por Marin. Desde que assumiu o comando da CBF em março, o dirigente resistia a manter Mano no cargo até a Copa de 2014.
O técnico foi substituído por Luiz Felipe Scolari, que vai receber um salário superior. O valor é mantido em sigilo pela cúpula da entidade.
...
- Não por acaso, quando levam uma rasteira covarde como a que levou, saem como um cordeirinho e elogiando a entidade!

FIM DO MUNDO I
A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) prendeu, ontem à noite, o funcionário de um colégio municipal em Caxias, RJ, evangélico, 59 anos. É acusado de abusar de dois meninos, de 12 e 17 anos, que viviam com ele.
O homem, meu Deus!, tinha a guarda judicial dos menores.  (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 15.01.2013)
FIM DO MUNDO II
A Vara Criminal de Itaboraí, RJ, faz amanhã a primeira audiência do processo onde um pai é acusado de entregar o filho, de 14 anos, para ser torturado por traficantes no Morro do Catiço, na cidade.
É que o adolescente teria furtado alguns objetos do bar do pai. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 15.01.2013)
- Bota fim do mundo nisso!

CENA CARIOCA
Dia desses, um carioca, logo após ser assaltado na orla de Ipanema, avistou Eduardo Paes caminhando, ao lado de um deputado. A vítima não titubeou e foi reclamar com o prefeito, que nada pôde fazer.
Intrigado, Paes parou em uma barraca, e perguntou ao comerciante:
– Isso [assalto] acontece sempre aqui? É sempre o mesmo bandido?
O barraqueiro respondeu:
– Sim, em uma bicicleta azul. Inclusive, rouba cordões iguais ao seu. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 15.01.2013)
- Vez por outra é bom Suas Excelências descerem do Olimpo e ver como a banda toca cá embaixo!



JUSTIÇA DECRETA PRISÃO TEMPORÁRIA DE ACUSADO DA MORTE DE LÍDER DO MST EM CAMPOS
RIO - A pedido da Polícia Civil, a Justiça decretou a prisão temporária de 30 dias de José Renato Gomes de Abreu, 45 anos, acusado de ser o mandante do homicídio de Cícero Guedes dos Santos, líder do MST em Campos. O corpo de Cícero foi encontrado na manhã do último sábado, em uma estrada de terra próxima a BR 356, que liga Campos a São João da Barra. José Renato foi capturado na noite desta quinta-feira, no Acampamento na Usina Cambaíba, em Campos.
Segundo o delegado Geraldo Assed, da 134ªDP (Campos), o acusado é funcionário público em São João da Barra, mas vive no acampamento do MST. Ainda segundo o titular, o criminoso é aliado de traficantes da comunidade Tira Gosto, naquele município, e teria planejado o crime para assumir a liderança do movimento. José Renato foi indiciado por homicídio qualificado.
- Com “companheiros” assim, quem é que precisa de grileiros pra mandar matar!

COMITÊ OLÍMPICO QUER BARRAR TERMO 'OLIMPÍADA' EM TORNEIO EDUCACIONAL
O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) está se movimentando juridicamente para impedir que universidades e associações de pesquisa usem a palavra olimpíada em suas competições educacionais. A atitude provocou protestos das principais associações de cientistas do país.
No fim de 2012, a Unicamp foi notificada extrajudicialmente pelo comitê devido ao uso supostamente indevido do termo em um dos eventos organizados pela instituição, a Olimpíada Nacional em História do Brasil.
O texto diz que o uso das palavras olimpíada e jogos olímpicos "é privativo" dos comitês Olímpico e Paraolímpico do Brasil.
Organizadores de várias outras olimpíadas educacionais, como a de português e de astronomia, receberam notificações semelhantes.
Em carta aberta enviada nesta semana a Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) classificaram a ação como "despropositada".
No Brasil existem cerca de 20 olimpíadas educacionais nacionais.
...
- Era só o que faltava na Terra da Lei de Gerson, cafetizarem o vocabulário!



 Entra ano, sai ano, os cambistas da Sapucaí continuam numa boa. Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial, eles atuavam sem a menor vergonha, a cerca de 20 de um carro da Guarda Municipal, que estava parado na Avenida Presidente Vargas, pista de subida, que é fechada por causa do desfile.
Cerca de 20 cambistas foram vistos oferecendo ingressos para o Sambódromo, do acesso à estação Central do Brasil do metrô até aquela área da Presidente Vargas. 
Indagado se o problema é da Guarda ou da PM, um agente da prefeitura explicou que é de quem chegar primeiro. Só que tanto um grupo como outro pareciam fazer vista grossa para os cambistas, ontem à noite. 
- Até parece que agente não sabe que os agentes públicos são sócios nesta canalhice!

 O camarote da prefeitura do Rio de Janeiro foi tão disputado na primeira noite de desfiles do Grupo Especial que houve até...briga de mulher para ficar na janela. Duas senhoras saíram no tapa, com direito a unhadas e puxões de cabelo, na disputa por um lugar no parapeito do camarote. 
Calma, gente, como diz nosso mestre Ancelmo.
Os seguranças tiveram que intervir e solicitar a saída do local das brigonas, acompanhadas dos respectivos maridos. Fora esse incidente, o camarote do prefeito Eduardo Paes funcionou mais uma vez muito bem, com um serviço impecável graças ao cerimonial da prefeitura. O camarote é sempre muito acolhedor, embora o anfitrião, o prefeito, passe a maior parte do tempo nas frisas ou na pista.
- É, dando mau exemplo, invadindo a pista pra fazer presepada ao lados dos componentes das escolas!  



O PLANALTO VAI TER QUE ENGOLIR
O deputado Valdemar Costa Neto (SP), condenado no processo do mensalão, entrou em campo e garantiu a eleição de Anthony Garotinho (RJ) a líder da bancada. Costa Neto quer ver o PR ganhar musculatura e não, necessariamente, alinhado ao Planalto. O candidato da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), deputado Giacobo (PR), não deu nem para a saída. (coluna Panorama Político – O Globo – 01.02.2013)
- Não sei porque, me lembrei do ditado da vovó, dize-me com quem andas, dir-te-ei quem és!

EM EXTINÇÃO: IBGE DIVULGA MAPA ONDE AINDA EXISTEM MULHERES VIRGENS ACIMA DOS 20
O IBGE divulgou nesta segunda-feira um mapa com a relação de mulheres ainda virgens após os 20 anos, no Brasil.
Conforme mostram as estatísticas, o numero reduziu em mais de 80% nos últimos dez anos. A mulher virgem praticamente entrou em extinção.
Se não houver um programa do Governo Federal para preservar a virgindade após os 20 anos, o IBGE calcula que até a Copa do Mundo, 2014, o numero será reduzido a zero.
- Por aqui, parece que nosso nobre governador saiu na frente:
Cabral aprova lei da moral e dos bons costumes

CABRAL APROVA LEI DA MORAL E DOS BONS COSTUMES
RIO — O nome é pomposo e, pela extensão e conteúdo que sugere, vai exigir um esforço sem precedentes do governo do Rio: “Programa de resgate de valores morais, sociais, éticos e espirituais”. Sancionado na quinta-feira pelo governador Sérgio Cabral, o projeto de lei, de autoria da deputada Myrian Rios (PSD), tem a finalidade “promover o resgate da cidadania, o fortalecimento das relações humanas e a valorização da família, da escola e da comunidade como um todo”. Explicação muito genérica?
A deputada dá uma dica na justificativa do projeto: “infelizmente, a sociedade de uma maneira geral vem cada dia mais se desvencilhando dos valores morais, sociais, éticos e espirituais (...) Sem esse tipo de valor, tudo é permitido, se perde o conceito do bom e ruim, do certo e errado. Perde-se o critério do que se pode e deve fazer ou o que não se pode”. Para disseminar o que é certo e errado, a nova lei determina que o governo do estado deve fazer convênios e parcerias “articuladas e significativas” com prefeituras e sociedade civil.
...
- Entendeu, nem eu?!



POLÍTICOS LONGE DA FOLIA
O carnaval dos presidentes da Câmara e do Senado foi longe da folia. Henrique Eduardo Alves (ao lado) esteve em um parque da Disney, em Orlando. Já Renan Calheiros passou no SPA Kurotel, em Gramado, onde a hospedagem nesse período de carnaval chega a R$ 9 mil por pessoa. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 12.02.2013)

- Conhecendo a probidade de ambos, com certeza, as despesas pessoais e familiares correram por conta própria, sem ônus para os cofres públicos!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário