quinta-feira, abril 09, 2015






DA SÉRIE: VIDA DE GADO NO PAÍS DA CONSTITUIÇÃO “CIDADÔ!





AMENIDADES
O professor estava analisando com seus alunos, aquele famoso poema de Carlos Drummond de Andrade:
“No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho.
E eu nunca me esquecerei
Que no meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho.”
Depois de ter explicado exaustivamente que, ao analisarmos um poema, podemos detectar as características da personalidade do autor implícitas no texto, o professor pergunta:
– Joãozinho, qual característica de Carlos Drummond de Andrade você pode perceber neste poema?
– Professor, eu tô matutando aqui: ou ele era traficante ou usuário.

PENSAMENTO DO DIA
A gente entrava numa rodovia chamada Petrobras, que tinha os pedágios. Você está trafegando, você teria que estar pagando pedágio. (Gerson Almada, ex-vice-presidente da Engevix em depoimento no processo da operação Lava-Jato – O Globo – 22.03.2015)

PÉROLA
Sempre digo que alguns juízes, promotores e jornalistas deveriam figurar como réus em processos para entender a importância do direito de defesa. O respeito sagrado a esse direito é fundamental para o Estado Democrático de Direito. (nobre causídico José Luís Oliveira Lima, patrono de nove entre dez corruptos, ops. presumivelmente supostamente acusados injustamente de roubar o dinheiro público, inclusive, o companheiro Zé Dirceu, naturalmente ferrenho inimigo da delação premiada – Estadão – 30.03.2015 -  http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/para-advogado-todos-ja-estao-condenados-na-lava-jato/)
- Pois eu, sempre digo aos meus amigos que os corruptos, ladrões do dinheiro público e seus patronos “garantistas” deveriam ter seus filhos matriculados em escolas públicas, andar pelas ruas sem carros blindados ou segurança privada dependendo da Segurança Pública inexistente e principalmente, depender da saúde pública da republiqueta constitucionalista, país dos bacharéis, com hospitais que não dispõem, ao menos, de gaze ou esparadrapo, com macas esparramadas pelos corredores, filas do tamanho dos trocentos recursos permitidos aos réus pelo bizarro ordenamento jurídico e das outras trocentas instâncias recursais, bem como depender de agendamento de cirurgias graves que demoram anos para serem marcadas nos hospitais públicos, e, não raro, o cidadão se recursos acaba vindo a óbito sem direito ao “amplo, geral, irrestrito, absoluto, universal, interplanetário e intergaláctico direito a defesa e ao contraditório”, sem o menor respeito sagrado a esse direito fundamental ao Estado Democrático de Direito e, porque não dizer, ao direito natural que se sobrepõe a quaisquer leis dos homens, isto é, A VIDA!
- Tá bom, se em alguns momentos sou cruel ao comentar com meus amigos, em momentos de condescendência costumo dizer que gostaria de ver os corruptos ladrões do dinheiro público, representado por nobres, eminentes patronos “garantistas” do país dos bacharéis, sendo julgados naquele país desprovido da Constituição “Cidadã” que aplicou 150 anos de pena ao trambiqueiro Madoff na primeira instância e que, imediatamente, foi devidamente algemado e levado aos costumes. E olha que seu crime não envolveu roubo do dinheiro público que acarreta em falta de recursos para atendimento de necessidades básicas no serviço público!

LAVA-JATO: MORO DIVIDE OPINIÕES AO DEFENDER MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO CRIMINAL
Advogados dizem que presunção de inocência é prevista na Constituição Federal
SÃO PAULO - A proposta do juiz federal Sérgio Moro de criar dispositivos na lei brasileira que permitam a prisão de acusados de crimes de corrupção antes do julgamento, além da sua defesa de mudanças no Código de Processo Penal que torne mais ágeis as punições aos acusados desses delitos, dividiu opiniões. Advogados ouvidos pelo GLOBO alegam que, ao manter presos os acusados da Lava-Jato, antes de uma condenação, o magistrado vai contra a Constituição, que não permite a prisão antes de uma condenação definitiva.
Thiago Bottino, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio, concorda com Moro quanto à necessidade de se dar celeridade aos processos, lembrando que vem dos Estados Unidos o melhor exemplo.
— Lá, 95% dos processos são julgados com a colaboração do criminoso, que confessa o crime em troca de uma pena menor — diz Bottino, que no entanto considera as decisões de Moro, de manter presos um grande número de envolvidos da Lava-Jato, inconstitucional. — A Constituição prevê que ninguém será considerado culpado até a condenação em trânsito em julgado. É cláusula pétrea a presunção de inocência.
Romualdo Sanches Calvo Filho, presidente da Academia Paulista de Direito Criminal (APDCRIM), diz que não vê necessidade de uma nova legislação para combater crimes de corrupção. Para ele, o artigo 312 do Código de Processo Penal já contempla as prisões preventivas e cautelares, como as impostas por Moro aos investigados na Operação Lava-Jato.
— Tanto está sendo cumprido o código, que eles estão presos até agora e nenhum advogado dessas pessoas, que são pessoas de bastante recursos econômicos, conseguiram habeas corpus — diz Calvo Filho.
Para o criminalista Luiz Flávio Gomes, Moro comete “um abuso" ao manter as prisões antes de uma condenação.
Responsável pela Operação Lava-Jato, Moro assinou artigo, publicado ontem no jornal “O Estado de S.Paulo”, no qual defendeu a manutenção das prisões dos investigados na operação que, para ele, não violam o princípio da “presunção de inocência”. Para Moro, os crimes atribuídos aos detidos são graves e exigem “eficácia imediata, independente do cabimento de recursos”. Para sustentar a tese, o magistrado citou os Estados Unidos e a França — “dois berços históricos da presunção de inocência” — como países onde ordens de prisões são aplicadas e a liberdade se dá somente como “recurso excepcional”.
Assinado também por Antônio Cesar Bochenek, presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), o artigo de Moro é extremamente crítico à Justiça Criminal brasileira, “aqui incluído Polícia, Ministério Público e Judiciário”, que, segundo ele, são incapazes de combater efetivamente crimes de corrupção. O problema principal, diz o artigo, é “óbvio e reside no processo”.
“Não adianta ter boas leis penais se a sua aplicação é deficiente, morosa e errática. No Brasil, contam-se como exceções processos contra crimes de corrupção e lavagem que alcançaram bons resultados. Em regra, os processos duram décadas para ao final ser reconhecida alguma nulidade arcana ou a prescrição pelo excesso de tempo transcorrido”, diz o juiz.
Moro acrescentou que “a melhor solução é a de atribuir à sentença condenatória, para crimes graves em concreto, como grandes desvios de dinheiro público, uma eficácia imediata, independente do cabimento de recursos".
- Se honrado magistrado já anda na lista negra dos eminentes, brilhantes, incomparáveis e nobres juristas e hermeneutas da republiqueta constitucionalíssima, país dos bacharéis, onde preso em flagrante e réu-confesso de LATROCÍNIO e de HOMICÍDIO é considerado “presumivelmente inocente” e a respeitabilíssima Suprema Corte considera “cruel e desumano” o cumprimento de pena integral (HC 82959/SP em favor de um... PEDÓFILO, isto mesmo, PEDÓFILO ao examinar a “constitucionalidade” do parágrafo 1°. do Art. 2°. Da Lei 8072/90), agora então, vão querer bani-lo do país!
- A propósito do que diz o eminente, brilhante e nobre jurista sobre o “abuso” do honrado juiz Moro em manter a bandidagem do andar de cima presa, algum ingênuo acharia que, lenientes e benevolentes como são as incríveis instâncias superiores do inacreditável Poder Judiciário com a bandidagem, principalmente com a do andar de cima, que até, sem o menor constrangimento já sumulou o uso de algemas, manteria este “abuso” por tanto tempo sem conceder um generoso HC(zinho) baseado no Parágrafo D da Constituição “Cidadã”?!

PRESIDENTE CUNHA
Eduardo Cunha esteve dia desses reunido com a cúpula da CBF.
A entidade, como se sabe, é contra a MP de Dilma com medidas moralizadoras do futebol. (coluna Ancelmo Góis – O Globo – 24.03.2015)
- Não é novidade, qualquer proposta moralizadora a CBF é contra!
- É privada nesta hora, mas na hora de utilizar as forças policiais remuneradas pelos estados para conter as gangues organizadas em torcidas que infernizam o futebol brasileiro durante o campeonato organizada por ela, aí a entidade não tem o menor constrangimento!

PAES FOI FISGADO PELA MOSCA AZUL
Até pouco tempo, a distância entre o comando nacional do PMDB e o dos palácios das Laranjeiras e da Cidade era do tamanho de uma transamazônica.
Hoje, governador e prefeito têm assentos nas reuniões do Jaburu, “bunker” do comando do PMDB. Foi numa dessas reuniões que o prefeito Eduardo Paes se insurgiu contra o ministro da Fazenda, com quem, segundo suas próprias palavras, “discutiu loucamente”, por causa da renegociação da dívida da prefeitura.
Na intimidade do “bunker” Paes tem desancado Dilma, como poucos oposicionistas tiveram a coragem de fazê-lo. A súbita adesão do prefeito ao coro oposicionista tem uma explicação lógica: ele foi fisgado pela mosca azul e estimulado por essas novas companhias a ser o candidato do partido à sucessão da Dilma.
Faz sentido. Paes é um dos raros peemedebistas limpos dos escândalos até agora. E como o PMDB quer seguir uma carreira solo, ele passa a ser sua principal opção. (coluna Nnhenhenhém – O Globo – 28.03.2015)
- Este aí topa qualquer parada, pra quem já chamou a família do Lula de quadrilha e depois sair por aí com ele aos abraços, o que tiver que fazer ele fará!

'NÃO ASSISTO GUGU NEM RATINHO, GOSTO DE VER NETFLIX', DIZ SILVIO SANTOS
"Eu não assisto nem o Gugu, nem o Ratinho. Eu gosto de ver Netflix", disse Silvio Santos em entrevista a Tiago Rocha do "Muito Show", da Rede TV!.
O apresentador estava na porta do cabeleireiro Jassa quando foi abordado pelo programa.
Na reportagem, que vai ao ar nesta segunda (30), Silvio ainda brincou que poderia comprar a Globo. "A Globo está em crise? Ah, eu compro. Eu compro a Rede Globo, não tem problema. Eu pago para os Marinhos. Pago à prestação, mas pago", disse o dono do SBT.
- Aí tá certo, este negócio de Gugu e Ratinho é pra imbecilizar o povão e o dono da emissora aumentar a audiência e faturar com a publicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário