terça-feira, junho 05, 2012





























DA SÉRIE: O DIA DA CAÇA

- É ótimo filosofar, mas vá ficar de sangue frio com uma escória destas querendo lhe tirar o patrimônio, muitas vezes, conquistadas com sacrifício!

AMENIDADES
Nestes tempos de crise de energia, um grande shopping passou a racionar o uso de sua escada rolante. Um dia, uma loira daquelas bem dondocas e burrinhas vai lá fazer compras. No final da tarde ela se encontra com uma outra loira, tão intelectual quanto ela, para um happy hour.
- Menina, que demora! - Diz a perua, quando vê chegar a companheira, atrasadíssima.
- Nem te conto, menina... - Responde a outra - Eu estava no meio da escada rolante do shopping quando, de repente, ela parou!
- E você, o que fez? - Pergunta a oxigenada pontual.
- Fiquei lá, parada, em pé, feito uma estátua, esperando a porcaria da escada rolante voltar a funcionar!
A colega faz uma cara de surpresa.
- Parada lá, em pé, por uma hora? Mas essa escada rolante não tinha degraus?
- Tinha! - responde a outra.
- Então, tolinha? Porque você não esperou sentada?

O ministro Gilmar Mendes acaba de informar à Rádio do Moreno que vai entrar com uma ação na Procuradoria Geral da República, solicitando o substrato das empresas estatais que usam o dinheiro público para o financiar blogs que atacam as instituições.
--- É inadmissível que esses blogueiros sujos recebam dinheiro público para atacar as instituições e seus representantes. Num caso específico de um desses, eu já ponderei ao ministro da Fazenda que a Caixa Econômica Federal, que subsidia o blog, não pode patrocinar ataques às instituições.
...
O ministro explicou que, nem de longe, sua decisão visa atingir a liberdade de expressão. Pelo contrário, é em defesa que se luta contra as pessoas que não se acostumaram a viver dentro de um regime democrático.
--- O direito de crítica, de opinião, deve ser respeitado. Mas o ataque às instituições é intolerável --- acrescentou o ministro Gilmar Mendes.
- Nunca tive dúvidas que, um dia haveria de chegar em que nosso probo e nobre ministro, pelo devido processo legal, sem vendeta ou distinção, buscaria conter o descalabro com o dinheiro público, afinal, ninguém melhor do que o guardião da Constituição “Cidadã” para zelar pela probidade e fazer valer a parcimônia com os gastos do Erário, até porque, depois que o nobre senador Demóstenes Torres foi pilhado como braço político do mafioso, travestido de bicheiro Carlinhos Cachoeira, o Brasil ficou órfão de paladino da ética, da moral e dos bons costumes! E que este objetivo cívico-patriótico de Sua Excelência atinja não só os blogs sujos, como também qualquer meio de comunicação sujo, por exemplo, o de uma revista de grande circulação, órgão oficial do mafioso Carlinhos Cachoeira que plantava notícias para assassinar reputações e atender seus interesses escusos que, entretanto, veicula publicidade de instituições públicas.
- Ainda bem que, embora sujo, este humilde blogueiro não aceita publicidade remunerada, seja ela publica ou privada, para ter liberdade e independência de fazer qualquer tipo de crítica, se é que direitos e garantias individuais, dentre elas o de livre pensamento e expressão constantes da Carta da República valem pra este humilde blogueira... pra bandidos, tenho certeza absoluta que valem!
- A propósito, não sei porque, me lembrei que já tinha lido esta matéria de autoria do sério jornalista Leandro Fortes, cuja íntegra pode ser encontrada aqui: http://correio-forense.jusbrasil.com.br/noticias/121238/a-reportagem-da-carta-capital-sobre-ministro-empresario-gilmar-mendes
O EMPRESÁRIO GILMAR MENDES
A engrenagem de poder e influência que faz da escola do presidente do STF um negócio de sucesso
Por Leandro Fortes *
Quem quiser ficar rico, não vá ser juiz João Batista de Arruda Sampaio, desembargador e jurista (1902-1987)
Desde que veio à tona a história do suposto grampo de uma conversa com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, galvanizou os anseios de uma parte da sociedade que enxerga nos ministros de tribunais superiores a chance de controlar o poder negado nas urnas em eleições recentes. Como vítima de uma interceptação ilegal até agora não comprovada, Mendes acabou alçado à condição de paladino do Estado de Direito, dos valores republicanos e, por que não, da moralidade pública.
...
Quem tem a pretensão e o pendor para varão de Plutarco, presume-se, segue à risca na vida particular os padrões morais que prega aos concidadãos. Não parece ser este o caso de Mendes. A começar pela sua participação no controle acionário do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Há de cara um conflito ético, ainda que as regras da magistratura não sejam claras o suficiente sobre a permissão de juízes possuírem negócios. Criado em 1998, o IDP organiza palestras, seminários e treinamento de pessoal, além de oferecer cursos superiores de graduação e pós-graduação. Entre 2000 e 2008, faturou cerca de 2,4 milhões de reais em contratos com órgãos ligados ao governo federal, todos firmados sem licitação. No quadro de professores contratados pelo instituto figuram ministros de Estado e dos tribunais superiores, e advogados renomados, vários deles defendendo clientes com ações que tramitam no STF presidido por Mendes.
...
O investimento parece ter dado frutos. O IDP mantém, por exemplo, contrato com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente presidido por Carlos Ayres Britto, que substituiu na função Março Aurélio Mello. Já o faturamento em contratos com a União cresceu após Mendes ter sido nomeado ministro do Supremo. De 2003 para ca , o valor somou 1,6 milhão de reais, segundo dados disponíveis no site Contas Abertas (www.contasabertas.com.br). O mês de setembro foi particularmente pródigo: 350 mil reais em convênios. Todos, repita-se, firmados sem licitação.
No Portal da Transparência da CGU, mantido pelo governo federal, há dados interessantes sobre os contratos do instituto. Dentro das guias de pagamento do portal, aparece um acordo com a Receita Federal até para trabalho aduaneiro. O Ministério da Defesa de Jobim pagou 55 mil reais ao instituto, e a CGU, 15 mil reais.
Têm sido comuns também contratos com a Força Aérea Brasileira. Tanto interesse da FAB nas consultorias do instituto do ministro Gilmar Mendes tem uma razão de ser. O diretor-geral do IDP é um experiente coronel da reserva da Aeronáutica, Luiz Fernandes de Oliveira, segundo ele mesmo, com carta-branca dos sócios para fazer tudo, menos fechar o IDP. Aviador por formação, com cursos de administração pública na Fundação Getulio Vargas e de Ciências Políticas Militares, no Exército, o coronel Fernandes é um velho conhecido do brigadeiro Juniti Saito, com quem trabalhou na FAB. Bem articulado, o diretor-geral fechou bons contratos para o IDP, e não somente na Aeronáutica.
Os valores recebidos da União pelo IDP, em 2008, devem-se, sobretudo, a três contratos firmados com o Senado Federal, o STJ e a Receita Federal. Do Senado, o instituto do ministro Mendes recebeu 125 mil reais, para ministrar um curso de Direito Constitucional para consultores e demais servidores da Casa. No STJ, o curso é de Direito Tributário, voltado para servidores lotados em gabinetes de ministros, ao custo de 88,2 mil reais. E, finalmente, da Receita Federal o IDP recebeu 117,9 mil reais para também aplicar um curso de Direito Tributário a funcionários do órgão.
Pelo Portal da Transparência é possível saber que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional contratou o IDP para gerir o programa de Recuperação de Créditos e Defesa da Fazenda Nacional, por 11 mil reais. O interessante é que, entre os professores do IDP, há três procuradores da Fazenda Nacional: Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, José Levi Mello do Amaral Júnior e Rodrigo Pereira de Mello.
Há mais. Em 2006, a Receita Federal pagou 16 mil reais ao IDP na rubrica Administração do Programa e Arrecadação Tributária e Aduaneira do Aeroporto de Brasília. Segundo a assessoria do órgão, a Receita pagou curso de pós-graduação em Direito Tributário a servidores. Na mesma linha, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do MEC pagou 58 mil reais ao IDP para Controle e Inspeção da Arrecadação do Salário-educação e sua Regular Aplicação, dentro do programa de Gestão da Política de Educação.
Os cursos oferecidos pelo IDP também foram contratados pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), que pagou 690 mil reais para oferecer a 92 procuradores do DF pós-graduação em Direito Público, entre março de 2006 e junho de 2007. Assim como nos outros contratos, a licitação foi considerada inexigível.
No período em que Jobim presidiu o STF, entre 2005 e 2006, o tribunal gastou quase 50 mil reais em cursos e eventos oferecidos pelo instituto de Mendes, tudo sem licitação, na modalidade inexigível, ou seja, a partir do pressuposto de não haver outra entidade capaz de prestar serviços semelhantes. De fato, ao congregar quase uma centena de advogados, ministros, promotores, juízes, auditores, procuradores e auditores no corpo docente do IDP, Gilmar Mendes praticamente anulou a possibilidade de surgirem outras instituições capazes de prestar os mesmos serviços em Brasília.
Em 2006, reportagem do jornal O Globo denunciou uma das relações estranhas do IDP com o STF. Então presidente interino do Supremo (a titular, Ellen Gracie Northfleet, estava de licença médica), a única saída de Mendes foi transformar em bolsa de estudos um empenho de 3,6 mil reais referente a um curso de mestrado em Ações Constitucionais ministrado pelo IDP a três funcionários do Supremo. Ao se justificar, o ministro alegou não ter havido irregularidade porque cabia aos servidores escolher o curso e a escola onde pretendiam fazer as especializações. Só se esqueceu de dizer que, como o IDP tem o monopólio desses cursos em Brasília, o instituto não só foi o escolhido como, claro, caiu na modalidade inexigível de licitação.
Ainda assim, as poucas tentativas de impedir o presidente do STF de usar de influência para conseguir contratos no governo, até hoje, foram em vão. A primeira delas ocorreu em abril de 2002, pouco antes de ele ser nomeado ao STF, quando o Ministério Público Federal instaurou uma ação de improbidade administrativa justamente por Mendes ter contratado o IDP para dar cursos no órgão do qual era o principal dirigente, a Advocacia-Geral da União. No STF, onde o caso foi parar, a ministra Ellen Gracie (indicada por Jobim, referendada por FHC) decidiu pelo arquivamento da ação. O Supremo nem sequer analisou um recurso do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra a decisão.
...
Os três sócios do IDP assinaram o contrato com o Pró-DF II em 1º de setembro de 2004, quando Mendes já estava no STF. Os donos do instituto conseguiram enquadrar o negócio nos parâmetros do programa do governo distrital e obtiveram, ao fim do processo, o maior desconto possível, de 80%. Assim, o terreno, cujo preço original era de 2,2 milhões de reais, foi financiado, em cinco anos, por 440 mil reais o preço de um apartamento de quatro quartos, no mesmo bairro.
A boa estrela, digamos, do IDP não parou de brilhar por aí. Em fevereiro de 2005, quando se iniciaram as obras no terreno da L2 Sul, o caixa do instituto, segundo o diretor-geral Luiz Fernandes, dispunha de 3 milhões de reais. O dinheiro, diz ele, não era suficiente para levantar o prédio totalmente, razão pela qual Fernandes teve de correr atrás de um empréstimo, inicialmente, sem sucesso. Quando o primeiro piso do edifício ficou pronto, organizou-se a chamada festa da cumeeira, com o tal churrasco assado sobre a laje pioneira. Um dos convidados, conta Luiz Fernandes, era um gerente do Banco do Brasil que, entre uma picanha e outra, quis saber de Inocêncio Coelho a razão de não haver nenhuma placa do banco na frente da obra. Não tem placa porque não tem financiamento algum, disse o sócio do IDP. Foi quando o gerente os aconselhou a procurar o Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO), gerido pelo Banco do Brasil e, normalmente, destinado a projetos muito diferentes dos propostos pelo instituto.
No primeiro balanço trimestral de 2008, o FCO liberou mais de 450 milhões de reais. Pouco mais de 190 milhões (40%) foram destinados a micro e pequenas empresas. As companhias de médio porte receberam 32%, ou 150 milhões de reais. A prioridade de investimento do fundo é, porém, o meio rural, que recebeu 278 milhões de reais (60%). O setor de comércio e serviços aparece apenas em terceiro lugar, com desembolso de 62 milhões de reais, ou 13% do fundo. Mesmo assim, e sem se encaixar exatamente no perfil, o IDP apresentou-se como pequena empresa do setor de serviços para solicitar o financiamento.
...
Ainda assim, graças ao churrasco da laje, o IDP conseguiu arrancar do fundo, com prazo de pagamento de dez anos, um financiamento de 3 milhões de reais, com base na rubrica instalação, ampliação e modernização de estabelecimentos de ensino e de prática de esportes. Como garantia para o empréstimo, diz Fernandes, os sócios ofereceram patrimônios pessoais. Mendes colocou à disposição do Banco do Brasil uma fazenda em Mato Grosso. Inocêncio Flores e Paulo Gonet, as casas onde moram, no Lago Sul de Brasília...
...
Antes de ser inaugurado, em setembro de 2007, o prédio do IDP sofreu um embargo de seis meses da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (SDET) do Distrito Federal, comandada pelo maior empreiteiro da cidade, o vice-governador Paulo Octávio. Os fiscais da secretaria descobriram que a obra tinha avançado três metros além da altura máxima permitida pelo gabarito de ocupação da capital. Fernandes garante ter resolvido o assunto burocraticamente, sem interferência política.
Mendes, pelas limitações da Lei Orgânica da Magistratura, não ocupa cargo executivo no IDP, mas costuma fazer retiradas em dinheiro. Na última, pegou 20 mil reais. No STF, seu salário é de 24,5 mil reais por mês. Além disso, de acordo com Fernandes, o IDP tem restituído aos sócios, em parcelas mensais, 125 mil reais que cada um foi obrigado a desembolsar, no ano passado, para completar o dinheiro da obra do prédio.
O diretor-geral admite ter suspendido as pretensões de contratos com o STF, em 2006, quando veio a público a ligação de Mendes com o instituto. Isso não o impediu, porém, de fechar contratos com o STJ, de onde são oriundos sete professores do IDP. Nem no Senado Federal, onde a influência do presidente do STF ajudou a consultoria jurídica da Casa a escolher, sem licitação, o instituto em detrimento das propostas de três universidades, entre elas a Universidade de Brasília (UnB), onde muitos dos magistrados contratados pelo IDP também dão aula.
Há outros conflitos de interesses evidentes. O sistema de busca de processos no site do STF mostra que 35 professores do IDP, entre advogados, promotores e procuradores, têm ações em tramitação no Supremo. Ou seja, atuam como parte interessada em processos no tribunal atualmente dirigido por seu empregador.
O nome de um dos sócios de Mendes no instituto, Inocêncio Coelho, aparece 14 vezes na consulta ao site do tribunal.
Revista Carta Capital – out/2008


JUSTIÇA NEGA PEDIDO PARA EXTINGUIR GAVIÕES DA FIEL POR BRIGAS EM SP
Pedido contra torcida do Corinthians foi feito pela Promotoria do Consumidor.
MP também quer extinção da Mancha Alviverde e torcidas da Ponte e Guarani.
A Justiça negou o pedido da Promotoria de Justiça do Consumidor para extinguir a Gaviões da Fiel, do Corinthians, por suspeita de participar de brigas de torcidas que resultaram em mortes em São Paulo. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (25) pelo juiz Luiz Fernando Cirillo, da 31ª Vara Cível, do Fórum Central Cível João Mendes Júnior, na capital paulista. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (28) ao G1 pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP).

“Lamentavelmente, a ocorrência de mortes relacionadas com atividades das torcidas de futebol não é novidade, para que prestação jurisdicional liminar constitua solução eficaz”, escreveu o juiz Luis Fernando Cirillo em seu despacho.
...
- Bom, se não é novidade, então que se continue matado, ótimo!
- Não por acaso, a republiqueta é um dos países mais violentos do mundo e com o maior número de jovens assassinados!

EX-DOLEIRO DE MALUF ENTRA NA LISTA DA INTERPOL
Após o ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP), a Interpol (Polícia Internacional) decidiu lançar o nome de Vivaldo Alves, o Birigui ? apontado pela promotoria como doleiro de Maluf ? na difusão vermelha, índex dos mais procurados em 190 países. A difusão vermelha é o alerta máximo da Interpol e limita os deslocamentos do alvo, que pode ser preso se ingressar em território que integra a comunidade policial.
A Promotoria de Nova York acusa Birigui de ter transferido, nos anos 1990, US$ 4,2 milhões para conta da família Maluf no Safra National Bank. Birigui desistiu de depor na Corte da Ilha de Jersey, em ação da Prefeitura de São Paulo que pede repatriação de US$ 22 milhões depositados em contas de offshores atribuídas a Maluf ? o deputado nega ter dinheiro no exterior e há dois anos está na difusão vermelha.
...
- Taí, já dá pra formar uma dupla sertaneja Maluf e Birigui!

PT TERIA GUIA PARA ATINGIR ADVERSÁRIOS EM CPI, DIZ ‘VEJA’
Segundo a revista, partido teria lista de pessoas ‘que precisam ser atingidas’
SÃO PAULO - Um documento com alvos preferenciais do PT na CPI do Cachoeira, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teria sido preparado pelo partido no Congresso para guiar as ações de seus parlamentares na comissão. A informação foi publicada pela revista “Veja” que começou a circular nesta semana, acrescentando que o documento seria parte de um plano do PT para usar a CPI para constranger adversários e atrapalhar o julgamento do mensalão.
A publicação afirmou ter tido acesso ao material que, segundo a revista, foi elaborado por funcionários da liderança do PT no Congresso. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, negou que o documento tenha sido elaborado pela bancada do partido.
...
A revista diz que o documento lista pessoas que ‘precisariam ser atingidas’ pela CPI. Os alvos preferenciais do relatório seriam os oposicionistas, a imprensa e membros do Judiciário.
- Pronto, aquela revista de alta credibilidade, veículo oficial do mafioso Carlinhos Cachoeira do Brasil esqueceu o imbróglio dos Mosqueteiros Trapalhões, agora, resolveu investir em melar a CPMI!
- Segundo a reportagem do jornal a corriola do PT afirmou que a tal lista exibida naquela ilibada revista é apócrifo. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos pra ver se a lista é igual ao áudio que nunca existiu do grampo telefônico clandestino.

DEPUTADOS PROCURAM DONO DE CALCINHA PERDIDA NA CÂMARA
Brasília vivia uma tarde agitada na quinta-feira da semana passada, com a CPI do Cachoeira pegando fogo e o mundo político esperando novos capítulos do embate Lula-Gilmar Mendes. Mas na Câmara dos Deputados, apenas um assunto interessava: quem é o dono da calcinha?
A peça íntima em questão caiu do bolso do paletó de um deputado no plenário há 15 dias. As poucas testemunhas, que naturalmente não querem aparecer, não o identificam --apenas insinuam ser um integrante do chamado "baixo clero", deputados sem grande destaque.
O assunto foi tratado com sigilo digno de que uma votação secreta, mas acabou emergindo durante conversa entre seguranças, assessores, deputados e jornalistas.
Elas apenas relatam que ele havia chegado atrasado para a votação do projeto que tipifica crimes cibernéticos, que acabou aprovado.
O deputado, acompanhado de mais três colegas, mexeu no bolso para pegar o celular deixou cair no chão uma calcinha branca e vermelha, um modelo grande de algodão.
Entretido com o aparelho, o parlamentar não percebeu que a peça ficou no chão, no centro do plenário.
Um segurança que acompanhou a cena se aproximou, recolheu a calcinha e a escondeu atrás de uma lixeira.
Alertado, um assessor do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), recolheu a calcinha, a colocou em um envelope e indicou que levaria para o departamento de achados e perdidos. Em mais um daqueles mistérios do Parlamento, contudo, a seção nunca a recebeu.
"Eu não sei se foi um deputado quem perdeu. Deve ser sacanagem que fizeram com alguém", desconversou Maia. Informado de que se tratava de um "calçolão", reclamou: "Calçolão, não. Isso é um fiasco".
Vendo o colega Arnon Bezerra (PTB-CE), Maia perguntou se ele era o dono da polêmica calcinha. "Deve ser algum fã do Wando que circulou por aqui", disse o petebista, lembrando o já morto cantor que costumava receber calcinhas de suas plateias.
- Tá vendo, se o nobre presidente da respeitabilíssima Casa estivesse mais atento veria o fato e imediatamente pelo microfone avisaria: nobre deputado, Vossa Excelência deixou cair o calçolão!



MUITA CALMA
Na mira da CPI do Cachoeira, os governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Marconi Perillo (PSDB-GO) contrataram serviço de media training. Querem se preparar para os depoimentos à comissão, onde serão interrogados por deputados e senadores sobre as ligações com o grupo do empresário. (coluna Painel – Folha – 04.05.2012)
- Se os honorários dos nobres defensores dos não menos nobres Carlinhos Cachoeira do Brasil e seu braço político nobre senador, mais viável seria contratá-los e obter do respeitabilíssimo STF um HC lhes concedendo o direito de permanecer calado!
- Mas, vem cá, quem tem a verdade ao seu lado precisa de treinamento para se submeter a depoimentos?


ESTA TERRA DE CARLINHOS CACHOEIRA TEM CADA UMA!!!
A tal da Delta, envolvida de maracutaia com a quadrilha do Carlinhos Cachoeira do Brasil ingressou na Justiça com pedido de recuperação judicial, nome carinhoso de falência ou concordata, acaba de inventar uma figura jurídica pelos fundamentos: está sofrendo de bullying empresarial. Isto ainda acaba virando Súmula Vinculante.
Será que vai ser necessário nomear um perito judicial psicólogo pra tratar dela?
Eu agüento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário