quinta-feira, agosto 21, 2008







AMENIDADES
Certa tarde, uma bem sucedida advogada estava sendo conduzida em sua limusine para seu sítio quando observou dois homens maltrapilhos comendo grama ao lado da estrada.
Ela ordenou imediatamente ao motorista que parasse, saiu do veículo e perguntou:
- Por que vocês estão comendo grama?
- Porque nós não temos dinheiro para comprar comida respondeu um dos homens.
- Bem, você pode vir comigo para o sítio - disse a advogada.
- Senhora, eu tenho uma esposa e três filhos aqui.
- Traga-os também - replicou a advogada.
- E quanto ao meu amigo?
A advogada virou-se para o outro homem e disse:
- Você pode vir também.
- Mas, senhora, eu também tenho esposa e seis filhos - disse o segundo homem.
- Eles podem nos acompanhar também - disse a advogada enquanto se dirigia de volta à limusine.
Todos se acomodaram como puderam na limusine e, quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse:
- A senhora é muito gentil. Obrigado por levar a gente com a senhora.
A advogada respondeu:
- De nada. Vocês vão adorar meu sítio. A grama está com quase um metro de altura.














PENSAMENTO DO DIA
Constrangedor é todo dia acordar com bandido recebendo hábeas corpus e político se beneficiando do foro privilegiado. (leitor de O Globo Ivan Medeiros da Silva sobre o uso de algemas – 18.08.2008)
- Acrescentaria ainda, e os respeitabilíssimos tribunais superiores permitindo a candidatura da bandidagem.










CONFORTO NA CADEIA
Rio - Bem diferente da vida que levavam, os presos em Bangu 8, como é mais conhecida a Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira, tentam amenizar a nova realidade com pequenos ‘luxos’ que estavam acostumados antes da vida no atrás das grades. Segundo agentes, na cela onde fica o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, 64 anos, por exemplo, há TV, DVD e um frigobar, o que não seria permitido.
No presídio estão, além de Cacciola, o deputado estadual Natalino Guimarães (DEM) e seu irmão, o vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB), o ex-chefe da Polícia Civil Ricardo Hallack, inspetores de polícia, policiais militares, bombeiros, acusados de integrar milícias, presos com curso superior e ricos anônimos.
No lugar da comida da cadeia, Cacciola come lagosta, massas e salmão, contam policiais. O prato preferido pelos detentos de Bangu 8 é o churrasco. Presos usam roupas de boa qualidade e calçados importados. Mas no dia-a-dia do cárcere todos têm que cumprir horários e normas. São obrigados, por exemplo, a estar de pé às 8h para o confere (contagem dos presos). Quem não estiver posicionado na porta da cela, fica sujeito a ter a infração anotada na ficha como mau comportamento.
Um dos pontos altos da hora do “lazer” é o futebol. De um lado o time dos PMs; do outro, o de policiais civis — e a disputa é acirrada. Os irmãos Natalino e Jerominho, segundo agentes, gostam de assistir as partidas. À noite, a diversão é outra. Parte dos 105 presos de Bangu 8 assistem à TV coletiva. Às 22h, ela é desligada, mas em dia de futebol fica até depois das 23h. (O Dia Online – 17.08.2008)















DEU NO JORNAL
O Globo – 12.08.2008
GILMAR MENDES ADMITE POSSIBILIDADE DE RESTRIÇÃO À LIBERDADE DE IMPRENSA
Provocado por um professor a falar sobre suposto conflito entre direitos fundamentais e liberdade de imprensa Mendes admitiu a possibilidade de restrição à informação:
- É possível, sim, em alguns casos, haver a limitação da liberdade de imprensa.
- Deixa é ver se entendi: o nobilíssimo ministro guardião da Constituição, defensor intransigente do não uso de algemas pra turma do andar de cima, chegando inclusive a acusar publicamente a PF, uma das poucas instituições, junto com o MP, respeitáveis neste pais, de “espetacularização” quando da prisão do nobre Dr. Daniel Dantas, envolvido até o pescoço na lama que cobre de ponta a ponta a republiqueta, para preservar o sacratíssimo direito fundamental absoluto da presunção da inocência e da dignidade do preso, esqueceu-se de dois dos direitos fundamentais universais muito mais abrangentes previstos no Art. 5º da Constituição, que dizem:
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
Só querida entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário