terça-feira, maio 21, 2013






OPINIÃO DO DIA
“O problema crucial brasileiro, a debilidade mais grave do Congresso brasileiro é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. O Congresso não foi criado para única e exclusivamente deliberar sobre o poder executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar.
Outro problema é a questão partidária. Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E nem pouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder. Esta é uma das grandes deficiências, a razão pela qual o Congresso brasileiro se notabiliza pela sua ineficiência, pela sua incapacidade de deliberar. Ora, poder que não é exercido é poder que é tomado, exercido por outrem, e em grande parte no Brasil esse poder é exercido pelo Executivo.
O poder legislativo, especialmente a Câmara dos Deputados, é composto em grande parte por representantes pelos quais não nos sentimos representados, por causa do sistema eleitoral que não contribui para que tenhamos uma representação clara, legítima. Passados dois anos da eleição ninguém sabe mais em quem votou. Isso vem do sistema proporcional. A solução seria a adoção do voto distrital para a Câmara dos Deputados.” (ministro presidente do STF Joaquim Barbosa – O Globo Online – 20.05.2013 - http://oglobo.globo.com/pais/joaquim-barbosa-critica-congresso-diz-que-partidos-brasileiros-sao-de-mentirinha-8441158)
- Como há tempos já descobrir esta deformação, como muito orgulho, anulo meu voto!
- Interessante é que os nobres “mandatários da soberania popular” e outros estúpidos vivem bradando contra a judicialização da política como se o Poder Judiciário, em vez de ser provocado, por autorecreação se imiscuísse na política, entretanto, não se insurgem contra esta excrescência que são as Medidas Provisórias que nada mais é do que o Legislativo se subjugado ao Executivo que usurpa sua função de legislar, empurrando goela abaixo o que bem entende, na maioria das vezes aprovando-a utilizando meios, digamos, não republicano, pra não dizer outra coisa!


DOMINADO
A oposição já sabia que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), atropelaria na MP dos Portos. Sua leitura é que Renan sofre contestação na bancada do seu partido e tem uma imagem ruim na opinião pública. Nesse contexto, ele não teria condições de se contrapor ao Planalto, pois se segura na boa relação com o governo. (coluna Panorama Político – O Globo – 17.05.2013)
- “Imagem ruim na opinião pública” é ótimo. Prontuário seria mais apropriado!

AINDA SOBRE A PEC DOS PORTOS NA CASA DOS PORCOS
É o país da piada pronta. As “esquerdas tupiniquins”, na oposição, com discursos nacionalistas bradavam contra os “neoliberais” acusando-os de privatistas e entreguistas, enquanto os “neoliberais” acusavam as “esquerdas” de estatizantes e inimigos da iniciativa privada. Agora, na situação, “as esquerdas” matam e morrem pela privatização e os “neoliberais” matam e morrem pela estatização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário