sexta-feira, setembro 05, 2014





RELATÓRIO ANUAL DO ISP MOSTRA QUE ÍNDICES DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER SEGUEM ELEVADOS
RIO — Na última terça-feira, Rosana Silva Lopes Ribeiro ficou frente a frente com o assassino de sua filha Camila, de 17 anos, numa sala da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias. Ali, ela tentava entender por que seu ex-companheiro Jaime Pereira de Melo, a quem nunca denunciou pelas ameaças e agressões verbais que sofreu, resolveu atacar a adolescente a facadas. O crime aconteceu três dias antes. Rosana visitava a irmã quando a filha mais velha, Glaucy, de 19 anos, ligou para dizer que Jaime estava na casa da família e exigia sua presença. Rosana chegou a falar com o ex-companheiro por telefone e, minutos depois de começarem a discutir, ouviu um grito.
— A ligação caiu. Eu pensei que Jaime tinha agredido uma das meninas e saí correndo. Foi pior: ele tinha matado Camila. Fez isso para me machucar e disse que não se arrepende. Ela completaria 18 anos no domingo passado — contou Rosana.
A tragédia de Rosana faz parte de uma rotina de violência doméstica que resulta, diariamente, em centenas de registros de crimes como ameaça, agressão e estupro. Dados do Dossiê Mulher 2014, que será lançado, nesta sexta-feira, pelo Instituto de Segurança Pública, revelam que, em relação a 2012, houve, no ano passado, um aumento de 20,67% nos casos de assassinato. Foram mortas 356 mulheres no estado — 52 delas atacadas por ex-maridos.
Numa comparação de 2013 com 2012, os estupros caíram 2,44%. Mesmo assim, as estatísticas do crime são altas: foram 4.871 casos, o que dá uma média de 13 por dia, ou um a cada duas horas.
TODOS OS DIAS, CENTENAS DE CASOS
Levando em consideração uma série de crimes ocorridos no ano passado, com vítimas tanto na população masculina como feminina, o dossiê revela que as mulheres foram o principal alvo. No caso de estupro, elas representaram 82,8% das vítimas. Nos demais registros desse crime, os homens foram vítimas dos ataques (até 2009, para eles, esse crime era classificado como atentado violento ao pudor, mas depois também passou a ser considerado estupro). Ainda segundo o dossiê, entre as pessoas que sofreram ameaças em 2013, 65,9% eram mulheres.
No caso de lesão corporal dolosa, elas responderam por 63,6% dos registros. As mulheres também foram a maioria das vítimas nos casos de tentativa de estupro (90,3%), violação de domicílio (63,5%), supressão de documento (56,8%), calúnia, injúria ou difamação (72,3%) e constrangimento ilegal (59,6%). De acordo com o levantamento, grande parte dos ataques ocorreu no ambiente doméstico.
Nos oito anos transcorridos desde a aprovação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), criada para levar agressores de mulheres à cadeia, a quantidade de registros no Estado do Rio deu um salto. O Dossiê Mulher 2014 revela que houve, em 2013, 56.377 casos de agressão, ou seja, 154 por dia, número dez vezes maior que o computado em 2005 (15).
...
- Não poderia ser diferente no paraíso da impunidade onde, em alguns casos, muitos BOs são registrados e os agressores somente, e quando são, procurados após assassinarem as mulheres; onde o inacreditável Poder Judiciário, sob argumento de que o vagabundo de emprego e residência fixa não manda prender o agressor; onde as tais medidas protetivas são desrespeitadas impunemente e a republiqueta ainda não se deu conta de que para coibir seu descumprimento bastaria colocar no vagabundo covarde agressor uma tornozeleira e, claro monitorá-lo, 24 horas por dia; onde “iluminados” dos três podres Poderes acham que o inacreditável Poder Judiciário, que pouco ou nada prende, tem “a cultura do encarceramento” e a respeitabilíssima Suprema Corte entende ser “cruel e desumano” o cumprimento integral da pena aplicada, ainda que frouxíssima; onde o bizarro ondenamento jurídico não dá valor a vida contemplando os assassinos cruéis e covardes com peninhas frouxas e direito a progressão de pena!
- A propósito:

- A nobre delegada, diria até nobilíssima delegada, sem a menor cerimônia e se robustecer, acha que a resposta foi dada e de “devido em devido processo legal”, quer dizer, para Sua Senhoria não existem outros meios de provar a veracidade das acusações, tais como diligências no sentido de ouvir vizinhos e familiares da vítima, como fez a reportagem de outra TV em que os parentes diziam que as agressões eram constantes, ou, até mesmo em circunstâncias especiais, ouvir a criança acompanha de psicólogo, enquanto isso as mulheres vão tombando como caças nas mãos destes assassinos.
PROFESSOR É CONDENADO A 20 ANOS DE PRISÃO PELA MORTE DA MULHER EM SP
O professor de matemática Claudemir Nogueira, 49, que confessou ter matado a mulher em 2009, foi condenado nesta quinta-feira (21) a 20 anos de prisão –ele deixou o Tribunal do Júri já preso. Cabe recurso da decisão.
Mesmo após ter confessado à polícia e à Justiça o crime, ele recebeu pensão por morte do cônjuge do INSS.
Além disso, recebeu salário de professor da rede estadual de São Paulo após confissão a peritos do governo.
Apenas depois de a Folha revelar o caso, em março do ano passado, a pensão e o salário foram cortados.
Nogueira foi condenado pelo homicídio, com dois agravantes: meio utilizado (asfixia) e impossibilidade de defesa. Houve redução da pena devido à confissão do réu.
Segundo o promotor Tomás Busnardo Ramadan, o professor matou a mulher, Mônica el Khouri, então com 37 anos, enquanto ela dormia, em casa, por sentir que ela poderia largá-lo.
A investigação apontou também que o professor havia sacado praticamente todo o dinheiro que o casal possuía em conta bancária.
O juiz Fernando Oliveira Camargo determinou a prisão imediata de Nogueira.
O advogado de defesa do professor não foi localizado pela reportagem após a decisão.
- Responda rápido, que país sério do mundo, um canalha assassino pega 20 aninhos por assassinar covardemente a mulher, continua impune por cinco anos, trabalhando normalmente, como se não bastasse, usufruindo a pensão da mulher, somente é julgado depois de denúncia da imprensa e em, no máximo, cinco aninhos estará na rua pronto pra matar outra companheira?
- Enquanto isso...

- Observe que as testemunhas ficam ali passivamente, ninguém chama a polícia e os bombeiros por sua vez não procuram saber o que aconteceu, pegam a vítima como se pegassem uma coisa e se não fosse a família investigar o animal selvagem que deveria está numa jaula fortificada sairia impune!
- Agora, quando um vagabundo entra no seu estabelecimento e faz um arrastão a escória covardona é a primeira a correr pra se esconder!
- Não precisa dizer que seu nobre patrono entrou com um HC e, claro, o inacreditável Poder Judiciário irá conceder sob o fundamento de que é primário, possivelmente por não ter sido flagrado em outras agressões, tem residência e emprego fixo e... não oferece perigo à sociedade!

AMENIDADES
Uma instituição de caridade nunca tinha recebido doação do advogado mais rico da cidade, um judeu. O diretor da instituição decidiu ele mesmo ir falar com o advogado.
- Nossos registros mostram que o senhor ganha mais de R$ 6.000.000,00 por ano e mesmo assim nunca fez uma pequena doação para nossa caridade. O senhor gostaria de contribuir agora?
Jacó o advogado, respondeu:
-A sua pesquisa apurou que minha mãe está muito doente e que as contas médicas são muito superiores à renda anual da aposentadoria dela?
- Ah, não, murmurou o diretor.
- Ou que meu irmão mais novo é cego e desempregado?
Continuou o advogado.
O diretor nem se atreveu a abrir a boca.
- Ou que o marido da minha irmã morreu num acidente e a deixou sem um tostão e com cinco filhos menores para criar, sendo que um deles tem Down? Falou o advogado judeu, já com ar de indignação. O diretor se sentindo envergonhado balbuciou:
- Eu não tinha a menor ideia de tudo isso…
E continuou o advogado judeu:
- E a sua pesquisa, apurou que meu pai é diabético, cardiopata e que está na cadeira de rodas há mais de dez anos?
-Não senhor…
-E foi, por acaso, verificado que eu tenho dois sobrinhos surdo-mudos?
Silêncio do diretor.
- Além de tudo isso, vocês já sabem que meu irmão mais velho pediu falência e perdeu todos os seus bens?
- Não, absolutamente não, senhor! Respondeu o diretor totalmente
envergonhado com o papelão que fazia….
- Pois então, concluiu o advogado…
- SE EU NÃO DOU UM TOSTÃO PARA ELES, POR QUE EU DARIA PARA VOCÊS?

ESTADO ISLÂMICO EXECUTA 18 PESSOAS NA SÍRIA, A MAIORIA POR CRUCIFICAÇÃO
O Estado Islâmico (EI) matou nas últimas horas 18 pessoas em várias províncias sírias e crucificou a maioria após acusá-las de colaborar com o regime de Damasco, entre outros, informou neste sábado (23) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Dois homens foram assassinados e crucificados em um parque público na sexta-feira na cidade oriental de Deir ez Zor, por supostamente pertencer a uma milícia simpatizante do regime de Bashar al Assad.
Nessa província, o grupo radical matou também três homens, um na cidade de Al Naeem e dois na de Hatla, pelos mesmos motivos.
Um combatente rebelde e um dirigente da Frente de Al Nura (a filial da Al Qaeda na Síria) foram mortos na cidade de Al Hisan, no oeste de Deir ez Zor, por "razões morais".
Os corpos de ambos permanecerão crucificados em público durante três dias, assinalou o Observatório, que em seu comunicado incluiu imagens destes fatos.
O grupo jihadista matou, além disso, dois homens na cidade de Tal Abiad, na província de A Raqqah, por colocar artefatos explosivos nessa mesma cidade.
...
- Não se não, mas estes paranóicos, neuróticos, sádicos e psicopatas fazem o Bin Laden um monge beneditino!

INGRATO
Garotinho proclama, no horário gratuito, ter sido o melhor governador do Rio.
Deve apanhar em casa. A mulher também foi governadora. (coluna Nenhenhenhém – O Globo – 23.08.2014)
- Pensando bem, não sabemos qual o pior, se o do impagável Moreira Franco, o do Garotinho, o da Garotinha ou da Benedita da Silva ou os quatro juntos e misturados!

CVM PROCESSA EIKE POR EXCESSO DE OTIMISMO EM COMUNICADOS
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiu processar o empresário Eike Batista e sete executivos da petroleira OGX pela divulgação de boletins exageradamente otimistas e omissos sobre a real situação dos reservatórios da empresa, podendo "induzir o mercado a erro".
De acordo com a investigação, dois executivos –Paulo Mendonça e Marcelo Faber Torres, respectivamente ex-presidente e ex-diretor de relações com investidores– são suspeitos ainda de, com a divulgação dos comunicados ao mercado (os chamados fatos relevantes), terem manipulado preços e, na sequência, vendido ações.
Segundo o processo da CVM, ao qual a Folha teve acesso, o relatório da investigação foi encaminhado ao Ministério Público Federal por trazer indício de crime de manipulação de mercado.
...
- Na minha terra isto tem outro nome, mas enfim como estamos no pais em que crimes viram “erros”, compra de votos vira “captação ilegal de sufrágio”, caixa 2 de campanha virou “recursos não contabilizados” e mafioso virou “empresário do ramo de jogos de azar”, tudo é possível, até, como diria o saudoso Tim Maia, traficante ser viciado, puta se apaixonar e cafetão ter ciúme!

CASO PATRÍCIA AMIEIRO
O juiz Ricardo Coimbra Barcelos, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Rio, determinou que o estado indenize a família da engenheira Patrícia Amieiro que, aos 24 anos, em 2008, sumiu quando voltava para casa.
Segundo o advogado João Tancredo, foi comprovado que Patrícia foi morta pela polícia e que o carro dela foi jogado no Canal de Marapendi.
Segue...
O pai de Patrícia vai receber R$ 500 mil. Os dois irmãos, R$ 200 mil, e o avô, R$ 80 mil. Cabe recurso. (coluna Ancelmo Góis – O Globo 21.08.2014)
NÃO É SÓ HOSPITAL PÚBLICO
O Hospital Cemeru, particular, em Santa Cruz, na Zona Oeste carioca, terá que pagar indenização de R$ 50 mil a um casal que ficou mais de dez horas numa enfermaria e viu a filha nascer sem qualquer auxílio médico.
Somente 20 minutos depois do parto é que apareceu um médico e cortou o cordão umbilical. A decisão é da 24ª Câmara Cível do Rio. (coluna Ancelmo Góis – O Globo 23.08.2014)
ACIDENTE NO TREM
A 27ª Câmara Cível do Rio condenou a SuperVia a indenizar em R$ 11 mil um passageiro que foi atingido na cabeça por uma luminária que despencou de um trem.
O acidente ocorreu na estação de Inhoaíba, Zona Oeste. A vítima foi socorrida por um bombeiro e levada para o Hospital Pedro II. (coluna Ancelmo Góis – O Globo 25.08.2014)
- Conhecendo a celeridade do inacreditável Poder Judiciário e a quantidade de instâncias e recursos que o bizarro ordenamento jurídico aos criminosos e descumpridores de obrigações no país da Constituição “Cidadã”,  bota mais dez ou vinte anos nisso!


STJD DÁ SEU RECADO: NÃO VAI TOLERAR ATOS DE RACISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO
O Grêmio foi punido nesta quarta-feira pelos atos racistas de parte de sua torcida contra o goleiro Aranha, do Santos, em jogo na Arena. O clube foi excluído da Copa do Brasil, em decisão inédita, mas que ainda cabe recurso e, portanto, pode dar em nada. Como escrevi neste mesmo espaço sobre o assunto, semana passada, pedindo punição aos envolvidos e ao Grêmio, reafirmo que a pena precisava, de fato, ser aplicada.
...
- Ponto para o STJD, principalmente por ter punido o omisso e pusilânime árbitro que em vez de acatar os protestos do goleiro Aranha, o advertiu como se ele fosse o agressor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário